As redes de franquias são um modelo de negócio que vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. 

Porém, para que esse crescimento seja mais lucrativo, é preciso investir na capacitação e no treinamento dos franqueados e dos colaboradores das unidades franqueadas. 

Neste texto, será abordado a importância da educação corporativa e como ela beneficia as franquias, além das melhores práticas para implementá-la.

Entenda os objetivos nas redes de franquias com a capacitação e o treinamento 

A capacitação e o treinamento nas redes de franquias são a base para atingir diversos objetivos cruciais para o crescimento exponencial dessas empresas.

Um dos principais propósitos dessas iniciativas é garantir a qualidade e a uniformidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes em todas as unidades da rede. 

Por meio da padronização de normas e procedimentos definidos pela franqueadora, é possível assegurar que a experiência do cliente seja consistente, independentemente de qual franquia ele visite. 

Isso fortalece a reputação da marca e gera maior confiança por parte dos consumidores.

Mas, qual é o objetivo da capacitação e treinamento?

A capacitação e o treinamento têm o objetivo de desenvolver as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. 

Ao fornecer as habilidades necessárias para realizar tarefas de forma eficiente, os funcionários tornam-se mais produtivos.

E, outro aspecto importante é preparar os franqueados para gerenciar seus negócios de maneira eficiente. 

Isso inclui fornecer treinamentos específicos em gestão financeira, liderança, estratégias de marketing, entre outros. 

Com essa preparação adequada, os franqueados têm maior capacidade de tomar decisões assertivas, focar nos resultados e buscar a melhoria contínua em suas unidades.

A capacitação e o treinamento também têm um papel relevante na construção da cultura organizacional da rede de franquias. 

Mas, é essencial alinhar os valores e princípios da empresa em todas as unidades.

Desse modo, é fortalecido o senso de pertencimento e a identificação dos colaboradores com a marca. 

Como também, a busca pela inovação e criatividade, sendo outros objetivos que a capacitação e o treinamento também visam alcançar. 

Pois, ao estimular os colaboradores a pensar fora da zona de conforto e buscar soluções criativas para os desafios do mercado, as franquias tornam-se mais adaptáveis 

Além de que, encontram-se preparadas para aproveitar as oportunidades que surgem no cenário empresarial em constante evolução.

A capacitação e o treinamento nas redes de franquias podem ser realizados de diferentes formas, como:

  • Treinamentos presenciais ou online, ministrados pela franqueadora ou por parceiros especializados;
  • Manuais, vídeos, apostilas e outros materiais de apoio;
  • Visitas técnicas, auditorias e consultorias;
  • Eventos, convenções, workshops e palestras;
  • Programas de coaching, mentoring e feedback.

Essas atividades, então, devem ser contínuas e atualizadas, acompanhando as mudanças do mercado e as necessidades dos clientes. 

Além disso, precisam ser avaliados periodicamente, verificando se os objetivos foram alcançados e se há pontos de melhoria.

Como também, devem auxiliar na diferenciação da concorrência e o aumento das vendas e dos lucros.

Mas, também possibilitar a redução dos custos e dos riscos, a expansão da rede e a sustentabilidade do modelo de franquia.

Capacitação nas franquias

Saiba quais habilidades aperfeiçoar nos colaboradores 

Os treinamentos e as capacitações desenvolvem colaboradores mais profissionais para uma melhor organização. 

Assim, proporcionam aos funcionários, por exemplo, a adquirirem novos conhecimentos, habilidades e competências, além de aprimorar os que já possuem. 

Dentre as habilidades que podem ser aperfeiçoadas, destacam-se:

1. Habilidades técnicas

Treinamentos focados nas competências técnicas específicas do setor de atuação da empresa oportunizam aos colaboradores se tornarem especialistas em suas áreas de atuação. 

Incluindo o aperfeiçoamento em softwares, conhecimento de novas tecnologias, processos de produção, entre outros.

2. Habilidades comportamentais

As chamadas soft skills são cada vez mais valorizadas no ambiente corporativo. 

Elas desenvolvem habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança, resolução de conflitos, empatia e pensamento crítico.

Além disso, são essenciais para aprimorar a relação entre os colaboradores e o ambiente de trabalho como um todo.

3. Adaptabilidade e resiliência

Treinamentos que estimulem a capacidade de adaptação e resiliência dos colaboradores são fundamentais para enfrentar cenários de mudança e incerteza

Profissionais adaptáveis, por exemplo, são mais propensos a lidar positivamente com desafios e a encontrar soluções criativas.

4. Aprendizado contínuo

Estimular a cultura de aprendizado constante ajuda os colaboradores a se manterem atualizados em suas respectivas áreas de atuação. 

Isso pode ser feito por meio de cursos, workshops, mentorias e incentivos à leitura.

5. Pensamento analítico e tomada de decisão

Capacitar os colaboradores a analisar dados, identificar padrões, tomar decisões embasadas e resolver problemas complexos é crucial.

Com todas essas capacidades é possível impulsionar a eficiência e a inovação dentro da empresa.

6. Gestão do tempo e produtividade

Treinamentos que abordam a gestão do tempo e a produtividade são valiosos para aumentar a eficiência dos colaboradores e otimizar os recursos da organização.

Assim, esse gerenciamento faz com que as demandas do dia a dia sejam mais estruturadas para que não acumulem durante o tempo de trabalho. 

7. Desenvolvimento de liderança

Investir em treinamentos de liderança para colaboradores com potencial de assumir posições de gestão é muito estratégico.

Com gestores treinados em cada área, o controle de tarefas, exigências ou solicitações ficam mais fáceis de serem atendidas. 

Além disso, garante líderes competentes e inspiradores, capazes de conduzir equipes rumo ao sucesso.

