Toda rede de franquia precisa de ferramentas digitais para aprimorar os processos realizados e garantir a qualidade dos produtos e serviços. Nas redes de material de construção, isso não poderia ser diferente.

Hoje, não importa o segmento de atuação e muito menos o tamanho da empresa: a grande maioria delas apostam nos sistemas de gestão para automatizar processos que antes eram manuais e tomavam muito tempo dos times.

A automação de processos ganhou tamanha credibilidade, pois tem mostrado resultados concretos de que ela realmente faz a diferença na rotina empresarial.

Dessa forma, criamos este artigo para abordar o tema, tratando conceito, benefícios, tendências e mostrando como a tecnologia realmente contribui para a eficiência operacional. Boa leitura!

Material de construção - casal escolhendo piso em loja de material de construção.

O que é automação de processos?

A automação de processos é a transformação de atividades manuais em atividades realizadas de maneira automática, contando com a ajuda de recursos tecnológicos de ponta.

Dentro de uma empresa, é importante estimular a automação processual não só porque ela faz parte da transformação digital, mas também porque tornar tarefas automáticas agrega diversos benefícios. Veja:

Escalabilidade

A automação de processos ajuda a organização a obter escalabilidade, isso quer dizer que é possível crescer sem a necessidade de aumentar gastos.

Após investir em uma solução de automação uma vez, basta replicar os processos e promover a escalabilidade da empresa.

Maior competitividade

Quanto mais processos for possível executar em menos tempo, mais competitiva a organização se torna no mercado.

A automação de processos pode contribuir, por exemplo, para entrega de produtos aos clientes em prazos menores, para solução chamados de maneira mais rápida, para aplicação de checklists, para atribuiçao de tarefas, entre outras possibilidades. 

Diminuição de custos

Reduzir custos também é uma maneira de aumentar os lucros – e a automação de processos contribui para isso.

Além de diminuir o tempo total de execução de alguma tarefa, a automação de processos também contribui para reduzir a necessidade de envolver vários profissionais para exercerem uma mesma ação.

Dessa forma, as equipes podem dar andamento a outras atividades do fluxo de trabalho que contribuam para a conclusão do projeto.

Reduz as chances de falhas

Outro motivo pelo qual a automação de processos vale a pena diz respeito à redução das falhas humanas e dos erros durante a execução dos processos.

Ao automatizar esse processo, quem vai realizar essa tarefa é uma máquina. Ainda que possa, eventualmente, acontecer algum erro, as chances são bem menores comparadas com a atuação de um humano.

Padronização de processos

A automação também contribui para padronizar os processos organizacionais.

A partir do momento em que as ações cotidianas passam a ser realizadas com a ajuda de softwares tecnológicos, conseguimos evitar que cada colaborador realize determinada tarefa com diferentes parâmetros.

Com isso, também é possível estabelecer um padrão de qualidade aos processos e mantê-lo com mais eficiência.

Produtividade em alta

Diante de uma eficiência operacional otimizada a partir da automação, o time ganha em produtividade. Afinal, o tempo que estaria sendo empregado para determinada tarefa pode ser direcionado para outra.

Com isso, os colaboradores também se sentirão mais satisfeitos, especialmente se eliminarem da rotina atividades repetitivas que impactam no resultado.

Otimização do tempo

Uma das maiores vantagens que percebemos ao automatizar processos é a otimização do tempo para realização das tarefas.

Por exemplo, um relatório implantação de novas unidades, ao invés de ser feito manualmente e exigir a atenção de um profissional exclusivo, pode ser elaborado facilmente com o software adequado.

Como a automação pode contribuir para as franquias de material de construção?

A automação de processos em franquias de materiais de construção pode ser um potente diferenciador e uma ferramenta importante para o crescimento organizado e baseado em dados de toda a rede.

Além de economizar tempo em muitas tarefas, as equipes podem contam com recursos que otimizam as atividades, como gerenciamento de pontos de venda, controle de estoque, capacitação de colaboradores e franqueados, confecção de artes padronizadas, envio de chamados e muito mais.

No geral, a automação comercial permite que todas as operações que não necessitam da interação humana sejam feitas automaticamente e, com o sistema de gestão, elas ficam centralizadas de maneira segura.

Esse sistema é essencial para que franqueador e franqueado consigam se comunicar de forma transparente e efetiva. Dessa forma, toda a rede de materiais de construção ganha escala e pode facilmente se consolidar no mercado como referência do setor.

Material de construção - empresário sorrindo falando ao telefone e usando laptop.

