Após um período grande de isolamento social, devido à pandemia do covid-19, muitas franquias de entretenimento e lazer tiveram que repensar suas práticas. Por ser um setor que dependia essencialmente da interação, não houve outra opção a não ser inovar.

Uma das maneiras encontradas para manter relevância no mercado, foi o uso das redes sociais, sendo necessário um marketing extramente bem feito.

Mas, após esse período de instabilidade, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor destacou-se por um crescimento significativo de 17,3%. Sendo ele, um dos segmentos em maior expansão durante o último trimestre de 2022.

Neste artigo, vamos apresentar algumas estratégias de marketing para franquias de lazer que aumentam a visibilidade, o engajamento e as vendas de sua rede. Confira!

Como conhecer o perfil do consumidor para o direcionamento das estratégias de marketing

A primeira estratégia é conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, as pessoas com interesse nos seus produtos ou serviços.

Para isso, é necessária uma pesquisa de mercado e a partir dela criar personas, que são representações fictícias dos seus clientes ideais.

Ao conhecer o seu público-alvo, fica possível planejar ações de marketing mais assertivas e personalizadas. Que atendam às suas necessidades, preferências e expectativas.

Além disso, será possível segmentar melhor as suas campanhas e otimizar os seus investimentos.

Após isso, defina os seus objetivos e metas de marketing, ou seja, o que almejam alcançar com as suas ações.

Por exemplo, pode ser o aumento do número de visitantes, do ticket médio, da fidelização, da satisfação ou da recomendação dos seus clientes.

Para isso, pode-se estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) que sejam capazes de medir os resultados das estratégias.

Algumas perguntas devem ser feitas, como:

  • Quem são as pessoas que frequentam ou podem frequentar a sua franquia de lazer?
  • Qual é a faixa etária, o gênero, a renda, os hábitos e as preferências delas?
  • Quais são as suas necessidades, desejos e expectativas em relação ao seu serviço?

Assim, direcionamento das estratégias de marketing irá para o público certo, com a linguagem adequada e os canais mais eficientes.

Algumas formas de obter essas informações são:

  • Pesquisar o perfil dos seus clientes atuais, por meio de cadastros, formulários, enquetes ou entrevistas;
  • Analisar os dados das suas redes sociais, site e plataformas de venda online, como: Google analytics, Facebook insights e Instagram insights;
  • Observar os seus concorrentes e identificar os pontos fortes e fracos deles;
  • Estudar o mercado e as tendências do setor de lazer.
Estratégias de marketing

O poder da excelência no marketing de indicação

O marketing de indicação é uma das formas mais eficazes de atrair novos clientes para a sua rede. Ele consiste em incentivar os seus clientes satisfeitos a indicarem marca para outras pessoas, gerando uma série de recomendações positivas.

Para implementar o marketing de indicação, uma estratégia é criar um programa de recompensas que ofereça benefícios tanto para quem indica quanto para quem é indicado.

O marketing de indicação se trata de uma estratégia poderosa para atrair e fidelizar clientes, e a Disney é um excelente exemplo de como aplicar essa abordagem de forma eficaz.

Por exemplo, vemos o esforço da marca de criar experiências que não apenas atendam às expectativas dos clientes, mas as superem.

Assim como mencionado na coluna Relacionamento antes do Marketing da revista Exame, no livro “O Jeito Disney de Encantar os Clientes”, a Disney busca constantemente superar as expectativas dos clientes.

Eles se dedicam a prestar atenção aos detalhes e proporcionar momentos “UAU”, que fazem os clientes se perguntarem “como eles conseguiram fazer isso?”.

E, esse foco em superar as expectativas é uma parte fundamental da estratégia de marketing de indicação.

A Disney entende que o “Fator UÉ?” pode minar a confiança dos clientes. Eles se esforçam para não apenas cumprir as promessas, mas também superá-las.

O exemplo da Disney ilustra como o marketing de indicação pode ser aplicado com sucesso. Ao criar experiências excepcionais que superam as expectativas dos clientes, ela transforma esses clientes em promotores fervorosos da marca.

Estratégias de marketing

O impacto das parcerias estratégicas

Por fim, mas não menos importante, invista na experiência do cliente em todas as etapas da jornada de compra.

Isso significa oferecer um atendimento de qualidade, um ambiente agradável e seguro. Além de um produto ou serviço que supere as expectativas e um pós-venda eficiente.

