Em seu livro “Recursos humanos na empresa”, de 1994, Chiavenato diz que o clima organizacional é a atmosfera psicológica de cada organização.

Se existe elevada motivação no ambiente das organizações, o clima será de colaboração. Baixa motivação irá gerar um clima de desinteresse e apatia

Para outros autores, como Ricardo Silveira Luz (1996), o clima organizacional se refere a um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamentos existentes em uma empresa, que retrata o grau de satisfação das pessoas no trabalho.

Não é surpresa que um ambiente corporativo saudável proporciona o desenvolvimento profissional e pessoal e todas as pessoas envolvidas, além de promover relacionamentos baseados na comunicação assertiva.

Sabendo disso, podemos dizer que incentivar um clima positivo e motivador na rotina do negócio é, também, estar um passo à frente em busca do sucesso da marca.

Preparamos este artigo para que você entenda ainda mais sobre o assunto. Tire suas dúvidas e fique por dentro de todos os detalhes. Boa leitura!

Compreendendo o conceito de clima organizacional

A Gupy diz que o conceito de clima organizacional pode ser definido como a combinação de atitudes praticadas por uma empresa que influencia a percepção dos colaboradores a respeito dela.

Em outras palavras, todas as decisões tomadas pela empresa afetam a forma como os profissionais percebem seu local de trabalho – esse reflexo pode ser bom ou ruim.

Clima organizacional - colaboradores em grupo sorrindo e descendo as escadas do escritório.

Então clima e cultura organizacionais são a mesma coisa?

Embora sejam igualmente importantes, são conceitos distintos.

A cultura organizacional é algo compartilhado entre os colaboradores de “geração para geração”. Ou seja, os profissionais mais antigos passam para os recém contratados, moldando comportamentos e percepções.

Além disso, essa cultura é estável e está diretamente relacionada à visão, à missão e aos valores da empresa que não mudam ao longo da trajetória do negócio.

Por outro lado, o clima organizacional pode (e deve) ser monitorado, avaliado e modificado.

Os elementos utilizados para a melhoria do clima organizacional podem se aprimorar com o tempo, mas serão baseados na cultura do negócio.

Por exemplo, empresas que tem como base a valorização do conhecimento podem oferecer boas oportunidades em educação corporativa.

Entretanto, os formatos vão se modernizando. O que antes era um treinamento que durava semanas, hoje pode ser feito por meio do e-learning.

A questão é que a percepção sobre a empresa muda e, consequentemente, o clima organizacional também

Os pilares do clima organizacional

Uma vez que o clima organizacional é diretamente afetado pelas atitudes da empresa, existem vários elementos envolvidos nesse processo.

Dito isso, a Gupy considera como pilares do clima organização:

  • Capacidade de a empresa reconhecer os serviços prestados;
  • Coerência entre o ambiente e a estrutura oferecida em relação às tarefas executadas por cada profissional separadamente;
  • Confiança entre colaboradores e seus líderes;
  • Estrutura da empresa como um todo;
  • Relação das pessoas e a organização como um todo.

Sendo assim, quando a empresa entende que essas questões impactam diretamente — no sentido positivo ou negativo — na motivação dos colaboradores e em sua produtividade, conseguem avaliar esses elementos e identificar pontos que necessitam ser mais bem desenvolvidos.

O objetivo final é compor uma equipe mais focada e produtiva.

Como o clima organizacional influencia no ambiente de trabalho?

O sucesso de uma organização e um clima organizacional saudável estão intimamente ligados.

Quando os colaboradores se sentem satisfeitos no ambiente de trabalho, o engajamento, a produtividade e a qualidade aumentam, trazendo resultados positivos

Essa é uma maneira de fomentar o crescimento escalável, já que, ao viabilizar um clima organizacional favorável, a empresa passa a ter uma base sólida para enfrentar os desafios do mercado com o apoio e com a dedicação de seus colaboradores.

Para que isso funcione, é preciso que líderes e gestores percebam a pesquisa de clima organizacional como uma das principais ferramentas para a gestão de equipes.

Ela pode ajudar não somente na melhoria do ambiente corporativo, como, também, na retenção de profissionais qualificados.

Alguns fatores que podem influenciar a percepção (positiva ou negativa) dos colaboradores sobre uma empresa:

  • Preocupação em oferecer um ambiente de trabalho motivador;
  • Organização e transparência de informações;
  • Flexibilidade, ou o quanto os colaboradores sentem-se livre para opinar ou inovar;
  • Nível de compromisso com um propósito em comum;
  • Competência da liderança na empresa;
  • O nível de recompensas e valorização oferecidas pela empresa;
  • Feedback sobre os trabalhos realizados;
  • Níveis de estrutura de padrões e processos;
  • Política de comunicação interna, entre outros.

Ações importantes para realizar a pesquisa de clima organizacional

Na maioria dos casos, a pesquisa de clima organizacional é feita por meio de um questionário, e pode ser aplicada em diferentes formatos: múltipla escolha, questões afirmativas e perguntas abertas

Veja agora algumas ações para colocar essa estratégia em prática:

1. Planeje

O planejamento é a base de sucesso de qualquer estratégia.

Nessa fase você estabelece a metodologia aplicada, os tipos de perguntas que serão feitas, o tipo de tratamento estatístico das informações e o instrumento da avaliação.

