Em algum momento, ao estar visitando um site de alguma loja, gostando de produtos e, ao se deparar com depoimentos positivos, isso instigou mais você a fechar a compra? Se você já passou por essa situação, você já foi alvo das estratégias de prova social! 

Sempre abaixo de produtos ou serviços que estão sendo prestados, é comum ter depoimentos, avaliações, vídeos de relatos e outros tipos de mensagens que trazem essa ideia de experiência com o produto

Com certeza, a experiência do cliente e como ele conta é um grande impacto impulsionador para outros prospects fecharem.  

A prova social, uma das estratégias que não faltam em sites inteligentes e assertivos, é a ferramenta que tem captado mais clientes e você precisa saber o porquê disso. 

Confira abaixo mais explicações sobre: 

  • Estrategicamente, o que é uma prova social?
  • Como funciona a aplicação da prova social? 
  • Por que a prova social é benéfica a sua empresa? 

Estrategicamente, o que é uma prova social?

A prova social é utilizada por muitas empresas como uma forma de potencializar e validar as estratégias de marketing, apresentando os benefícios e diferenciais da solução oferecida através da voz de quem já é um cliente satisfeito.

O marketing boca a boca, também, neste caso pode ser uma migração da prova social, a qual não é usada diretamente pela empresa, mas é o reflexo de um cliente satisfeito com o seu produto/serviço e, por isso, de forma oral indica para outra pessoa. 

A prova social, portanto, é a comprovação e validação do seu produto feita por outra pessoa/cliente, a qual carrega grande poder de persuasão para com outros interessados no seu negócio. 

Como funciona a aplicação da prova social?

Podemos caracterizar a prova social como uma estratégia que é carregada de argumentação, persuasão implícita e influência, já que são pilares fundamentais para o momento decisivo de compra do cliente. 

Isso acontece devido a 3 características da prova social: 

  • Ela demonstra escalabilidade da empresa, isto é, o número de clientes satisfeitos
  • Tem grande grau de atração de novos clientes devido a grande taxa de identificação e similaridade
  • Se torna um acúmulo de motivos e razões decisivas no momento da compra do cliente. 

Por que a prova social é benéfica para sua empresa?

É inegável que indicações verdadeiras compartilhadas contagiam rapidamente quem está por perto e que tem a necessidade do produto como solução. 

Essa divulgação do produto também ocorre por meio de influencers – profissionais que trabalham digitalmente e tem como um dos serviços prestados a publicidade, a qual, também, pela admiração de quem segue, incentiva de forma positiva. 

Por outro lado, além da influência, citamos uma lista de vantagens que essa estratégia de captação de cliente carrega. Confira: 

1. É possível criar uma autoridade fortificada

Ter pessoas que validaram positivamente o seu produto/serviço é uma forma de aumentar a credibilidade e o valor que a sua marca carrega

Isso tem o poder de reforçar, no seu futuro cliente, o quão seus serviços ou produtos são completamente confiáveis, o que, automaticamente, também fortalece o posicionamento do seu negócio

2. Demonstra que sua empresa é transparente

Incluir provas sociais verdadeiras em canais de informação e divulgação significa aos seus possíveis clientes que o seu negócio está aberto para feedbacks de experiência

Assim, a segurança e a maturidade são características da sua empresa enxergadas pelo seu cliente. 

3. Aumenta a taxa de conversões

Hoje em dia, é muito comum que haja armadilhas na internet, no entanto, quando o seu material de prova social é rico e inteligente, os leads percebem isso e se dão a chance de se tornar os novos clientes. 

Mas, talvez, tenha ficado a dúvida para você: Quais são os tipos de provas sociais e como elas podem ser aplicadas no seu negócio?  Clique aqui para continuar a leitura sobre o assunto agora mesmo!

O que é prova social - SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Expansão e CRMExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.