Outra forma de ampliar o alcance é fazer parcerias estratégicas com outras marcas que tenham sinergia com o seu negócio.

Uma das mais famosas que podemos citar é a colaboração entre a Disney e a Marvel Entertainment, anunciada em agosto de 2009, que trouxe inúmeros benefícios para ambas as marcas.

Os fãs da Marvel foram atraídos para os produtos e parques da Disney, enquanto os fãs da Disney também se tornaram mais envolvidos com as produções da Marvel.

Isso resultou em um aumento significativo na visibilidade e no alcance das duas marcas.

Mas, suponhamos que se trate de uma franquia de jogos eletrônicos, uma parceria interessante poderia ser feita com lojas de informática, escolas de idiomas ou lanchonetes.

O objetivo é criar ações conjuntas que beneficiem ambas as partes e ofereçam vantagens para os seus respectivos públicos. Por exemplo, realização de sorteios, promoções cruzadas ou eventos especiais que envolvam as duas marcas.

Isso resulta em maior confiança, redução de custos de aquisição e aumento da fidelização. Ao adotar uma abordagem focada em detalhes e em exceder as expectativas, as redes são capazes de construir um relacionamento sólido com os clientes.

Estratégias de marketing

Gestão e o marketing de conteúdo

O marketing digital é uma estratégia abrangente que engloba diversas ações e canais, visando atrair, envolver e converter clientes por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante.

Diferentemente do marketing tradicional, que se baseia em propagandas, buscando estabelecer uma comunicação autêntica com o público-alvo.

Para ter sucesso no marketing digital, é importante definir os seus objetivos, escolher as melhores estratégias e ferramentas para alcançá-los, criar um cronograma de execução e monitorar os indicadores de desempenho.

O que é marketing de conteúdo?

Dentro do marketing digital, uma das estratégias mais eficazes é o marketing de conteúdo. Essa abordagem consiste em criar e compartilhar conteúdo relevante.

Deve ser valioso e atrativo para o público-alvo, visando engajá-lo, educá-lo e, eventualmente, convertê-lo em clientes fiéis.

O marketing de conteúdo vai além da venda de produtos ou serviços, ele busca estabelecer uma relação de confiança e autoridade com o público.

Em redes de entretenimento e lazer é imprescindível estar atento à gestão de marketing, para conseguir colocar em práticas essas estratégias. Pois, por meio delas há a manutenção da padronização da imagem da marca.

Aqui estão alguns exemplos de ferramentas que podem ser úteis para a gestão de conteúdo em franquias de entretenimento e lazer:

  • Ferramentas de Agendamento e Publicação:
    • Hootsuite: Ajuda a agendar e publicar conteúdo em várias redes sociais, além de oferecer recursos de monitoramento e análise.
    • Buffer: Permite agendar postagens em redes sociais e oferece insights sobre o desempenho do conteúdo.
  • Ferramentas de design gráfico e edição de imagem:
    • Canva: uma ferramenta online para criar designs gráficos, imagens de redes sociais e outros elementos visuais.
    • Adobe Creative Cloud: conjunto de aplicativos de design, como Photoshop e Illustrator, para criar designs personalizados e atraentes.
  • Ferramentas de análise e monitoramento:
    • Google Analytics: fornece insights detalhados sobre o tráfego do site, comportamento do usuário e eficácia das campanhas.
    • Sprout Social: oferece análises avançadas de redes sociais, monitoramento de marca e relatórios de desempenho.

Software de gestão

A adoção de um software de gestão tem sido uma estratégia de franquias que necessitam de mais automação.

Integrando diversos módulos, inclusive um essencialmente feito para atender demandas do marketing, o SULTS é considerado a solução completa.

O módulo de marketing é uma solução que abrange todas as etapas do processo de marketing. Veja abaixo!

  1. Criação de seções, categorias e coleções: a plataforma oferece uma estrutura organizada para o conteúdo. Permitindo a parametrização de seções, categorias específicas e coleções exclusivas. Isso simplifica a navegação e facilita a busca por artes específicas.
  2. Personalização de textos com fontes e cores: por meio da plataforma é possível personalizar os campos de texto nas artes. Os franqueados podem fazer upload das cores e das fontes utilizadas
  3. Conversão fácil de formatos: a possibilidade de conversão de formatos é um ponto importante da plataforma. Ela permite que as artes editáveis sejam convertidas de maneira simples para impressão ou formato digital.

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