Ainda que diferentes segmentos no mercado venda divergentes produtos ou serviços, há um padrão, talvez implícito ainda, de um ciclo de vendas que gera mais lucro. E é sobre isso que você aprenderá neste artigo! 

A padronização de processos é uma prática bastante benéfica para garantir a qualidade de um produto ou de um serviço, por isso é tão utilizada no franchising. A boa notícia é que padronizar outros tipos de processos, como aqueles do ciclo de vendas, também promete benefícios à empresa.

Essa afirmação pode ser facilmente comprovada ao analisarmos os dados emitidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), os quais apontam que aproximadamente 85 mil robôs são introduzidos anualmente nas indústrias em todo o mundo. 

Isso demonstra que a padronização de processos da rotina operacional, proporcionada por sistemas, robôs e outros recursos inteligentes em grandes empresas, pode impactar significativamente nos resultados do seu negócio.

Sabendo disso, veja agora quais são os 6 processos essenciais e que apresentam um padrão nas empresas quando falamos em um ciclo de vendas assertivo.

6 processos padronizados para um ciclo de vendas assertivo

1. Prospecção de potenciais clientes

A prospecção, ou seja, escolha e identificação de um potencial cliente é um dos primeiros passos para um ciclo de vendas que realmente vende

Nessa primeira parte, portanto, é importante definir e padronizar quais são as características de um potencial cliente para o seu negócio, além de estruturar as maneiras de abordá-lo e acompanhar as métricas de captação.

2. Iniciação do contato com leads quentes

Após a identificação de um lead com grandes chances de fechar a compra, é crucial saber como será a sua abordagem. Por essa razão, é indicado estruturar as formas de contato para chegar até o lead e se aproximar dele cada vez mais.

Pense como seria uma maneira mais agradável e convincente de abordar esse cliente, isto é, uma ligação, um e-mail, um cartão fidelidade, um conteúdo de qualidade, entre outras opções válidas. 

É interessante ter como opção, pelo menos, 3 formas de contactá-lo, considerando as características desse lead.  

3. Conhecimento das necessidades do lead prospectado

Com certeza, não será fácil vender para uma pessoa que você não conhece e muito menos entende quais são as dores dela para ter a certeza de que o produto resolve a demanda.

Uma pesquisa do mercado consumidor sobre quais são as dificuldades e as necessidades que os consumidores têm enfrentado e quais têm sido as soluções é uma atitude promissora.

Por exemplo, se a dificuldade do seu prospecto é uma internet mais rápida com fácil conexão à distância, veja como pode apresentar sua empresa que vende planos especificamente para esse caso. 

Esse é o assunto do próximo passo!

4. Apresentação da oferta como solução

Uma oferta bem elaborada, ou seja, com uma apresentação clara e persuasiva será a ferramenta para o seu prospecto considerar os seus produtos e serviços como a solução. 

Essa apresentação vai desde a procura do próprio lead em saber mais sobre o seu negócio, até mesmo formas implícitas de falar sobre a sua solução, como produção de conteúdo em blogs e redes sociais, como o LinkedIn.

Mostre seu trabalho de forma impecável e garanta vendas contínuas no ciclo de vendas! 

5. Gestão e minimização de objeções para o fechamento de vendas

Ainda que os passos anteriores sejam infalíveis, você precisa listar quais são as principais objeções colocadas pelos clientes no momento de fechar a compra

Essa listagem será essencial para não perder o cliente no momento final da venda, mostrando a ele que, ainda que haja obstáculos para concluir a compra, vale mais apenas fechá-la do que deixá-la. 

Gerenciar essa parte é garantir que o ciclo de vendas não seja perdido no meio do processo e que os futuros estejam certos. 

6. Atendimento e acompanhamento pós-venda

Pode até parecer estranho, mas o ciclo de vendas não termina no fechamento da compra. O atendimento e o acompanhamento pós-venda são essenciais para que o cliente continue feliz com a aquisição e, mais do que isso, para que ele continue comprando da sua empresa.

Através de um atendimento personalizado e de um suporte acessível sempre que houver dúvidas, críticas ou sugestões, os consumidores se sentem acolhidos pela marca e se tornam promotores da dela, indicando-a para amigos e familiares.

Essa é a chave: ciclo de vendas que geram outras grandes oportunidades de vendas

Ao padronizar as 6 etapas que falamos neste artigo, há grandes chances de atingir mais pessoas e melhorar, cada vez mais, os resultados do negócio. Assim, fica evidente que a padronização de processos é promissora em diversos contextos e precisa ser aplicada para o sucesso que todos almejam.

E aí, gostou deste tema?

Pensando diretamente na experiência do cliente nesse processo, leia também “A experiência do cliente no ciclo de vendas” e se especialize mais nesse assunto! 

Ciclo de vendas - tela de um dos relatórios de análise gerados no sistema de gestão SULTS.

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