A sua empresa pratica o endomarketing?

Antes de responder à pergunta, vamos relembrar o que é o endomarketing.

Esse é o nome que damos à estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. Em outros casos, essa estratégia também pode ser chamada de Marketing Interno.

Independente do nome, o objetivo do endomarketing é o mesmo: aproximar a empresa dos colaboradores, manter a equipe motivada e, consequentemente, reter os talentos da companhia.

Segundo o blog Onze, algumas das ações promovidas pelo endomarketing são:

  • Conduzir pesquisas de clima e desatisfaçãopara entender as demandas e o perfil dos colaboradores (público-alvo);
  • Construir de uma cultura organizacional sólida e inspiradora;
  • Criar de ações de incentivo, reconhecimento e promoção da empresa para os funcionários;
  • Implementar estratégias e ferramentas de comunicação interna para facilitar o acesso à informação e aumentar a transparência na organização;
  • Promover as ações de treinamento e desenvolvimento junto à equipe de T&D;
  • Desenvolver campanhas internas para aumentar o engajamento, sensação de pertencimento e retenção de talentos;
  • Cuidar das estratégias de relacionamentocom os colaboradores.

Endomarketing - blogpost SULTS

Quais são os principais benefícios do endomarketing para a empresa?

Os 5 principais benefícios do endomarketing para a empresa estão diretamente relacionados à satisfação dos colaboradores. Veja:

1. Colaboradores motivados e satisfeitos

Uma empresa que se mantém disponível para o diálogo e para a aproximação com seus colaboradores consegue mantê-los motivados e satisfeitos.

2. Aumento da produtividade

Os mesmos colaboradores motivados e satisfeitos estarão engajados com o propósito da empresa e por isso trabalharão da melhor forma possível, aumentando a produtividade.

3. Manutenção de talentos na empresa

Ao perceber que está inserido em um ambiente de trabalho que preza pela qualidade e bem-estar dos colaboradores, poucos se mostram dispostos a deixar a empresa — não pensando apenas no salário, mas também na importância que a empresa dá para todos os seus funcionários.

4. Clima organizacional saudável

Todos os benefícios acima contribuirão para um ambiente de trabalho saudável, produtivo e em sintonia. As chances de melhorias nos processos e de desenvolvimento rápido são altíssimas.

5. Qualidade de trabalho e crescimento da empresa

Menos estresse e mais engajamento = crescimento saudável! Essa é a fórmula do sucesso para qualquer empresa. Colaboradores engajados geram trabalhos de alta qualidade e a empresa tende a crescer exponencialmente.

E aí, agora você consegue responder: a sua empresa pratica o endomarketing?

Se a resposta for “não”, está na hora de repensar. É necessário entender que um colaborador satisfeito traz inúmeros benefícios para a empresa. Afinal, a motivação e produtividade são otimizadas e isso transforma os resultados no fim do mês, sempre em uma escala crescente de desempenho da equipe e dos negócios.

Por hoje é só, mas continue a leitura >>> 5 dicas para manter equipes motivadas

Até logo!

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