As soft skills são habilidades comportamentais que envolvem aspectos como comunicação, liderança, trabalho em equipe, criatividade, resiliência e inteligência emocional.

Elas são cada vez mais valorizadas no ambiente corporativo, pois contribuem para o desenvolvimento de profissionais mais competentes, produtivos e adaptáveis às mudanças. Essas habilidades, bem utilizadas, impactarão de forma significativa o ambiente de trabalho.

Neste artigo, explicaremos o que são as soft skills, por que elas são importantes para o sucesso profissional e qual seu impacto no ambiente corporativo, dentre outras informações valiosas. Veja!

Soft skills e hard skills: diferentes concepções de habilidades

As soft skills, também conhecidas como competências socioemocionais, são subjetivas e intangíveis, que não dependem de conhecimentos técnicos ou acadêmicos. 

Elas estão relacionadas à personalidade, aos valores e às atitudes de cada indivíduo, podendo ser aprendidas e aprimoradas ao longo da vida, mas exigem autoconhecimento, reflexão e prática.

As soft skills são diferentes das  hard skills, que são habilidades objetivas e mensuráveis que podem ser comprovadas por diplomas, certificados ou testes, elas são específicas de cada área ou função e podem ser ensinadas em cursos ou treinamentos. 

Alguns exemplos são domínio de idiomas, conhecimento de informática, capacidade de análise de dados. Dado isso, as competências socioemocionais são essenciais para o sucesso profissional em um mundo cada vez mais competitivo, complexo e dinâmico. 

Elas permitem que os profissionais se adaptem às mudanças tecnológicas, culturais e sociais que impactam o mercado de trabalho. 

Além disso, favorecem a inovação, a criatividade e a colaboração entre as equipes.

5 principais soft skills para seleção de pessoas 

As soft skills são importantes porque elas influenciam a forma como os profissionais se relacionam com os colegas, os clientes, os gestores e os stakeholders. Elas também afetam a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, gerenciar conflitos, lidar com a pressão e enfrentar desafios.

Por isso, são muito valorizadas pelos empregadores, que buscam profissionais capazes de agregar valor à organização e aos seus objetivos. 

Segundo uma pesquisa da LinkedIn, 92% dos recrutadores consideram as soft skills mais importantes do que as hard skills na hora de contratar um candidato. 

Em outro estudo, feito por pesquisadores das universidades de Harvard, de Michigan e Boston College, foi observado que o grupo de trabalhadores que receberam treinamento em soft skills foi 12% mais produtivo do que o grupo que não recebeu.  

Vendo isso, percebe-se que o desenvolvimento e até mesmo o aprimoramento dessas capacidades são essenciais tanto para se destacar no mercado quanto para impulsionar a empresa na qual está.

Mas, quais são as soft skills mais valorizadas em processos seletivos?

1. Comunicação

A habilidade de transmitir e receber informações de forma clara, assertiva e respeitosa envolve saber escutar ativamente e expressar ideias com confiança.

Essa competência é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois permite estabelecer relações interpessoais saudáveis, cooperar com os outros, resolver conflitos, negociar interesses, persuadir e influenciar positivamente.

2. Liderança

O profissional que sabe liderar tem a capacidade de influenciar positivamente outras pessoas, motivando, inspirando e orientando para o alcance de objetivos comuns.

Um líder é capaz de reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, bem como as dos outros, adaptando-se às diferentes situações e desafios, além de buscar o desenvolvimento contínuo de si mesmo e da sua equipe, estimulando o feedback, a colaboração e a inovação.

3. Trabalho em Equipe

Sendo considerada extremamente importante em ambientes de trabalho, ter a capacidade de trabalhar em equipe significa colaborar com os colegas de trabalho para alcançar um objetivo comum, respeitando as diferenças e contribuindo com as habilidades e os conhecimentos de cada um.

Com essa habilidade, diversos benefícios podem ser notados, como o aumento da produtividade, da motivação, da satisfação e do aprendizado dos colaboradores.

4. Criatividade

A criatividade está ligada à capacidade de encontrar soluções inovadoras e originais para os problemas e desafios do dia-a-dia. Ela não é um dom inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada com práticas.

Também, traz benefícios tanto para o indivíduo quanto para a organização, pois aumenta a motivação, a produtividade, a qualidade e a competitividade.