Todas essas etapas são dependentes entre si e vão gerar o resultado da pesquisa.

2. Incentive a participação

Explique quais são os objetivos com aquelas perguntas e mostre que a opinião de todos é importante para a análise de cenário e, para implementação de melhorias no ambiente. 

3. Garanta a confidencialidade

E deixe claro que as respostas serão avaliadas de forma coletiva. Isso faz com que os colaboradores tenham mais liberdade para expor seus sentimentos. 

4. Não obrigue a participação

Deixe claro que a participação é voluntária e que não haverá nenhum tipo de penalização para quem não responder.

5. Divulgue os resultados

Enviar um comunicado informando os principais resultados da pesquisa permite que os colaboradores estejam por dentro do que foi realizado e os mantém engajados.

6. Planeje ações

Com os resultados em mãos é possível reconhecer quais são as práticas bem avaliadas pelos colaboradores, e principalmente, os aspectos que provocam insatisfação.

E com base nestes resultados, fica mais fácil criar planos de ação para corrigir o que está errado, propor mudanças e melhorias.

Clima organizacional - grupo multirracial de colaboradores em sala de reunião com computadores e sorrindo.

4 dicas para melhorar o clima organizacional da empresa

Se após a realização da pesquisa for observado que é necessário melhorar o clima organizacional, essas dicas podem ajudar bastante. Veja:

1. Reconhecimento do trabalho bem feito

Reconhecer o trabalho bem feito por meio de um sistema de recompensas é muito importante, principalmente quando ele supera as expectativas.

Essa é uma ação que não precisa de grandes investimentos. No entanto, quanto mais surpreendente for o sistema de reconhecimento e recompensas, maior será o empenho dos colaboradores para conquistá-los.

Junto a esse sentimento, a empresa eleva outros níveis, como de retenção de talentos. Afinal, todos vão querer fazer parte de uma cultura que beneficia boas ideias e bons resultados.

A sensação de dever cumprido, somado a satisfação promovida pelo reconhecimento melhoram o ambiente de trabalho e consequentemente, o clima organizacional.

2. Gestão de conflitos

Organizações que buscam desenvolver um ambiente de trabalho tranquilo, onde os profissionais sintam-se em casa e a motivação, e o engajamento sejam os principais sentimentos buscados por meio das melhorias no clima organizacional, devem ter uma gestão de conflitos eficiente.

Faz parte desse processo:

  • Comunicação transparente;
  • Empatia e imparcialidade;
  • Política de feedback;
  • Regimento interno bem-construído, com regras claras.

3. Estabelecer metas atingíveis

Para um ambiente de trabalho agradável e motivador é necessário propor metas atingíveis e prazos coerentes com o workflow do negócio.

Trabalhar com a realidade é sempre a melhor forma de conquistar um ambiente leve. Tanto em relação aos prazos e objetivos, quanto em relação ao que está acontecendo na empresa e no mercado.

4. Investimentos constantes em treinamentos

Os investimentos em programas de treinamento e desenvolvimento devem continuar, bem como preparação para liderança e incentivos para faculdade e pós-graduação.

Além de desenvolver hard skills, os profissionais se sentiram valorizados. Consequentemente, terão prazer em trabalhar na empresa.

Aqui vale destacar a importância das universidades corporativas para as organizações.

Esse tipo de plataforma proporciona toda a estrutura necessária para treinamentos e cursos de aperfeiçoamento aos times.

Sugerimos a Universidade Corporativa do SULTS para uma experiência completa e de excelência.

Principais vantagens em estimular um clima organizacional de excelência

Em resumo, estimular um clima organizacional saudável e que proporcione aos colaboradores realizar um trabalho de excelência traz vantagens como:

Melhoria da comunicação e do ambiente de trabalho

A comunicação é o pilar principal e, com esse mecanismo bem estruturado, é possível perceber as falhas e criar planos de ação mais ágeis.

Para tal objetivo, é preciso prezar pela agilidade e clareza na comunicação, afinal, uma equipe coesa torna os processos mais eficazes.

E isso influência diretamente no ambiente de trabalho, na qualidade dos produtos/serviços oferecidos e, claro, na satisfação do cliente.

Aumento da motivação e do engajamento

Ao aplicar a pesquisa na empresa, a organização demonstra interesse em ouvir a opinião dos colaboradores.

Consequentemente, a equipe se sente valorizada, e isso aumenta o engajamento e a participação ativa nas ações da empresa.

Além disso, por meio da pesquisa é possível identificar a necessidade de treinamentos que, nesse contexto, viabiliza desenvolvimento profissional aos colaboradores e ganhos para toda a equipe.

Redução da rotatividade e do absenteísmo

Com a aplicação da pesquisa de clima organizacional, é mais assertivo promover melhorias para garantir a satisfação do colaborador em relação ao ambiente de trabalho, boas relações com os demais colegas e transparência da gestão.

Tudo isso auxilia na redução de turnover e na retenção de talentos valiosos, pois se a equipe está satisfeita, dificilmente irá haver procura por outro emprego.

Enfim, quanto melhor for o clima organizacional de uma empresa, melhor serão os produtos/serviços e, consequentemente, melhores serão os resultados no fim do mês.

Gostou deste artigo? Não deixe de conferir outros temas em nosso blog relacionados às diversas vertentes do mundo dos negócios.