O Canvas é uma excelente ferramenta que auxilia no processo de elaboração de um Modelo de Negócio. Anteriormente, falamos sobre o que era um modelo de negócio e qual sua importância. Aqui, vamos relembrar um pouco desse conceito, mas trataremos exclusivamente do Business Model Canvas.
Por que é importante entender sobre Modelo de Negócio?
Tendo um, sua empresa torna-se capaz de funcionar como um relógio, com todas as engrenagens girando ordenadamente, fazendo que o objetivo seja atingido. Ou seja, vocês estabelecem a forma como vão gerenciar a empresa, como se darão as equipes e suas responsabilidades.
Entendendo o que é um Modelo de Negócio
O Modelo de Negócio é uma ferramenta essencial no gerenciamento da empresa, capaz de guiar as decisões do negócio para que seja possível entregar um bom produto ou serviço e obter lucratividade, sendo possível também alterá-lo quando necessário.
Como criar um Modelo de Negócios?
Há uma série de ferramentas que auxiliam na criação de um modelo de negócio, no entanto, trataremos especificamente do Canvas, que é uma excelente forma, com uma série de benefícios.
O que é o Canvas?
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Canvas é “uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.”
Veremos que esse método pensa em diversos aspectos da sua empresa, considerando o que está oferecendo, qual seu público-alvo, como será feita a divulgação para garantir novos clientes, quais são as despesas do seu negócio e, diante tudo isso, como se darão os lucros.
Como o Canvas funciona?
Vamos entender cada um dos blocos do Canvas:
Parcerias-chave: A empresa precisa ter algumas parcerias e terceirizar alguns serviços.
Atividades-chave: Como sua empresa vai trabalhar para entregar o que propõe. Qual é a oferta principal de produto ou serviço do seu negócio.
Proposta de valor: Qual produto ou serviço você está oferecendo e qual o valor que isso terá para o cliente. O que você tem a oferecer que trará o diferencial para o seu negócio, fazendo com que você esteja à frente da concorrência.
Relacionamento com o consumidor: Como será a relação entre a empresa e o cliente. Há diferentes formas de se relacionar com os clientes e essa etapa é primordial para o sucesso do negócio.
Segmentos de clientes: Qual o público-alvo do seu negócio. Sabendo disso, é possível direcionar as equipes de captação e qualificação dos clientes, conseguindo aumentar as vendas, pois a empresa saberá exatamente o que seu público está buscando.
Recursos-chave: Do que sua empresa precisa para conseguir exercer as atividades. Pense em quais serviços, maquinários e materiais serão necessários para exercer as atividades e como seu empreendimento conseguirá verba para obter esses recursos.
Custos: Quais os custos que seu negócio terá para que seja possível realizar os objetivos. É importante entender todos os custos e buscar formas para reduzi-los.
Canais: Por quais meios o cliente terá acesso ao que seu negócio oferece. Por quais canais sua marca será divulgada e como seu cliente conseguirá seu produto ou serviço.
Fontes de Receitas: Como seu negócio gera receita. A diversos produtos ou serviços a serem oferecidos e diversas formas de cobrar por eles, podendo ser um pagamento mensal, semestral ou até anual.
Esses 9 segmentos, quando bem preenchidos e pensados, são capazes de gerar uma visão bem ampla de como está funcionando a sua empresa, permitindo entender como o negócio está se posicionando no mercado.
Posteriormente, falaremos sobre como aplicar o Canvas no seu negócio, quais são as vantagens e outras informações que serão extremamente importantes para complementar a aprendizagem a respeito do Canvas. Não deixe de acompanhar os próximos artigos.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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