5. Resiliência: 

Em situações de adversidade é preciso saber lidar com as próprias emoções e também com as emoções da equipe na qual está inserido.

Um profissional resiliente é aquele que sabe lidar com as mudanças, as pressões e as incertezas do ambiente organizacional, sem perder o foco, a motivação e a produtividade. 

A resiliência também envolve a habilidade de se comunicar de forma assertiva, de colaborar com a equipe e de se desenvolver continuamente.

6. Inteligência emocional 

Esta habilidade é fundamental para o sucesso profissional e também pessoal, pois permite lidar com situações de estresse, conflito e frustração de forma equilibrada e assertiva.

Outro aspectos que se relacionam a essa soft skill são saber controlar os impulsos, expressar os sentimentos de forma adequada, desenvolver a empatia, o autoconhecimento e a autoestima.

Além disso, a inteligência emocional favorece o desenvolvimento das competências citadas acima.

Como as principais soft skills podem impactar no diferencial das empresas

Estas competências podem impactar no diferencial das empresas tanto internamente como externamente. 

Internamente, elas podem contribuir para melhorar o clima organizacional, aumentando a satisfação, o engajamento e a produtividade dos colaboradores.

Elas também podem favorecer a cultura de aprendizagem contínua, a gestão do conhecimento e a inovação dentro da empresa.

Profissionais resilientes e com inteligência emocional contribuem para que o clima organizacional seja respeitoso e saudável, pois têm a capacidade de em situações adversas se manterem equilibrados e produtivos, trazendo equilíbrio para a equipe. 

A equipe estando alinhada consegue observar os pontos fortes de seus membros e ter um espaço de comunicação seguro, o qual incentiva novas ideias e contribui para o desenvolvimento da criatividade dos colaboradores. 

A criatividade precisa ser estimulada, mas também exercitada. Ela não é inata ao colaborador, sendo possível através de estímulos aumentá-la, o que impacta positivamente na produção de soluções e também na criação de produtos.

Externamente, as soft skills podem ajudar a fortalecer a imagem e a reputação da empresa perante os clientes, os fornecedores, os parceiros e o mercado em geral, pois é por meio de uma excelente comunicação que se consegue realizar excelentes negociações. 

Através das práticas assertivas de uma liderança, a equipe gerida consegue traçar rapidamente estratégias de fidelização dos stakeholders e, como consequência da satisfação desses clientes, eles se tornarão promotores da marca

Avaliar as soft skills em possíveis candidatos é um processo que requer planejamento, critério e objetividade.

Mobile learning: como desenvolver e aprimorar essas competências

As soft skills não são inatas ou imutáveis, elas podem ser desenvolvidas ao longo da vida, por meio de prática, reflexão e feedback.

Buscando conhecer os pontos fortes e fracos, é possível identificar quais serão as capacidades necessárias adquirir e quais serão possíveis de aperfeiçoar.

O mobile learning é uma modalidade de ensino que tem sido adotada como auxílio no aprimoramento dessas habilidades.

Esta modalidade de ensino utiliza dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para facilitar o acesso à informação e ao conhecimento em qualquer lugar e a qualquer momento. 

Existem também empresas educacionais, que através das plataformas digitais, disponibilizam cursos para aperfeiçoamento de diversas habilidades como a comunicação, desenvolvendo e disponibilizando cursos de oratória.

Um exemplo disso é a empresa Vox2you, que oferece cursos e técnicas relevantes para auxiliar e aprimorar a oratória.  

Para otimizar os recursos disponíveis e reuní-los em um só lugar, o SULTS tem em seus módulos, a Universidade Corporativa. 

Neste módulo, é possível disponibilizar videoaulas, textos, documentos em PDF, imagens, vídeos e o que for preciso para a aprendizagem completa, tendo também a opção dos gestores  criarem uma trilha de conhecimento, com uma sequência de cursos para que seus colaboradores desenvolvam uma habilidade específica.

Como já dito, as soft skills estão sendo cada vez mais valorizadas dentro do mercado de trabalho, podendo ser desenvolvidas e aprimoradas. Estimular o desenvolvimento dessas competências em seus colaboradores influencia diretamente no crescimento e consolidação de sua marca!