Frente a uma era de mensagens instantâneas e plataformas de comunicação inovadoras, é impressionante notar que o e-mail continua a ser uma das formas para se comunicar.
Ainda que de forma estratégica, o e-mail marketing tem sido uma das opções para auxiliar na assertividade com os clientes.
Apesar do surgimento de alternativas rápidas e práticas, esta ferramenta ainda tem seu uso específico no mundo corporativo.
Para franquias, o e-mail marketing tem sido um instrumento facilitador para engajar e potencializar um público específico em uma cadeia de fluxo de mensagens.
Ao adotar uma abordagem de estratégia de comunicação, as empresas podem alcançar seus consumidores de maneira direta, persuasiva e eficiente.
Isso tem o potencial de criar o relacionamento com o possível cliente e atrai-lo à marca.
Neste artigo, será explorado as melhores estratégias de e-mail marketing para franquias. Confira!
- Automação de e-mail marketing em franquias
- Melhores práticas de e-mail marketing para franquias
- Integração: e-mail marketing com CRM
Automação de e-mail marketing em franquias
A automação de e-mail marketing é uma estratégia interessante para franquias que buscam aproveitar melhor o ciclo de vendas de um cliente.
Além disso, é possível utilizar essas informações como forma de retê-lo, como também aumentar o brand awareness.
Nessa abordagem, são feitas segmentações de audiências e criação de fluxos de comunicação personalizados.
Além de automatização do envio de mensagens em diferentes estágios do relacionamento com o público.
Tudo isso com o objetivo de ser cada vez mais assertivo no envio da mensagem e os clientes certos cheguem.
Este processo utiliza-se de tecnologia e ferramentas (softwares) específicas para enviar e-mails de forma automatizada.
Mas, a abordagem vai muito além do envio em massa de e-mails, pois permite a personalização de mensagens.
Nessa personalização, é possível entregar um conteúdo relevante e oportuno para cada tipo de consumidor.
Com base em ações e comportamentos específicos dos clientes, esses conteúdos podem variar de acordo com o perfil, preferências e estágio do ciclo de compra.
Uma das principais vantagens dessa automação é a possibilidade de segmentar a lista de contatos com base em diversos critérios, como:
- Histórico de compras;
- Interesses;
- Localização;
- Interações anteriores com a marca.
Com esta segmentação, é possível enviar mensagens direcionadas, aumentando a probabilidade de engajamento e conversão.
Melhores práticas de e-mail marketing para franquias
Para acertar no e-mail marketing em franquias, é crucial seguir as melhores práticas de criação de conteúdo.
Essa estratégia é mais um recurso para garantir que as campanhas sejam relevantes e assertivas.
Desde 2017, de acordo com Statista, o número de e-mails enviados e recebidos globalmente tem aumentado de forma significativa.
Em 2021, estima-se que tenham sido enviados e recebidos cerca de 319,6 bilhões de e-mails diariamente em todo o mundo.
A tendência de crescimento não parece mostrar sinais de desaceleração, pois há projeção de que esse número aumente ainda mais.
Até 2025, a previsão é que essa quantidade chegue a impressionantes 376,4 bilhões de e-mails diários.
Leia abaixo um trecho de uma pesquisa realizada pelo mesmo portal.
Apesar da crescente popularidade dos mensageiros, aplicativos de bate-papo e mídias sociais, o e-mail conseguiu permanecer central na comunicação digital e continua a crescer na aceitação.
Até 2025, o número de usuários globais de e-mail deve atingir um total de 4,6 bilhões – um aumento aproximado de seiscentos mil em usuários, ante 4 bilhões em 2020.
Não só isso, quando se trata de publicidade on-line, o e-mail tem visto taxas de cliques mais altas do que nas mídias sociais.
Na Bélgica e na Alemanha, estes foram 5,5 e 4,3 por cento, respectivamente – em comparação com o CTR médio global de 1,3 por cento para as mídias sociais durante o mesmo período de tempo.
Observando isso, se torna mais claro a importância de pensar em maneiras que possibilitem alcançar melhores resultados utilizando essa ferramenta.
Dito isso, confira algumas sugestões de como aprimorar o uso de e-mail marketing nas franquias!
Design responsivo
O design responsivo para os e-mails é imprescindível, ele entra dentro do Media Queries, mas especificamente a consulta de mídia.
Este termo, se encaixa em regras CSS, que permitem adaptar o design de um site ou aplicativo para diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
Essa estratégia proporciona uma experiência responsiva ao usuário e garante a retenção no recebimento do e-mail..
Desta forma, adaptar o layout, imagens e call-to-actions para diferentes tamanhos de tela proporciona um visual agradável.
E, por consequência, aumenta o engajamento.
Taxas de entrega
As taxas de entrega também são fundamentais para o sucesso das campanhas.
Manter a “higiene” da lista de contatos, evitar práticas de spam e utilizar ferramentas de monitoramento e análise são práticas importantes para otimizar a entregabilidade.
Como também:
- Segmentação inteligente: segmentar a lista de e-mails com base no interesse e comportamento do cliente permite enviar mensagens mais relevantes.
- Monitorar métricas: acompanhar métricas como taxas de abertura, cliques e cancelamento de assinatura e a identificação de problemas e oportunidades de melhoria;
- Escolher um provedor de e-mail confiável: a escolha de um provedor de e-mail confiável e com boa reputação pode ajudar a melhorar as taxas de entrega.
Testes A/B
Os testes A/B, também conhecidos como testes de divisão, são uma metodologia de experimentação utilizada para comparar duas versões diferentes de um elemento ou variável em site.
Com essa comparação, é possível determinar qual delas é mais eficaz em alcançar um objetivo específico.
Essa estratégia é amplamente aplicada em marketing digital, incluindo e-mail marketing, landing pages, entre outras.
Estas são fortes ferramentas para aprimorar a eficácia das campanhas.
Ao criar variações do mesmo e-mail e enviá-las para diferentes segmentos, é possível identificar elementos que geram mais engajamento.
Alguns desses elementos podem ser assunto, horário de envio, layout ou call-to-action.
Autenticação de e-mails
A autenticação de e-mails é para evitar fraudes e garantir a confiança dos clientes.
Utilizar autenticação de domínio e assinaturas digitais previne que e-mails falsos sejam enviados em nome da marca.
Então, considerando a segurança e transparência pelas empresa, isso contribui para a reputação da franquia e proteção da segurança dos clientes.
Existem várias técnicas de autenticação de e-mails, sendo as principais:
1. SPF (Sender Policy Framework):
Permite que os servidores de e-mail verifiquem se o IP de origem de um e-mail está autorizado a enviar mensagens em nome de um determinado domínio.
Isso ajuda a prevenir que e-mails forjados ou falsificados sejam enviados em nome da marca, reduzindo o risco de phishing.
2. DKIM (DomainKeys Identified Mail):
Utiliza criptografia para assinar digitalmente os e-mails, verificando se o conteúdo não foi alterado durante o trânsito entre o remetente e o destinatário.
Assim, é possível garantir a autenticidade dele, evitando que mensagens sejam adulteradas ou manipuladas durante o envio.
3. DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance)
É uma política que permite que o remetente especifique como os servidores devem tratar e-mails que não passam nas verificações de autenticação.
Com ele, é possível instruir os servidores a rejeitar ou marcar como spam e-mails que não atendam aos critérios de autenticação.
Assim, as franquias otimizam suas campanhas de e-mail marketing, alcançam resultados mais expressivos e fortalecem o relacionamento com os clientes.
Com isso, é possível solidificar sua posição no mercado competitivo.
Integração: e-mail marketing e CRM
A integração de e-mail marketing com um sistema de Customer Relationship Management é uma estratégia inteligente para aprimorar a comunicação com os clientes.
Conectando ambas, obtém-se um maior conhecimento sobre o comportamento e as preferências dos clientes.
O que, consequentemente, possibilita o envio de e-mails altamente personalizados e relevantes.
O SULTS, por exemplo, é um CRM de alta performance que oferece recursos que impulsionam o processo de vendas de empresas.
Além de permitir que elas antecipem necessidades dos clientes, também otimiza a rentabilidade, aumenta as vendas e personaliza campanhas de captação de novos clientes.
Com isso, a integração do e-mail marketing com o CRM permite que a franquia acompanhe todas as interações dos clientes com a marca.
Nele, é possível incluir histórico de compras, preferências de produtos e serviços, comportamento de navegação no site e outras informações relevantes.
Através desses dados, é possível segmentar todas as práticas de e-mail marketing, como já vistas.
Logo, são feitas listas de e-mails com base no perfil e no comportamento do cliente.
Após isso, o envio de mensagens que atendam às necessidades específicas do potencial cliente fica mais assertivo.
Mas, também, possibilita o rastreamento e a análise de métricas mais detalhadas.
Isso inclui o acompanhamento de leads gerados por campanhas de e-mail marketing, conversões, receitas geradas e o retorno sobre investimento.
Assim,
A automação de e-mail marketing é uma ferramenta indispensável para as empresas na comunicação com seus clientes.
Ao ter uma comunicação direcionada, personalizada e escalável, a automação de e-mail marketing ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes.
Consequentemente, aumenta a fidelidade à marca e o alcance a resultados mais expressivos no competitivo mercado atual.
Com essas informações, a franquia pode medir a eficácia de suas campanhas e ajustar suas estratégias para obter melhores resultados.
Muito interessante, não? Para saber mais sobre esses conteúdos, acesse nosso blog!