A metodologia mobile learning, ou m-learning, surge em um momento no qual o surgimento de novas tecnologias e o acesso à informação requer novas maneiras de transmitir o conhecimento, principalmente no contexto empresarial.

Os dispositivos móveis, como celulares e tablets, fazem parte da grande maioria da população. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam que o país tem mais de 200 milhões de smartphones em uso.

Com isso, sem dúvidas se fez necessário pensar em estratégias de ensino e aprendizagem que pudessem ser manuseadas e acessíveis pelos aparelhos eletrônicos.

Hoje, empresas que se preocupam em promover a capacitação de seus colaboradores utilizam universidades corporativas responsivas, ou seja, que podem ser acessadas pelo celular a qualquer hora e em qualquer lugar.

Pensando nisso, produzimos este artigo para entender um pouco mais sobre o que é o mobile learning e sobre as características que fazem desta uma metodologia tão rica aos treinamentos corporativos. Continue a leitura!

Metologia mobile learning - mãos no celular

O que é mobile learning?

Mobile learning é uma metodologia de ensino que ocorre por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, e que facilita a promoção de treinamentos e capacitações de variados tipos.

Também conhecido como m-learning, esse conceito é responsável tanto pelas formações feitas totalmente pelos smartphones, quanto pelas que ocorrem como complemento a atividades que ocorrem presencialmente.

Principais características:

  • Multifuncionalidade;
  • Conectividade;
  • Personalização;
  • Flexibilidade;
  • Acessibilidade

Esse tipo de aprendizagem tem facilitado o projeto de educação corporativa de empresas no Brasil e no mundo.

Isso porque facilita tanto a transmissão de conhecimento proposta pela gestão, quanto o acesso dos colaboradores ao conteúdo, sem falar nas maneiras de interagir em fóruns e chats dentro dos aplicativos.

A origem do m-learning

Este conceito começa a tomar forma na década de 1970, quando Alan Kay, um especialista em informática, escreve um equipamento que serviria como livro portátil para facilitar a aprendizagem de crianças.

Embora o projeto do especialista não tenha se concretizado na época, ele serviu para disseminar a ideia de um ensino mais flexível, ágil e otimizado.

A partir da expansão da educação a distância, o conceito de mobile learning surgiu, por volta dos anos 2000. Desde então, foram inúmeras as tecnologias e soluções criadas para aprimorar o ensino em suas diferentes abordagens e fins.

Os smartphones, por exemplo, hoje permitem que profissionais ao redor do mundo consigam acessar cursos e treinamentos a qualquer hora e em qualquer lugar.

Aspectos tecnológicos fundamentais do mobile learning

O m-learning apresenta algumas características que precisam ser consideradas tanto na produção de conteúdo, quanto na implementação da metodologia na empresa. Veja:

Interface responsiva

No mobile learning, ter uma interface responsiva é muito importante, ou seja, ela precisa se adaptar ao tamanho da tela que está sendo usada, seja de um celular, tablet ou notebook. Isso para que o colaborador-aluno consiga navegar de maneira fácil e para que sua experiência seja positiva.

Sistema ágil

O sistema em que os conteúdos serão disponibilizados precisa ser ágil para que os alunos se engajem. É preciso pensar também no formato e no tamanho dos conteúdos para que consigam ser abertos pelo celular.

Conteúdo Interativo

Como no mobile learning os principais dispositivos usados são tablet e celular, é muito importante que o conteúdo seja interativo. Utilizar vídeos, textos escritos e em PDF e mapas mentais, por exemplo, é uma boa ideia. 

