Em um primeiro momento, falamos um pouco a respeito do mercado digital e as possibilidades infinitas que ele gera. Nesse artigo, ainda falaremos um pouco sobre outros tipos de mercado digital, mas nosso foco estará nas tendências desse mercado. 

Recaptulando o conceito

Caso você ainda não tenha lido a primeira parte, é importante que faça isso para saber todos os detalhes e pontos importantes mencionados. 

Dito isso, resumidamente, o mercado digital acontece de forma remota e todos os processos que ocorriam antes de forma presencial, em um espaço físico, como encontrar a marca, escolher o produto ou serviço, efetuar a compra e dar um feedback, agora acontecem no espaço virtual. 

Isso trouxe uma série de benefícios, visto que não é necessário ter um alto capital inicial para começar, uma vez que não será necessário investir em uma empresa física, colaboradores (inicialmente), além da possibilidade de inovação e criação de campanhas ou até o desenvolvimento de novos produtos e serviços se torna muito maior. 

E o que mudou com o mercado digital?

Entretanto, a competição passou a ser maior, já que a concorrência é com todos que estão conectados e oferecem o mesmo que seu negócio. Desse modo, estar de diferentes modos no mercado digital e se atentar para as tendências tornou-se prioridade.

Outros tipos de mercado digital

Na primeira publicação sobre o tema, falamos de três tipos de mercado. Agora, apresentaremos outros que também podem ser implementados por sua marca.

Marketplace

O Marketplace funciona como um shopping virtual, em que o cliente pode ter acesso a diversos produtos/serviços oferecidos. Um exemplo disso é a Hotmart, uma plataforma em que você pode anunciar algo que esteja oferecendo, como um curso online, e terá uma entrega maior, mas entregará uma parte do lucro para a plataforma. 

É uma boa opção para quem está começando e não tem canais conhecidos para a divulgação do seu produto.

Outra opção é ter um domínio próprio em que seu negócio terá o amplo controle do canal de venda, podendo organizá-lo da forma como preferir.

Descobrindo as principais tendências do mercado digital

No mercado digital, com total certeza, a palavra principal é: INOVAÇÃO. A todo momento é necessário inovar, trazendo novas soluções e novas formas de entregar essa solução, visando uma experiência agradável e personalizada. 

Marketing viral

Viralizar é um termo muito em alta nesse momento tecnológico, por isso é muito importante investir em formas de alcançar mais pessoas, podendo vender muito mais. A utilização de determinadas músicas e a participação em trends (nas lives ou reels do Instagram, por exemplo) hoje são muito virais nas redes sociais. 

Mobile Marketing

Já falamos sobre isso anteriormente, mas não custa enfatizar. Hoje, o acesso aos sites e plataformas acontece preponderantemente por meio de mobiles, uma vez que parte significativa da população possui smartphones. 

Diante disso, tenha plataformas adaptadas para esses aparelhos, como sites que funcionem bem no mobile, o que garante o crescimento da sua empresa. 

Realidade aumentada

Formas de levar o cliente para outra realidade, tornando sua experiência muito mais enriquecedora, como por meio de QR codes, pode ser muito eficaz. 

Economia compartilhada

Nesse modo, é possível compartilhar produtos e serviços com outras pessoas, sendo uma utilização coletiva, o que garante economia para o cliente.

Geomarketing

Ao divulgar uma campanha, uma outra forma possível é divulgar apenas em uma determinada localidade, podendo focar na cidade em que atua, na região ou estado. Isso inclusive favorece o empresário na hora de pagar por divulgação, podendo investir um valor menor  para uma entrega limitada. 

E aí, gostou deste conteúdo? Não deixe de se manter atento para as novidades do mundo dos negócios, que são trazidas frequentemente pelo blog da SULTS. Conhecimento é a chave fundamental para o sucesso.

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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