5 vantagens de um software para automatizar processos de lojas de material de construção

Até aqui, vimos que a automação processual é possível a partir do uso de um sistema de gestão que ofereça as ferramentas necessárias ao trabalho da rotina empresarial de uma rede de lojas de material de construção.

Nesse sentido, conheça agora 5 vantagens desse tipo de sistema aplicado neste setor:

1. Competitividade

Antes dos sistemas especializados e capazes de oferecer automação efetiva, as empresas ficavam à mercê de uma gestão marcada por atrasos e problemas na coleta, interpretação e uso de dados.

Agora, já não é mais necessário ficar repetindo os mesmos erros. É possível realizar as rotinas e decisões a partir das informações do sistema, independentemente do tamanho do negócio.

2. Segurança e agilidade

Os gestores à frente da rede de franquias de material de construção podem cadastrar cada profissional dentro do sistema e habilitar o acesso deles a determinados recursos de acordo com suas funções. Isso, sem dúvidas, garante a segurança de dados da marca.

Além disso, cada módulo usado gera dashboards que podem ser utilizados para análise da situação na qual o negócio se encontra. Com eles, a tomada de decisão se torna mais assertiva e ágil.

3. Integração das operações

Um software de gestão em um setor como o de casa e construção também é uma ótima pedida para promover a integração das diferentes operações realizadas no ambiente de trabalho.

Sabemos que cada equipe tem um foco e utiliza recursos diferentes. Então esse sistema é responsável não só por centralizar esses recursos, como também garantir a troca de informações entre os colaboradores de maneira transparente.

4. Operações monitoradas

Além do indiscutível ganho de tempo, o sistema oferece informações precisas e seguras para a tomada de decisão.

O monitoramento das operações por meio dos dashboards gerados pelo sistema pode indicar, inclusive, pontos de atenção e falhas que até então não tinham sido identificadas.

5. Organização do workflow

Como vimos, esses sistemas ajudam a coordenar simultaneamente e de maneira organizada e mais eficiente os diferentes setores, permitindo uma gestão compartilhada.

O uso de sistemas modernos permite a melhor organização do workflow realizado diariamente na empresa, acompanhando de perto o que cada equie tem realizado e em quanto tempo.

Tendências atuais para o mercado de material de construção

Depois de conferir um panorama geral sobre a automação de processos no setor de materiais de construção, vamos às tendências:

Tecnologia ainda mais presente 

A cada ano que passa a tecnologia continua sendo sempre a principal tendência do varejo, e não é diferente para as redes de materiais de construção. 

Dessa maneira, modelos como omnichannel tendem a se tornar cada vez mais presentes. Esse é um sistema de negócios que reconhece o valor das lojas online e físicas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Boxmais de 60% dos clientes já consome de forma híbrida, enquanto 16% dizem ter começado a se aventurar nas compras online no ano de 2020. 

Além disso, o uso da tecnologia tanto no atendimento ao cliente, quanto na gestão da rede é uma estratégia que pode gerar resultados ainda melhores

Foco na experiência

Tendo em vista que o consumidor 5.0 também prezam por empresas que se preocupam com a sua experiência, sendo ela muito relevante na hora da decisão de compra. 

Por isso, garantir que o cliente seja bem recebido do início até o pós-venda é essencial, a fim de que ele realmente atinja sucesso e seja um divulgador espontâneo da marca.

Presença no e-commerce  

Só no primeiro semestre de 2021 no Brasil, o modelo de e-commerce chegou a mais de 53 bilhões de vendas, segundo a mostra da Ebit | Nielsen

Por essa razão, uma das tendências para o setor dos materiais de construção é justamente o investimento no e-commerce, criando um espaço online no qual as pessoas se sintam seguras ao comprar.

Sustentabilidade

A sustentabilidade no ano de 2022 passou a ser um dos principais critérios de compra do consumidor pós-pandemia. 

Apostar em sustentabilidade irá ajudar a conquistar e fidelizar, além de melhorar a experiência do consumidor, que está cada vez mais preocupado com os impactos sociais e comunitários.

E aí, o que você achou deste artigo?

Sem dúvidas a automação de processos deve fazer parte do dia a dia das redes de franquias de material de construção, pois ela otimiza de forma significativa todo o fluxo de trabalho realizado.

Aliada a tecnologia, muitos são os benefícios da automação. Por essa razão, sempre reforçamos a importância de promovê-la por meio dos sistemas de gestão, como o SULTS.

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