Entender o mercado digital é primordial para conseguir localizar seu negócio na era tecnológica que estamos vivenciando. Os avanços digitais, sem dúvidas, trouxeram uma série de mudanças significativas, sobretudo no mercado. 

Quais mudanças percebemos nessa nova fase digital?

Um grande ponto é a facilidade com que uma marca pode se espalhar e ser apresentada para um público muito maior que antes, em diferentes localidades do país e até mesmo no mundo. 

Entretanto, agora a concorrência não é mais entre você e as empresas que entregam o mesmo produto ou fazem o mesmo serviço dentro da sua cidade. A competição se tornou maior, sendo entre todos os conectados que entregam algo semelhante ao que sua empresa entrega. 

Além disso, um outro fator que também influencia no mercado é o fato de novas tendências surgirem a todo momento e estar ciente delas, pensar como elas podem adentrar no seu produto ou serviço, inclusive buscando adaptar sites para mobiles, que são os meios principais de acesso, tudo isso impacta nas métricas do seu empreendimento.

Por isso, nesse artigo apresentaremos o mercado digital como conceito, funcionalidade e trataremos de alguns tipos de mercados digitais que devem ser explorados, pois muitos podem limitar esse mundo apenas às redes sociais. 

O que é mercado digital?

Hoje, a relação com as compras e a conexão com uma empresa passou por diversas reestruturações. Compras são feitas de forma muito mais rápida e dinâmica, a maior parte ocorrendo de forma digital, o que torna necessário bons meios, que sejam capazes de garantir uma experiência completa ao cliente

Por isso, o grande diferencial de um negócio que investe no mercado digital é quando ele ainda consegue criar uma venda individualizada, em que o comprador se sinta peça chave daquela operação. 

Sabemos que não é preciso mais ter uma loja física para conseguir alcançar bons lucros. Grandes empresas como a Amazon e o Mercado Livre desempenham seu papel apenas de forma virtual, o que demonstra a alta lucratividade que se pode alcançar nesse modo de execução. 

Como o mercado digital funciona?

Como o próprio nome já indica, o mercado digital acontece de forma remota e todo o processo de: encontrar a marca, escolha do produto ou serviço, compra e feedback pode ser realizado virtualmente

O grande ponto positivo é que não é necessário um alto capital inicial para começar, uma vez que não será necessário investir em uma empresa física, colaboradores (inicialmente) e outros pontos que podem ser economizados. 

A possibilidade de inovação e criação de campanhas ou até o desenvolvimento de novos produtos e serviços se torna muito maior. E não é necessário ter muitos aparelhos tecnológicos, tendo um aparelho e acesso à internet já é possível trabalhar de forma eficiente.

Conheça alguns tipos de mercado digital

Para escolher quais sua empresa utilizará, primeiramente é necessário conhecer bem o público-alvo, entender suas necessidades e entregar a melhor solução possível para a demanda, sendo capaz de vencer a concorrência. Tendo tudo isso bem estabelecido, as propostas dentro do mercado digital serão mais assertivas. 

Redes Sociais

Por meio das redes sociais, você consegue apresentar sua marca, demonstrando o que vocês acreditam, o que oferecem e quais os diferenciais. Além disso, facilita o contato com o cliente e pode inclusive apresentar CTAs (call to action) que direcionam o comprador para outras plataformas em que ele poderá efetuar sua compra. 

E-commerce

São lojas virtuais que possibilitam todos os benefícios que mencionamos acima. Entregam economia e facilidade. 

Sites

Invista em um bom site, com um layout de qualidade e que seja intuitivo, o que melhora a experiência do seu cliente. 

Se você gostou deste artigo, continue a leitura sobre o mercado digital >>> Entendendo o mercado digital (parte 2).

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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