Uma estratégia de mercado muito bem definida pode vale ouro, porque tende a gerar valor à empresa, além de vendas em alta escala e a conquista de novos clientes.
Sem dúvidas, conhecer o campo em que o seu negócio atua é importante para desenvolver técnicas que sejam diretamente a ele e, assim, serem assertivas.
Desenvolver uma estratégia de mercado é uma peça-chave para o sucesso de uma organização, já que frente à competição acirrada imposta pelo mercado, é essa estratégia que fará o seu negócio se destacar frente aos demais e ser referência para outros.
Veja agora quais serão os tópicos que abordaremos neste artigo, a fim de tirar as suas dúvidas sobre o tema:
- Qual a importância e os benefícios da estratégia de mercado?
- Os 3 pilares do estudo da estratégia de mercado que você precisa saber
Qual a importância e os benefícios da estratégia de mercado?
De fato, é crucial dispor de produtos e de serviços de qualidade, possuir um time de profissionais de alto nível e ter uma estrutura física, gerencial e tecnológica eficiente para conquistar os objetivos almejados.
No entanto, por mais que todos esses fatores sejam fundamentais, se não houver uma estratégia alinhada com esses objetivos e não conduzir a empresa na direção certa, esses recursos sozinhos não promovem crescimento.
O papel da estratégia de mercado, portanto, é apontar a direção, a forma e os meios que serão utilizados para que a empresa supere todos os desafios e, por meio dos recursos, avance significativamente no mercado.
O crescimento do seu negócio deve ser o ponto de chegada de todos os processos e estratégias adotadas por você e seus colaboradores, determinando que o avanço é indispensável.
Como benefício, portanto, tem-se a possibilidade de crescer em determinadas áreas uma a uma ou conjunta a outras, como:
- Crescimento de faturamento;
- Crescimento da qualidade dos produtos e serviços;
- Crescimento da estrutura física;
- Crescimento dos investimentos.
Isso só será possível quando a estratégia de mercado estiver bem definida e alinhada a saber o caminho que a empresa quer percorrer, como ela deseja crescer e outros fatores definidos.
Os 3 pilares da estratégia de mercado que você precisa saber
Você já entendeu o quanto é positivo adotar estratégia(s) de mercado alinhadas e assertivas com os objetivos da sua empresa, mas agora vamos conhecer os 3 pilares da estratégia de mercado.
A princípio, antes de elencar os pilares abaixo, é importante a definição de uma equipe ou um profissional especializado para que desenvolva esse serviço no seu negócio, pois assim todos os esforços direcionados a essa área serão certeiros. Confira:
1. Conheça os seus concorrentes
Sim, para desenvolver uma estratégia de sucesso é necessário conhecer o seu vizinho! Mas isso não significa copiá-lo ou mover conforme ele, e sim ter uma referência do que pode ser melhorado e aprimorado dentro da sua organização para que ela seja destacada.
2. Estude os seus consumidores e clientes
Você sabe o perfil do seu cliente? O que ele normalmente consome? Quais os tipos de formatos ou produtos que mais o chamam atenção? Se essas perguntas ainda não foram respondidas, é o momento de respondê-las e ser guiado por elas para uma estratégia de mercado.
3. Realize um monitoramento de mercado
Com os seus concorrentes analisados e características do seu consumidor definidas, agora você precisa saber o que tem movimentado o mercado, o que tem chamado atenção, o que tem se destacado e, de forma estratégica, usar isso ao favor da sua empresa.
E levantar essas informações é só o começo! O estudo do mercado consumidor deve ser constante e, consequentemente, as estratégias pensadas para o seu negócio também evoluirão. Mas o segredo é este: manter-se atualizado sempre.
Inclusive, ainda dentro de diferentes estratégias de mercado, não deixe de conhecer as estratégias de marketing que podem te auxiliar nesse processo, leia já: 4 estratégias de marketing infalíveis

Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogarias, educação, moda, logística, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o nosso sistema de gestão você se conecta com os seus colaboradores e franqueados/afiliados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e afiliados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação.
Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
SULTS Checklist
O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc.
Além disso, sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades.
Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo de acordo com suas demandas, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
SULTS Chamados
O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da rede.
Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo em diferentes tipos de visualização, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos.
SULTS Expansão e CRM
Expandir a rede é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização.
Com isso, no módulo de expansão e CRM, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução.
Além disso, O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time gerenciar toda a carteira de clientes e potenciais clientes.
SULTS Implantação de Unidades
No módulo implantação de unidades, você pode enumerar, descrever e gerenciar toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja.
Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
SULTS Universidade Corporativa
O módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe.
Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você.
É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
SULTS Comunicados
Neste módulo do SULTS você consegue criar comunicados com textos, imagens, vídeos e arquivos.
Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, basta programá-lo para a data requerida e ele será disparado automaticamente pelo nosso sistema!
SULTS Marketing
Por meio do módulo de marketing do SULTS, você e o seu time conseguem realizar a gestão de marca de forma centralizada.
Essa ferramenta é ideal para organizar, customizar e compartilhar as artes da sua marca para a rede, além de permitir que a sua equipe customize layouts, templates e peças de marketing de forma autônoma, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Esses são apenas exemplos de ferramentas essenciais para uma gestão de excelência que temos dentro de um único sistema. Além disso, todos os módulos do SULTS geram dashboards que facilitam a visualização e a análise dos processos realizados, a fim de evidenciar as potencialidades e as fragilidades do negócio.
Você não pode deixar passar a oportunidade de conhecer o SULTS!
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