Conheça: diferenças entre e-learning, b-learning, m-learning

Embora os conceitos sejam bastante parecidos, existem pequenas diferenças entre eles. Confira:

  • E-learning: modalidade de educação a distância caracterizada pela comunicação apenas entre a pessoa (aluno) e a máquina (conteúdo). Nesse caso, não há interação com professores. 
  • B-learning: vem do inglês blended learning, e pode ser entendido como uma variação do e-learning. A diferença é que o b-learning mistura encontros presenciais com as sessões a distância.
  • M-leaning: Como você já sabe, trata-se do uso de dispositivos móveis para a aprendizagem. Ele também é caracterizado como aprendizado móvel, ou aprendizagem móvel, e faz uso principalmente de smartphones e tablets. 
Mobile learning - homem com fones de ouvido olhando para smartphone em mãos, sorrindo.

5 benefícios da metodologia mobile learning para a educação corporativa

Até agora você deve ter percebido que a metodologia mobile learning tem sido bastante promissora, inclusive no contexto empresarial, porque agrega vários benefícios. Então, vamos conhecer alguns deles:

1. Engajamento dos colaboradores

Com o mobile learning, o engajamento e a motivação dos colaboradores que estão em treinamento tende a aumentar. 

Isso porque eles poderão escolher qual a melhor forma de aprender e quando se dedicarão à capacitação, tendo a flexibilidade necessária para conciliar o trabalho aos estudos.

2. Diversidade de conteúdos

Aplicando a metodologia, será possível que os gestores à frente das propostas de educação corporativa explorem diversos tipos de conteúdos, como: vídeos, textos, mapas mentais, gráficos etc.

Além disso, existem plataformas e-learning que também permitem a estruturação de trilhas do conhecimento e a criação/aplicação de provas no formato online. A Universidade Corporativa do SULTS é um exemplo disso e vale a pena conferir!

3. Personalização do ensino

Um dos grandes benefícios do mobile learning é a personalização do ensino. E é uma via de mão dupla: tanto os profissionais responsáveis pelo treinamento podem personalizar os materiais que preferirem, quanto os colaboradores em capacitação podem escolher quando e onde farão as atividades (respeitando os prazos estipulados, claro). 

4. Maior eficiência na aprendizagem

Investir no aperfeiçoamento das equipes de trabalho é sempre necessário para melhorar o desempenho de toda a organização.

Com o mobile learning e todos os seus benefícios que já vimos, sem dúvidas a aprendizagem será muito mais rápida e eficiente.

5. Maior alcance

Se antes o contato era estritamente físico, agora ele também é virtual, extrapolando as barreiras da distância e das necessidades de gastos com transportes e deslocamento de pessoal.

Sendo assim, é muito mais prático oferecer o mesmo treinamento para colaboradores de várias unidades de uma rede de franquias, por exemplo.

Passos iniciais para implementar o mobile learning na empresa

O primeiro passo para implementar o e-learning no ambiente corporativo é analisar quais são as necessidades de aprendizagem e aperfeiçoamento dos colaboradores.

Quais práticas precisam ser aprimoradas? Que tipo de treinamento poderia ser disponibilizado para suprir essa demanda? Perguntas como essas ajudam na investigação.

Depois disso, é necessário avaliar a aplicação do mobile learning. Isso quer dizer que deve ser realizada uma pesquisa para saber se os colaboradores teriam acesso a dispositivos móveis para a realização dos treinamentos.

Após isso, outra etapa importante é fazer uma análise de mercado e identificar quais são as plataformas de universidades corporativas disponíveis.

Necessariamente a plataforma escolhida precisa ser responsiva (acessível tanto pela web quanto pelo aplicativo mobile) e, claro, precisa disponibilizar todos os recursos para promoção de cursos, treinamentos e formações completas a vários colaboradores de forma simultânea.

A Universidade Corporativa do SULTS tem tudo isso e muitas outras ferramentas que têm auxiliado no projeto de educação corporativa de várias empresas ao redor do país.

E aí, gostou deste artigo? A metodologia mobile learning tomou conta de todos os cenários de aprendizagem, especialmente o empresarial.

Sem dúvidas elas propõe a capacitação dos profissionais de forma muito mais dinâmica, interativa e acessível.