O software para franquias é uma solução indispensável para as empresas que desejam expandir sua atuação de mercado e alcançar o sucesso.

É fato que o franchising no Brasil tem apresentado números satisfatórios, mas, provavelmente, isso não seria possível sem o auxílio dos sistemas de gestão em cada uma das redes de franquias do país.

Um software para franquias integrado auxilia tanto os franqueadores, quanto os franqueados, pois nele estão todos os recursos necessários para que a rede opere em perfeitas condições.

Além disso, o sistema impulsiona a cultura orientada a dados, na qual toda a tomada de decisão dos gestores começa a partir da análise dos dashboards.

Vamos falar mais sobre isso? Preparamos este conteúdo para que você conheça mais detalhes de um software de gestão para franquias e para que veja como ele é indispensável para redes de negócios.

O que é um software para franquias?

Um software para franquias é um sistema desenvolvido para atender às demandas específicas de uma rede de franquias.

Esse tipo de ferramenta permite que os franqueadores e franqueados gerenciem suas operações de maneira eficiente, integrada e muito mais organizada do que se ainda fizessem a gestão por métodos tradicionais e sem a ajuda da tecnologia. 

Geralmente, um software para franquias inclui funcionalidades relacionadas à comunicação da rede (como envio de chamados, notícias e comunicados), à capacitação das equipes, aos projetos de expansão da marca e outros temas que fazem parte da rotina operacional do franchising.

O objetivo é simplificar, agilizar e centralizar a gestão da rede, permitindo que todos os colaboradores e franqueados permitidos acessem informações relevantes e que apoiam a tomada de decisão assertiva.

Além disso, por meio da automatização de processos, esse tipo de plataforma ajuda a manter padrões consistentes de qualidade, garantindo que todos os franqueados operem da mesma maneira em todas as unidades.

Software para franquias - funcionários de cafeteria conferindo estoque pelo notebook.

Qual a importância do software para franquias?

Como antecipamos no título deste artigo, ter um software para franquias é indispensável para o sucesso de toda a rede. Afinal, ele permite o fluxo de informações mais ágil e transparente entre todas as pontas do negócio.

Para os gestores da franqueadora,

o software de gestão proporciona o acompanhamento de tudo o que está acontecendo nas unidades, além de conseguir delegar tarefas, gerenciar projetos, abrir chamados, disponibilizar treinamentos, criar agendamentos, enviar notícias e comunicados, cadastrar fornecedores, compartilhar arquivos, entre outros.

Por outro lado, os franqueados

têm acesso a uma série de ferramentas que vão otimizar a comunicação entre eles e a franqueadora. Eles poderão enviar chamados aos setores específicos da franqueadora, realizar treinamentos, solicitar produtos aos fornecedores, personalizar peças de marketing e receber notícias e comunicados, por exemplo.

E, por meio desse fluxo de informações facilitado e transparente, ambos os lados conseguirão manter o padrão de qualidade da marca e, consequentemente, sua autoridade no mercado.

Sem essa plataforma, o acesso aos recursos e dados necessários para a eficiência operacional ficaria muito mais difícil, sem contar que a falta de centralização nos canais de comunicação pode provocar inúmeras falhas nos processos.

Principais benefícios do software para franquias

Além de ser uma importante ferramenta de controle e acompanhamento, o software para franquias também traz diversos benefícios tanto para a franqueadora, quanto para as unidades. Confira os principais:

Maior controle operacional

O software para franquias permite um controle mais centralizado das operações, facilitando o gerenciamento e o acompanhemento dos processos realizados em cada uma das unidades. 

Com essa solução, é possível ter uma visão geral da situação da rede, avaliar a performance das equipes, identificar possíveis falhas e propor planos de ação para solucioná-las.

Visão estratégica

Outro benefício que precisa ser dito é que o software para franquias proporciona uma visão detalhada da performance de cada unidade por meio de métricas.

Claro, isso é possível com uma plataforma que tenha funcionalidades personalizáveis, com emissão de relatórios específicos e visão central das informações.

Dessa forma, o gestor responsável pode avaliar o desempenho de cada unidade com mais rapidez e de maneira estratégica.

Gestão e comunicação centralizadas

Vale a pena reforçar que esse software possibilita uma gestão integrada de informações em tempo real, tornando a comunicação mais eficiente entre a franqueadora e as unidades. 

