Sistemas mais completos e que conseguem comportar funções primordiais é o que tem se destacado no mercado. Sabendo disso, a API é um importante recurso para o dia-a-dia do seu trabalho.
Continue a leitura deste artigo para conhecer uma visão geral sobre o que é uma API, por que ela é importante na rotina empresarial e conheça, ainda, dois exemplos dessa ferramenta.
O que é API e qual a sua função nos negócios?
A Interface de Programação de Aplicativo, traduzida no português da expressão “Application Programming Interface”, é um tipo de “conector” que possibilita a ligação entre sistemas, softwares e aplicativos.
As APIs permitem que o usuário final utilize um aplicativo, software ou até uma simples planilha, consultando, alterando e armazenando dados de diversos sistemas, sem que o usuário precise acessá-los diretamente.
Essa função é completamente benéfica quando se fala de uma empresa que busca dinamizar e otimizar atividades e funções em um só lugar.
Ela pode ser vista como uma extensão de serviços fundamentais que precisariam de acesso a outro programa, mas, com a sua utilização, tudo pode ser feito de forma automática e em um só lugar.
Um exemplo disso é a coletagem de dados de lead scoring que, com o acesso à uma API, pode ser encaminhada diretamente para um CRM de forma automática, sem precisar, manualmente, ativar ou coletar esse “compartilhamento” de informações.
Por que é importante utilizar APIs nos processos empresariais?
Levando em consideração a serventia da API em fazer conexões e ligações entre sistemas, aplicativos ou softwares, a API também é de extrema importância para otimização dos processos e complementação das ferramentas de trabalho.
Ao adotar novas metodologias ou sistemas no seu negócio, é essencial entender a funcionalidade e como isso pode impactar no destaque e crescimento do seu negócio.
Por isso, para facilitar essa análise da essencialidade do método, há uma lista abaixo que te comprova o quão ela pode ser benéfica para o dia a dia do seu negócio. Veja:
Alguns benefícios promovidos pelo uso de APIs
- Melhora a conectividade e colaboração;
- Promove maior eficiência dos processos;
- Incentiva o dinamismo e otimização dos serviços;
- Estimula uma produção efetiva;
- Apresenta maior conhecimento sobre regulamentações de aplicação;
- Impulsiona o desenvolvimento das equipes;
- Facilita a criação de uma rede de parceiros e colaboradores;
- Propõe maiores inovações;
- Reduz e economiza uma série de custos.
- Aperfeiçoa a experiência do usuário.
Ou seja, mediante seus inúmeros benefícios, é claro que a API é fundamental e importante para a realidade do seu negócio.
Tipos de APIs
1. APIs públicas ou abertas
As APIs públicas são também conhecidas como APIs abertas e estão disponíveis para outros usuários ou programadores utilizarem com restrições mínimas ou, em alguns casos, de forma totalmente acessível.
2. APIs privadas ou internas
As APIs privadas ou internas são ocultadas aos usuários externos e são expostas apenas para os sistemas internos de uma organização. São utilizadas para o desenvolvimento interno da empresa, otimizando a produtividade e a reutilização dos serviços.
3. APIs de parceiros de negócio
As APIs de parceiros comerciais são aquelas que são expostas entre os membros de um acordo comercial. Uma vez que não estão disponíveis para todos, é necessária uma autorização especial para sua utilização.
4. APIs compostas
As APIs compostas utilizam diferentes dados ou APIs de serviços e permitem aos programadores acessar múltiplos pontos finais.
Exemplos de utilização de API
Para que você consiga visualizar a aplicação das APIs em pontos que você e sua empresa possam utilizar, separamos alguns exemplos práticos. Confira:
- Google Maps: graças às normas aplicadas pelo Google, a maioria dos sites pode utilizar as APIs do Google Maps para integrar mapas.
- Vulcan: esta API multiplataforma permite aos programadores criar interfaces gráficas de alta qualidade em tempo real nas aplicações, proporcionando uma comunicação mais rápida e mais eficiente entre as aplicações e as unidades de processamento gráfico.
- Skyscanner: esta plataforma de metabusca facilita aos viajantes a procura de melhores tarifas para os seus voos. Também fornece uma API para parceiros comerciais que suporta XML e JSON para troca de dados.
- Weather API: é um fornecedor de serviços de geolocalização e informação meteorológica com diversas APIs que vão desde previsões meteorológicas a pesquisas de fuso horário, astronomia e muito mais.
De fato, esse assunto é bem amplo e está diretamente relacionado ao dia-a-dia dos desenvolvedores de sistemas. Mas fizemos este artigo justamente para que você tenha uma visão geral das APIs e saiba como elas são importantes para tornar o sistema usado na sua empresa cada vez mais robusto e eficiente.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.