Com certeza você já se deparou com muitos e-books, podcasts, posts em redes sociais, vídeos e outros tipos de materiais das marcas que você gosta. Assim, mesmo sem perceber, você estava experimentando a estratégia de conteúdo dessas empresas!
Um planejamento assertivo de materiais relevantes pode ser o responsável por engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e leads por meio da criação e da divulgação de conteúdo de valor.
Como sabemos que esse tipo de estratégia é essencial para toda empresa de sucesso, separamos 3 marcas que mandam muito bem na criação de conteúdo de valor e se destacam no mercado. Os exemplos escolhidos são populares e atendem a diferentes setores – alimentação, saúde e tecnologia, pois proporcionar conteúdo de qualidade é benéfico em qualquer contexto.
Boa leitura!
Confira agora a estratégia de conteúdo de empresas de sucesso
![Receitas-Nestle-estrategia-de-conteudo-min - Blog SULTS Receitas Nestlé - estratégia de conteúdo. Imagem de um Tiramisú.](/wp-content/uploads/2023/01/Receitas-Nestle-estrategia-de-conteudo-min.jpg)
1. Nestlé
A Nestlé, por mais que seja uma empresa alimentícia muito desejada e presente na mesa de todos os brasileiros, não focaliza em seu site e outros canais de comunicação apenas o seu produto.
Para ela, já ficou claro que vender o seu produto em seu site como apenas uma vitrine não é o suficiente, mas é igualmente importante (ou até mais) oferecer ao seu público informação, conteúdo valioso e dados práticos.
No site da Nestlé, mas também antes de existir a era da internet, ela disponibiliza dicas variadas sobre cuidado com alimentação, receitas envolvendo seus produtos, composição dos alimentos e outros temas relevantes para seus consumidores.
Essa estratégia, além de relevante, aproxima o consumidor da marca não como uma produtora de bons alimentos apenas, mas uma marca que se relaciona, que se preocupa e que interage com seu público.
![Nike-estrategia-de-conteudo-min-1 - Blog SULTS Nike - estratégia de conteúdo. Imagem de uma mulher negra sorrindo e com uma camisa de esportes da Nike.](/wp-content/uploads/2023/01/Nike-estrategia-de-conteudo-min-1.jpg)
2. Nike
Focalizada na área de saúde, atletismo, conforto e sofisticação, a Nike tem se tornado a empresa mais famosa entre os jovens que entendem e se comunicam com o propósito da marca.
O site Buffer, recentemente, publicou uma matéria explicando a estratégia utilizada pela Nike, a qual prioriza na sua produção de conteúdo fazer parte da experiência de seus consumidores.
Esse é o seu ponto forte. Muitos utilizam os produtos em momentos importantes e a marca carrega esse legado junto.
A participação, o relacionamento e o engajamento espontâneo estrategicamente, personalizado e humanizado é o que todos encontram nessa marca e o que a diferencia.
Para isso, as mídias sociais são as ferramentas mais importantes para compartilhar depoimentos de usuários, tornar seus posts compartilháveis, fazer seu público falar por ele, dentre outras estratégias.
![Apple-estrategia-de-conteudo-min - Blog SULTS](/wp-content/uploads/2023/01/Apple-estrategia-de-conteudo-min.jpg)
3. Apple
Quando pensamos em hardwares atuais e ágeis como smartphones, computadores, tablets e fones, na grande maioria das vezes pensamos na Apple.
Ainda que seja um ticket médio elevado para investir em seus produtos, a Apple contém um posicionamento de marca forte e que sempre se faz lembrada por seus clientes e até mesmo pelas pessoas que nunca tiveram um aparelho da marca.
Isso porque, intrinsecamente, através da estratégia de conteúdo, a marca vende exclusividade. A exclusividade que apenas os seus usuários tem!
De forma inteligente, sua estratégia de conteúdo é realizada pelos seus próprios consumidores ao divulgarem novas atualizações e tendências que só os aparelhos da Apple conseguem realizar.
Além disso, o valor de pertencimento em grupos sociais é mais uma estratégia que a marca carrega, caracterizando-se como item da “moda” há anos.
Como podemos nos inspirar nesses exemplos?
De forma prática, veja 7 ações que você pode repetir no seu negócio inspirado nesses 3 sucessos:
- Participe e interaja com o seu público;
- Desenvolva um posicionamento de marca memorável;
- Utilize das mídias sociais como essenciais na produção de conteúdo;
- Crie conteúdos que sejam compartilháveis;
- Gere valor através da estratégia de conteúdo;
- Ofereça mais do que só produto, não torne o seu negócio uma vitrine;
- Torne a estratégia de conteúdo parte do planejamento empresarial.
A partir dessas estratégias, o público conhecedor da marca tende a se tornar cliente com muito mais facilidade, gerando mais valor e crescimento ao negócio. E aqueles que já são clientes provavelmente serão fidelizados e serão fundamentais no marketing boca a boca da sua organização.
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