Com certeza você já se deparou com muitos e-books, podcasts, posts em redes sociais, vídeos e outros tipos de materiais das marcas que você gosta. Assim, mesmo sem perceber, você estava experimentando a estratégia de conteúdo dessas empresas!

Um planejamento assertivo de materiais relevantes pode ser o responsável por engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e leads por meio da criação e da divulgação de conteúdo de valor

Como sabemos que esse tipo de estratégia é essencial para toda empresa de sucesso, separamos 3 marcas que mandam muito bem na criação de conteúdo de valor e se destacam no mercado. Os exemplos escolhidos são populares e atendem a diferentes setores – alimentação, saúde e tecnologia, pois proporcionar conteúdo de qualidade é benéfico em qualquer contexto.

Boa leitura!

Confira agora a estratégia de conteúdo de empresas de sucesso

Receitas Nestlé - estratégia de conteúdo. Imagem de um Tiramisú.
Instagram Oficial Receitas Nestlé

1. Nestlé 

A Nestlé, por mais que seja uma empresa alimentícia muito desejada e presente na mesa de todos os brasileiros, não focaliza em seu site e outros canais de comunicação apenas o seu produto

Para ela, já ficou claro que vender o seu produto em seu site como apenas uma vitrine não é o suficiente, mas é igualmente importante (ou até mais) oferecer ao seu público informação, conteúdo valioso e dados práticos.  

No site da Nestlé, mas também antes de existir a era da internet, ela disponibiliza dicas variadas sobre cuidado com alimentação, receitas envolvendo seus produtos, composição dos alimentos e outros temas relevantes para seus consumidores. 

Essa estratégia, além de relevante, aproxima o consumidor da marca não como uma produtora de bons alimentos apenas, mas uma marca que se relaciona, que se preocupa e que interage com seu público

Nike - estratégia de conteúdo. Imagem de uma mulher negra sorrindo e com uma camisa de esportes da Nike.
Instagram Oficial da Nike

2. Nike

Focalizada na área de saúde, atletismo, conforto e sofisticação, a Nike tem se tornado a empresa mais famosa entre os jovens que entendem e se comunicam com o propósito da marca.

O site Buffer, recentemente, publicou uma matéria explicando a estratégia utilizada pela Nike, a qual prioriza na sua produção de conteúdo fazer parte da experiência de seus consumidores

Esse é o seu ponto forte. Muitos utilizam os produtos em momentos importantes e a marca carrega esse legado junto.

A participação, o relacionamento e o engajamento espontâneo estrategicamente, personalizado e humanizado é o que todos encontram nessa marca e o que a diferencia. 

Para isso, as mídias sociais são as ferramentas mais importantes para compartilhar depoimentos de usuários, tornar seus posts compartilháveis, fazer seu público falar por ele, dentre outras estratégias. 

Instagram Oficial da Apple

3. Apple 

Quando pensamos em hardwares atuais e ágeis como smartphones, computadores, tablets e fones, na grande maioria das vezes pensamos na Apple

Ainda que seja um ticket médio elevado para investir em seus produtos, a Apple contém um posicionamento de marca forte e que sempre se faz lembrada por seus clientes e até mesmo pelas pessoas que nunca tiveram um aparelho da marca.  

Isso porque, intrinsecamente, através da estratégia de conteúdo, a marca vende exclusividade. A exclusividade que apenas os seus usuários tem!

De forma inteligente, sua estratégia de conteúdo é realizada pelos seus próprios consumidores ao divulgarem novas atualizações e tendências que só os aparelhos da Apple conseguem realizar

Além disso, o valor de pertencimento em grupos sociais é mais uma estratégia que a marca carrega, caracterizando-se como item da “moda” há anos.

Como podemos nos inspirar nesses exemplos?

De forma prática, veja 7 ações que você pode repetir no seu negócio inspirado nesses 3 sucessos:

  1. Participe e interaja com o seu público; 
  2. Desenvolva um posicionamento de marca memorável
  3. Utilize das mídias sociais como essenciais na produção de conteúdo
  4. Crie conteúdos que sejam compartilháveis
  5. Gere valor através da estratégia de conteúdo; 
  6. Ofereça mais do que só produto, não torne o seu negócio uma vitrine; 
  7. Torne a estratégia de conteúdo parte do planejamento empresarial.

A partir dessas estratégias, o público conhecedor da marca tende a se tornar cliente com muito mais facilidade, gerando mais valor e crescimento ao negócio. E aqueles que já são clientes provavelmente serão fidelizados e serão fundamentais no marketing boca a boca da sua organização.

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