8. Inteligência emocional

Desenvolver a inteligência emocional nos colaboradores é crucial para aprimorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho. 

Quando os indivíduos têm um alto nível de inteligência emocional, são mais propensos a serem empáticos, compreensivos e assertivos em suas interações.

Melhorando a comunicação, reduz conflitos e fomenta um ambiente de trabalho mais colaborativo e saudável.

9. Compliance e ética

O termo “compliance” refere-se ao cumprimento das leis, normas, regulamentos e políticas internas da empresa. 

É um conjunto de práticas e procedimentos que garantem que a organização esteja operando dentro dos padrões legais e éticos estabelecidos. 

Os treinamentos de compliance têm como objetivo conscientizar os colaboradores sobre suas responsabilidades legais e os riscos associados ao não cumprimento das normas.

Bem como fornecer orientações para agir corretamente em diferentes situações.

Dessa forma, treinamentos que reforcem a importância do cumprimento de normas, leis e princípios éticos acabam evitando problemas legais e preservando a reputação da empresa.

10. Inovação e criatividade

A “inovação” se refere à introdução de novas ideias, produtos, processos ou serviços que tragam melhorias significativas para a organização. 

Uma franquia inovadora está sempre buscando maneiras de se diferenciar no mercado, atender melhor às necessidades dos clientes e encontrar soluções mais eficientes e eficazes.

Por isso, estimular a criatividade em colaboradores ajuda as empresas a se manterem competitivas e relevantes dentro do mercado.

Capacitação nas franquias

Como a capacitação e o treinamento impulsionam franquias

Como já se sabe, o franchising tem sido uma das principais forças impulsionadoras da economia global, oferecendo oportunidades para empreendedores se realizarem no mercado.

Mas, antes de tudo, para que essas franquias alcancem todo o seu potencial de sucesso, a capacitação e o treinamento desempenham um papel fundamental.

Quando um empreendedor decide ingressar em uma franquia, ele adquire o direito de operar sob uma marca consolidada.

Além de, também, utilizar um conjunto de processos e diretrizes já testados e aprovados. 

Assim, para que a franquia funcione, os proprietários, gerentes e funcionários devem ser treinados para seguir esses padrões. Veja!

Capacitação para os franqueados 

A capacitação para os franqueados é necessária, pois eles precisam compreender a essência do negócio.

Bem como, também aprende a aplicar as melhores práticas da marca ou da cultura da empresa. 

Esse treinamento pode envolver uma série de aspectos, desde a gestão financeira e administrativa até o atendimento ao cliente e a promoção de vendas. 

Quanto mais preparado estiver o franqueado, maiores são as chances de sucesso em sua jornada empreendedora.

Capacitação para os gerentes e funcionários da franquia 

Os gerentes e funcionários também desempenham um papel crucial no desempenho geral de uma franquia. 

A capacitação adequada garante que todos estejam familiarizados com os procedimentos operacionais, os padrões de qualidade e a cultura da empresa. 

Isso leva a uma equipe mais coesa e motivada, o que resulta em um atendimento melhor ao cliente e na construção de uma imagem positiva para a marca.

Implementando uma capacitação de excelência

Agora sabendo como a capacitação e o treinamento impulsionam franquias, é interessante seguir alguns passos essenciais para implementá-los. Veja quais são eles:

  • Definir os objetivos e os indicadores de sucesso da educação corporativa, alinhados com o planejamento estratégico da empresa.
  • Realizar um diagnóstico das competências e das necessidades de aprendizagem dos colaboradores, por meio de avaliações de desempenho, pesquisas de clima, feedbacks, entre outros.
  • Elaborar um plano de ação com as atividades educacionais que serão realizadas, definindo os conteúdos, as metodologias, os recursos, os prazos, os responsáveis e os custos envolvidos.
  • Executar o plano de ação, contando com o apoio da alta gestão, dos líderes e dos facilitadores internos ou externos.
  • Monitorar e avaliar os resultados das ações educacionais, verificando o impacto no desempenho dos colaboradores e da empresa, bem como o retorno sobre o investimento (ROI).
  • Aperfeiçoar o processo de educação corporativa, incorporando as lições aprendidas, as boas práticas e as sugestões de melhoria.

Agora sabendo alguns dos passos para implementá-la, é interessante notar a sua relevância perante ao mercado.

Isso se confirma através do portal de notícias “Valor Econômico”, quando apresenta uma pesquisa sobre educação corporativa.

Ela aponta que, essa prática, não beneficia apenas os colaboradores, mas todo o ecossistema empresarial. Entenda!

Uma pesquisa realizada, apurada e apresentada durante a 14ª edição do HR First Class – um dos maiores eventos de heads de RH (Recursos Humanos) do Brasil, que ocorreu no dia 29 de junho, em São Paulo (SP) -, revelou que 73% dos mais de 200 C level e líderes de RH que estavam presentes acreditam que a Educação Corporativa não beneficia apenas os colaboradores, mas todo o ecossistema empresarial, gerando um impacto para clientes, fornecedores e a sociedade de modo geral.

Visto isso,

Entende-se, então, que ela nada mais é que uma disseminação do conhecimento geral.

Seja para todos os envolvidos no negócio ou para colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo a sociedade.

Portanto, a capacitação e treinamento nas redes de franquias é um fator fundamental para o crescimento, sucesso e diferenciação no mercado cada vez mais competitivo.

Ao investir no desenvolvimento da equipe, a franqueadora garante a excelência operacional, a diferenciação no mercado e a satisfação dos clientes.

Para mais, os franqueados tornam-se mais capacitados para tomar decisões assertivas, impulsionar resultados e buscar a melhoria contínua dos negócios.

Sendo então, um caminho ideal para ter uma franquia de sucesso. Para mais conteúdo sobre o mundo do franchising, acesse o nosso blog!