5 Dicas para manter equipes motivadas

Um dos maiores desafios dos gestores nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, é manter as equipes motivadas.

Hoje o cenário do mercado de trabalho não é dos melhores: incertezas, fragilidades e a alta competitividade assolando a porta dos empreendedores.

Tudo isso pode ficar ainda mais complicado quando os seus colaboradores são afetados pelo desânimo e não performam de melhor maneira possível, diminuindo a qualidade dos serviços prestados.

Então, como manter as equipes motivadas?

Pois bem, vamos às dicas que vão te ajudar a promover a motivação no escritório. Veja:

1. Mantenha os colaboradores engajados com o objetivo da empresa

Quando o colaborador se sente parte do negócio e sente que o seu trabalho é valorizado na companhia, ele está também motivado a crescer junto à equipe.

Nesse sentido, ele compartilha dos mesmos valores, da mesma missão e da mesma visão do negócio, contribuindo para o seu sucesso profissional e para o sucesso da empresa.

2. Incentive a autonomia dos seus colaboradores

O colaborador autônomo tem confiança em seu trabalho (porque sabe que o executa da melhor forma possível) e consegue tomar decisões e fazer sugestões que correspondem às metas da empresa.

É importante ressaltar que a empresa deve investir em uma estrutura que prepare os colaboradores para serem realmente autônomos. Um exemplo de investimento são os treinamentos técnicos e gerenciais.

3. Invista no desenvolvimento profissional das equipes

É preciso manter as equipes atualizadas para que elas exerçam suas funções com excelência e de acordo com o que há de mais novos no mercado.

Como citamos no tópico dois, os treinamentos são muito importantes tanto para manter os colaboradores motivados, quanto para garantir a atualização dos processos empresariais.

4. Forneça feedbacks para as equipes

Ao entrar em uma empresa, o colaborador já espera ser cobrado por resultados. Mas não é só de cobrança que se vive! Os gestores devem fornecer feedbacks regularmente para que as equipes saibam onde podem melhorar.

Os elogios e as críticas construtivas serão um “gás” para que os colaboradores percebam que o seu trabalho é importante e que eles têm o apoio dos gestores.

5. Valorize o seu time!

Demonstre aos colaboradores como eles são importantes para a empresa.

Isso pode ser demonstrado por aumentos de salário, pela promoção de confraternizações, pelos mimos (presentinhos comemorativos) ou simplesmente por um momento de conversa descontraída.

E aí, qual dessas dicas você já coloca em prática na sua empresa?

Ficou bastante evidente que manter as equipes motivadas é uma das tarefas mais difíceis para os gestores, mas também mais vantajosas para o bom desempenho do negócio.

Por hoje é só, mas continue com a gente >>> Intraempreendedorismo: da teoria à prática

Até logo!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment