Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e divulgado no Meio&Mensagem revelou que o investimento em comunicação corporativa apresentou crescimento 6% acima do PIB projetado em 2022.

Essa porcentagem corresponde a R$1,72 bilhões a mais do que o valor projetado, que era de R$28,48 bilhões. Segundo a associação, hoje existem 2.782 empresas no Brasil que somaram R$3,3 bilhões em orçamento para comunicação no ano passado.

Tamanho investimento representa a grande importância que a comunicação para empresas tem quando falamos em promoção de marca, aumento de autoridade e engajamento com os clientes.

Pensando nisso, criamos este artigo para falar sobre tudo o que você precisa saber a respeito da comunicação corporativa, inclusive benefícios, estratégias, implementação e muito mais.

O que é comunicação corporativa?

Comunicação corporativa é composta por um conjunto de ações que têm como objetivo transmitir a mensagem da empresa ao seu público de interesse de maneira clara e que gere credibilidade.

Essas práticas envolvem o gerenciamento e a integração de todas as formas de se comunicar, tanto interna (com os colaboradores), quanto externamente (com leads e investidores, por exemplo).

Muitos dizem que a comunicação corporativa é a voz da empresa. Com isso, ela deve ser realizada de maneira integrada, consistente e com mensagens coerentes com aquilo que o negócio acredita (missão, visão e valores).

Essa estratégia de comunicação envolve relações com a mídia, comunicação com investidores e clientes, produção de conteúdo etc. Nela, vários canais e ferramentas podem ser utilizados, como:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Vídeos;
  • Publicações impressas;
  • Realeases na imprensa;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais, entre outros.

Ao investir em uma boa comunicação corporativa, não só a reputação da marca aumenta, mas a conexão com o público também se fortalece.

Comunicação corporativa - líder de time conversando com sua equipe em sala de escritório.

Comunicação corporativa interna

As ferramentas mais comuns na comunicação corporativa interna, ou seja, ao se comunicar com os colaboradores, são reuniões, conferências, apresentações, sistemas de notícias e comunicados, informativos impressos etc.

São meios utilizados para anunciar algo relacionado à empresa, coletar feedbacks das equipes e compartilhar informações com toda a organização.

A comunicação interna é uma excelente maneira de fornecer um ambiente de trabalho mais alinhado, engajado e produtivo, pois todos estarão remando na mesma direção e conscientes disso.

Comunicação corporativa externa

As estratégias voltadas para estabelecer um diálogo com clientes, investidores e outros parceiros, fazem parte da comunicação corporativa externa.

Ela é responsável por transmitir o posicionamento da marca diante de temas que se propõe a falar sobre, como tecnologia, gestão, negócios, entre outros que fazem parte de seu nicho de atuação.

É esse tipo de comunicação que constrói como a empresa será vista pelo mundo, moldando a identidade que a difere das outras corporações do mercado.

Confira 5 vantagens da comunicação corporativa

Engana-se quem pensa que somente grandes empresas devem investir em comunicação corporativa.

Essa é uma estratégia inteligente desde o início da operação, mesmo que, no primeiro momento, a comunicação interna seja o foco.

De qualquer maneira, negócios que se comunicam de forma assertiva ganham vantagens como:

1. Clima organizacional motivador

Quando é uma premissa da gerência manter todos os colaboradores por dentro da realidade da empresa, o clima organizacional já se torna diferente.

Isso porque, estabelecendo uma comunicação corporativa transparente e acessível, os times sabem o que se passa no negócio, sentem-se parte disso e permanecem motivados.

Assim, não só a qualidade do clima no ambiente de trabalho melhora, como o desempenho dos colaboradores também evolui.

2. Cultura organizacional forte

Outra importante vantagem da comunicação corporativa é a capacidade que ela tem de fortalecer a cultura organizacional.

A transmissão de mensagens sem ruídos e que deixa evidente o posicionamento da empresa em suas políticas internas e em suas divulgações externas, contribuem para a consolidação dos valores da marca.

3. Fortalecimento de marca

Por meio das ações constantes de comunicação corporativa, características como tom de voz e identidade da marca vão ficando cada vez mais conhecidas pelo público interno e externo.

Isso faz com que a empresa ganhe credibilidade e relevância ao longo do tempo e é o que a diferencia de todas as outras do mercado.

4. Diminuição de falhas na comunicação

Sempre reforçamos sobre a necessidade de uma comunicação assertiva e aqui não poderia ser diferente.

Garantir que a mensagem seja transmitida com clareza é essencial para que as falhas e ruídos no fluxo de informação sejam diminuídos a fim de evitar especulações, teorias errôneas, rumores e fofocas, por exemplo.

5. Grande diferencial competitivo

Os números citados no início deste artigo mostram como a comunicação corporativa tem sido procurada pelas empresas, mas isso não significa que todas investem nisso.

Por essa razão, implementar e fomentar estratégias de comunicação corporativa ainda são um grande diferencial competitivo.

Comunicar-se com os colaboradores ajuda na retenção de talentos e manter contato com o público-alvo é essencial para aproximar as pessoas e transformá-las em futuros clientes.

Estratégias mais conhecidas na comunicação corporativa

As estratégias que listamos aqui podem ser conduzidas tanto por assessorias de imprensa externas ou empresas de marketing terceirizadas, quanto por equipes internas focadas na comunicação corporativa.

Independente de qual for a equipe escolhida, as ações que fazem parte do trabalho com esse tipo de comunicação são:

> Gerenciamento de reputação

Realizar a divulgação dos valores e da missão da empresa, promovendo uma boa imagem e reputação dela no mercado.

> Divulgação corporativa

Divulgar os produtos e serviços oferecidos pela organização de forma atraente e que gere o desejo de compra.

> Contato com a imprensa

Contactar a imprensa a fim de divulgar novidades da empresa por meio de press releases ou depoimentos de clientes, por exemplo.

> Marketing

Realizar eventos, campanhas promocionais, parcerias e outras ações cujo foco é alcançar mais pessoas e gerar leads qualificados.

> Comunicação interna

Divulgar novidades e informações pertinentes para aqueles que fazem parte do negócio.

> Responsabilidade social

Firmar parcerias e ações que mantenham a responsabilidade social que a empresa assumiu, além de divulgá-las.

> Gerenciamento de crise

Controlar a imagem da empresa em momentos de crise, por meio da veiculação de informações e esclarecimentos.

> Comunicação institucional

Apresentar resultados da organização em determinado período de tempo tanto para colaboradores, quanto para o público externo.

> Gerenciamento de redes sociais

Fomentar as redes sociais da organização e interagir com os clientes, a fim de manter uma relação próxima com as pessoas.

Comunicação corporativa - dois colaboradores vendo notícia no smartphone.

Dicas para um plano de comunicação corporativa que funciona

Agora que já compreendemos melhor as características da comunicação corporativa, vamos às dicas de como realizar um plano para implementação dessa estratégia tão promissora:

Inicie diagnosticando a situação atual da comunicação

O início de qualquer estratégia relacionada ao tema começa no diagnóstico de comunicação, que fornecerá os dados e informações que serão norteadores para realizar o planejamento.

A partir dessa pesquisa, será possível entender qual a percepção dos colaboradores e do público externo em relação à empresa e quais pontos o plano de comunicação corporativa precisará solucionar.

Esse diagnóstico prévio auxilia na identificação dos ruídos e das falhas nos processos comunicativos da organização.

Escolha os canais de comunicação

Embora atualmente encontramos diversos canais de comunicação que podem ser utilizados na estratégia, é importante analisar e escolher aqueles que realmente valem a pena para o negócio.

Dessa forma, será possível alcançar melhores resultados e uma presença forte e consistente nos canais que fazem sentido para o negócio — direcionando as estratégias corretamente.

Revise as estratégias constantemente

Com o mercado cada dia mais competitivo, é necessário se adaptar com frequência. Por isso, reavaliar valores e estratégias é central para adaptar a empresa às conjunturas e mudanças.

Quando falamos em comunicação corporativa, isso significa rever os valores organizacionais e, se necessário, alterá-los. Esse processo é importante para orientar estratégias e saber como conduzi-las rumo ao sucesso.

Priorize sempre a interação com o público-alvo

Por fim, é preciso garantir a interação com o público interno e externo em todos os momentos. A comunicação corporativa necessita ser uma via de mão dupla para ser eficaz.

A empresa deve estar aberta a feedbacks, ouvindo opiniões e mantendo um diálogo em todos os canais. Além disso, aumentar o engajamento da marca ajudará a estratégia a ser ainda mais efetiva.

Enfim,

Diante de um mundo globalizado, no qual as informações circulam com tanta facilidade e onde as pessoas estão cada vez mais engajadas a marcas de sua preferência, a comunicação corporativa é indispensável.

Uma empresa que não faz um bom trabalho de comunicação corporativa pode correr o risco de perder clientes e prejudicar sua reputação. E não é isso que queremos!

Reforçamos que hoje existem softwares no mercado que auxiliam muito na hora de enviar comunicados, notícias e até mesmo chamados aos colaboradores.

É o caso do sistema de gestão SULTS, que é um verdadeiro braço direito na hora de manter a comunicação interna funcionando perfeitamente bem.

E aí, gostou deste conteúdo?

Portanto, anote todas as estratégias e dicas que colocamos neste artigo para impulsionar a comunicação da sua empresa.

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