O sucesso de uma rede de franquias depende, principalmente, da troca de dados e da padronização de processos das operações, seguindo as instruções da franqueadora.

Por essa razão, na hora de selecionar o melhor software para franquias é importante observar se a plataforma escolhida possui todos os recursos que atendem às diversas equipes da rede.

Quanto mais ferramentas integradas, melhor! Afinal, cada setor tem demandas específicas que precisam da solução adequada.

Um software de gestão de franquias robusto não só atenderá todas as equipes, como também reduzirá custos com outros sistemas.

O momento certo para investir em um software para franquias

Costumamos dizer que o planejamento e a organização devem estar presentes desde o início da operação. Com isso, o momento certo para investir em um software para franquias é o quanto antes!

Sabemos que no início de carreira pode ser que o empreendedor não tenha recursos financeiros suficientes para dar conta de todos os custos e, ainda, contratar uma plataforma de gestão.

Mas é necessário fazer desse investimento uma das prioridades. Isso porque quando a marca entrar em fase de expansão, todos os processos já estarão bem definidos e prontos para serem replicados.

Além disso, mesmo que os recursos do software sejam ideiais para o franchising, muitos deles podem ser adaptados para a empresa que ainda não tem outras lojas.

O módulo Expansão do SULTS, por exemplo, é uma dessas ferramentas que se aplicam muito bem à fase de expansão da marca. Toda a gestão de possíveis franqueados é realizada dentro do sistema, permitindo o acompanhamento da negociação.

Software para franquias - empreendedor utilizando laptop e celular para gerenciar seu negócio.

Softwares para franquias: as 5 melhores opções do mercado

Se depois de ler todo esse conteúdo você está procurando por softwares para franquias disponíveis no mercado, veja quais são as 5 melhores opções que separamos:

Oracle NetSuite OneWorld

O OneWorld atende às complexas necessidades de grandes empresas. Esse software conta com um sistema de gerenciamento financeiro robusto que permite que as empresas possam se ajustar à moeda, idioma e tributação da região onde estão instaladas. 

Geralmente, esse tipo de sistema não é recomendado para pequenas empresas por demandar instalação diretamente no computador e por ter implantação complexa que existe treinamento da equipe.

SAP Business One Professional

O SAP Business One Professional também é um dos melhores sistemas de gestão do mercado. Ele é uma solução de gerenciamento para todo tipo de negócio, mas pode parecer muito complexo para as pequenas e médias empresas. Dentre suas funcionalidades, destacam-se compras, giro de estoque e vendas.

Microsoft Dynamics 365 

Outra opção é o Microsoft Dynamics 365, também chamado de aplicativos de negócios. Ele não é apenas um sistema de gestão, na verdade é uma plataforma com diversos aplicativos com recursos para vendas, atendimento ao cliente, marketing, entre outros recursos focados no dia a dia das empresas. 

Salesforce

Assim como o sistema anterior, a Salesforce também oferece uma série de produtos focados no relacionamento com o cliente. Exemplos de recursos disponibilizados pela empresa são: Customer 360, vendas, atendimento ao cliente, marketing, commerce, data cloud etc.

É uma solução bastante procurada por empresas de grande porte. Por essa razão, é necessário estudar se tantos recursos são realmente necessários para a rotina do seu negócio, a fim de evitar altos investimentos desnecessários.

SULTS

O SULTS é um software de gestão especializado em franquias, mas que atende muito bem às demandas de outras redes de negócio, como filiais e licenciadas.

Ele possui mais de 20 recursos integrados que foram feitos para atender empresas de diferentes segmentos e de todos os portes. É totalmente responsivo e pode ser acessado tanto na web, quanto pelo smartphone.

Vale a pena experimentar cada um dos recursos para ter a certeza de que é o sistema que a sua rede precisa.

E aí, o que você achou deste conteúdo?

Esperamos que tenha ficado bastante evidente o quanto um software para franquias é peça-chave para uma gestão de excelência, que eleve a rede a outro nível de qualidade.

Continue com a gente e leia mais artigos como este, cujo foco é sempre enriquecer o seu conhecimento acerca do mundo do franchising, dos negócios e da tecnologia.