Antes de falarmos sobre a taxa de conversão, que é o nosso foco, é necessário ter uma noção sobre o funil de vendas. Confira aqui no nosso blog o artigo que explica tudo sobre esse tema >>> O que é um funil de vendas e quais são suas etapas?.
Se você já sabe o que é o funil de vendas, vamos à taxa de conversão!
A taxa de conversão é uma métrica muito importante, relacionada ao poder de persuasão do seu negócio. Isso porque, por meio dela, é possível saber a relação de usuários que estão passando para as próximas etapas do funil, ou seja, estão executando as ações que as empresas orientam.
Assistir a um vídeo, fazer um cadastro, baixar um e-book, tudo isso faz parte de uma série de estratégias que um empreendimento pode aderir para conseguir tornar o lead um comprador. Quando o CTA (call to action) é atendido, a taxa de conversão atinge índices maiores.
O que é considerado uma boa taxa de conversão?
A taxa de conversão depende de outros fatores, como o ticket médio. Por isso, saber se sua empresa está tendo uma boa conversão deve levar em consideração outras informações.
Explicando melhor, se sua empresa apresenta um alto ticket médio, uma taxa de conversão de 5 ou 10% pode ser bastante satisfatória. Mas, se o ticket é baixo, essa taxa precisa ser maior.
Quais fatores podem diminuir a Taxa de Conversão?
Comunicação verbal e visual não alinhadas à jornada do consumidor
Ao alimentar um site ou alguma rede de comunicação, deve-se levar em conta o momento em que aquele possível lead estará visitando, em qual parte do funil ele estará para estabelecer o contato assertivo.
CTA que não gera ação
Um CTA deve aparecer de forma clara, guiando o visitante, sempre levando em consideração seus interesses, sua etapa no funil de vendas, mas sobretudo precisa de um objetivo claro.
Um copywriting incapaz de convencer
A forma como algo é oferecido, seja um produto ou até mesmo um serviço, é capaz de determinar o sucesso da campanha. Por isso, bons textos, focados no público-alvo, com criatividade e clareza, fazem muita diferença.
Como melhorar sua taxa de conversão?
Saiba como ter bancos de dados a seu favor
Ter dados sobre seu negócio, saber como estão as métricas, o desempenho geral, pode te auxiliar na melhoria da taxa de conversão. O ideal é que tudo seja analisado considerando os fatores que podem influenciar de algum modo essas informações.
A partir desse meio, entende-se por onde é possível alcançar melhores porcentagens de conversão, em quais páginas o desempenho está sendo negativo, quais foram as melhores campanhas e por onde os leads estão conhecendo sua marca e se interessando, entre outros aspectos.
Tenha um site eficiente
Pense sempre em um site com um layout acessível, que seja claro e fácil de utilizar, sendo adaptado para o mobile. Além disso, ele precisa ter um bom funcionamento, tendo uma boa velocidade, mesmo com muitos acessos simultâneos.
Pense sempre em formas, não só no site, mas em todas as plataformas, de chamar a atenção da sua persona instantaneamente. Invista também em boas chamadas para a ação (CTA).
Provas sociais
Provas sociais geram uma tranquilidade maior para o consumidor, além de conseguir criar com ele uma conexão, visto que vai passar a desejar fazer parte da comunidade. Tendo o feedback de alguém que investiu no que sua marca oferece e gostou, a credibilidade é maior, sendo mais fácil persuadir.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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