Pensar em Reskilling é fundamental, sobretudo no atual momento, um contexto ainda pandêmico que fez com que muitas pessoas tivessem que ressignificar seus empregos, mudar de área, pensar em novas formas de entregar seu produto ou serviço.
Nesse artigo, vamos falar sobre formas de aplicação do Reskilling e como ele pode estar associado ao Canvas, uma ótima ferramenta de Modelo de Negócio. Primeiramente, será necessário definir esses conceitos para que posteriormente seja possível verificarmos como eles podem funcionar de forma prática.
O que é Reskilling?
Em um primeiro artigo sobre essa temática, definimos de forma básica o conceito de Reskilling além de o diferenciarmos de Upskilling. Cabe aqui uma retomada do conceito. Reskilling é quando o colaborador, a partir da busca por novos conhecimentos, adquire outras habilidades que o capacita para a mudança de setor dentro da empresa.
Assim, esse servidor torna-se mais versátil, visto que consegue se encaixar em mais de uma área, entendendo mais processos de serviço e produção,e, consequentemente, conseguindo introduzir importantes habilidades para sua profissão, gerando mais economias para a empresa, boas resoluções de problemas e lucratividade.
O que é Canvas?
Consoante a definição dada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Canvas é “uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.”
Assim, essa ferramenta é capaz de gerar uma visão bastante ampla sobre os setores da empresa, analisando as relações que o empreendimento estabelece, o processo de vendas, as despesas e lucratividade, o público-alvo, a divulgação e os recursos.
Um ponto positivo desse sistema é sua simplicidade, que a partir de cores e post-its consegue funcionar como uma bússola direcionando onde devem estar os esforços principais do negócio, visando melhorias e evitando falhas.
Qual a relação entre o Reskilling e o Canvas?
Como o Canvas gera essa visão total do negócio, além de ser apresentado para todos os funcionários da empresa para que possam estar cientes de onde há a necessidade de inovação.
Com um colaborador que passa pelo Reskilling, pode haver a possibilidade de ele conseguir trazer uma nova visão sobre os processos, visto que ele terá conhecimento e habilidades suficientes para entender mais e, consequentemente, ser capaz de solucionar problemas, ter um pensamento crítico mais apurado e muito mais criatividade.
Assim, tendo um funcionário que está sempre buscando aprender mais, sobretudo visando esse contexto tecnológico no qual estamos inseridos, faz com que o Canvas seja melhor utilizado pela empresa, que conseguirá otimizar suas áreas e ainda permitirá que esse funcionário seja mais ativo e dinâmico no negócio, podendo contribuir com seu conhecimento adquirido.
Como posso fazer isso de forma prática?
Uma boa estratégia seria rotacionar esses colaboradores no processo de Reskilling, fazendo com que um pequeno grupo seja capaz de interagir tendo conhecimento e experiência suficientes para entender todas as etapas do negócio e podendo trabalhar visando melhorá-los, sendo multidisciplinares, o que facilitaria o trabalho de todos e geraria um melhor desempenho.
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Não deixe de acompanhar tudo que é postado no blog da SULTS, pois estamos sempre atentos com as novidades do mercado, para assim colocarmos você à frente da concorrência. Além disso, trazemos formas práticas de implementação de ferramentas e conceitos que são capazes de facilitar o desempenho do seu empreendimento.
Ter colaboradores proativos, que se colocam à disposição para pesquisarem de forma autônoma, buscando novas formas de executarem suas funções, adequando-se ao mercado e agregando tecnologia, sem se manterem estagnados no processo, é essencial para que sua empresa consiga atingir todos os propósitos buscados, e, com isso, beneficiar a todos os representantes do negócio.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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