Você já teve a impressão de que era interessante dar continuidade à compra do seu cliente enquanto ele usufrui do produto para aumentar o grau de experiência dele? Se sim, chegou o momento de conhecer a estratégia Ongoing!

Intensificar e cada vez mais aprimorar as “primeiras impressões” e experiência do cliente com a sua empresa sempre é uma boa ideia para criar um ciclo contínuo de compra e venda

No entanto, ainda faltavam estratégias comprovadas e testadas sobre como dar essa continuidade de maneira assertiva e não invasora ao processo de utilização de tal produto. 

Com essa carência, o Ongoing veio para promover essa mudança e resolver esse desafio.

Esse recurso, além de gerar mais valor enquanto o cliente usa o produto, também minimiza os índices de churn (taxas de cancelamento) que, às vezes, é repentino na empresa. 

Se você quer saber mais sobre esse método, acompanhe esses 3 tópicos que serão abordados e explicados: 

  • Quais são os objetivos do Ongoing? 
  • Por que é importante aplicar a estratégia de ongoing no ambiente empresarial? 
  • Checklist: fazendo o ongoing em 6 passos na sua empresa.

Quais são os objetivos do Ongoing? 

É importante olhar para essa estratégia como um formato de cadeia que vai resultando em cada vez mais benefícios e degraus a serem subidos, conforme cada objetivo. 

Dessa forma, ela tem como pilar 4 finalidades para garantir o sucesso dentro do seu negócio. Confira: 

1. Acompanhamento

É de suma importância acompanhar e estar perto desde quando o cliente fecha um contrato ou uma compra com a sua empresa. 

Essa ação vai demonstrar a importância e a atenção que você dá para ele, convencendo-o de que ele não é só mais um número e um cliente a mais, e sim uma pessoa que é muito importante para a empresa. 

2. Engajamento

Com a demonstração do acompanhamento e do monitoramento desse cliente, ele conseguirá estar mais perto da sua empresa a partir de contatos frequentes. 

Isso vai torná-lo mais ativo e participante de todas as atividades da empresa. 

3. Expansão 

Com o seu cliente mais firme e ativo no processo de venda, chegou o momento de ofertas irresistíveis e que acrescente valor e maiores experiências a eles. 

Esses produtos ofertados, portanto, podem ser o cross-sell e up-sell

4. Fidelização 

Com todo esse caminho e contato persistente com esse cliente, a fidelização é questão de tempo e garantia. 

Um cliente que é bem recebido por uma empresa reconhece a importância e o valor dela e busca permanecer e crescer junto com ela. 

Por que é importante aplicar a estratégia de ongoing no ambiente empresarial? 

Os objetivos já explicados, de certa forma, já se consideram como benefícios e motivos pela aplicação dessa estratégia tão rica e produtiva no âmbito de trabalho. 

Mas, pensando de forma generalizada, a importância dessa aplicação está no trabalho assertivo com esses clientes sem perdê-los em nenhum processo

Além disso, a possibilidade de mantê-lo ativo em compras no processo de venda é um dos desafios que podem ser facilmente sanados com essa estratégia. 

Por fim, ciclos curtos de venda ou apenas um contato do cliente com a empresa não será mais uma realidade, e sim a possibilidade de mais ampliações de relacionamento e venda com ele. 

Checklist: fazendo o ongoing em 6 passos na sua empresa

Sabendo de suas vantagens, não há nada mais importante, agora, do que aprender a fazer esse sucesso ocorrer na prática com 6 passos a se trilhar. Veja: 

  1. Separe, organize e treine uma equipe (conheça a Universidade Corporativa do SULTS!);
  2. Conheça o seu cliente; 
  3. Estipule uma definição do que é sucesso e valor para o seu cliente
  4. Defina quais modelos de atendimento serão adotados; 
  5. Trilhe e cumpra metas pré-estabelecidas
  6. Mantenha seu Ongoing sempre ativo

Gostou deste tema? Indicamos a leitura de mais alguns artigos:

Fidelização de clientes: por que investir + 5 dicas valiosas

Estratégias de venda: Up-sell, Down-Sell e Cross-sell

Estratégia ongoing

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Expansão e CRMExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.