Além das consultorias e auditorias constantes, outra prática essencial para a garantia da excelência em produtos e serviços é a inspeção de qualidade.

Ela surgiu na virada do século XIX para o XX, quando Frederick Taylor desenvolveu a administração científica.

As indústrias começaram a produzir em maior quantidade com rapidez, o que resultou em diversos produtos devolvidos e com defeitos.

Diante desse cenário de insatisfação, o cuidado com a qualidade do que era fornecido aos clientes foi redobrado, na tentativa virar o jogo e (re)conquistar os consumidores.

Hoje a inspeção de qualidade é tão importante que está presente em indústrias de diferentes segmentos, afinal, independente do produto que compramos, queremos que ele esteja sempre em ótimas condições, não é mesmo?

Pensando na importância deste tema, construímos este artigo para que você saiba muito mais sobre a inspeção de qualidade no contexto industrial. Não perca!

O que é inspeção de qualidade?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define a inspeção de qualidade como:

Uma atividade como medir, examinar, testar ou medir uma ou mais características de um produto e comparar os resultados com os requisitos especificados. A finalidade de uma inspeção é estabelecer se a conformidade é alcançada para cada característica.  

Em outras palavras, trata-se do manejo de matéria-prima, materiais, instalações, plantas, procedimentos e serviços ao longo de todos os estágios de produção.

Esse conjunto de esforços tem como objetivo a conformidade do que é fabricado em relação aos critérios estabelecidos por normas técnicas. 

É como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) encara essa tarefa, considerando-a um mecanismo de avaliação de conformidade na execução de um serviço, e envolve a medição e testagem de uma ou mais características do produto.  

Essa tarefa deve ser realizada por um profissional especializado, o inspetor de qualidade, que segue um checklist pré-estabelecido, formulado a partir das características do produto que precisam ser observadas.

Os deveres de um inspetor de qualidade incluem:

  • Estabelecer padrões de qualidade para todos os produtos e serviços prestados por uma empresa;
  • Criar regras para padrões e comunicá-las à equipe relevante para garantir que os níveis de qualidade sejam mantidos;
  • Escrever documentos para delinear todos os padrões de forma clara para criar referências para os colaboradores;
  • Trabalhar com todos os colaboradores de nível gerencial para garantir que eles mantenham todos os novos padrões e cumpram todos os regulamentos relevantes;
  • Execução de verificações de inspeção de qualidade aleatórias em produtos ou serviços para avaliar os níveis de qualidade.

Durante a inspeção, os produtos que não atendem às especificações são rejeitados ou devolvidos para que passem por melhorias

Inspeção de qualidade - conferindo alimento na máquina.

Inspeção de qualidade é o mesmo que controle de qualidade?

Ambas as práticas fazem parte da gestão de qualidade em um indústria, mas elas não são a mesma coisa.

A inspeção compreende as atividades de conferir os produtos, enquanto o controle refere-se à análise do processo em si, ou seja, no próprio sistema de produção. A inspeção ocorre com base no feedback dos inspetores estritamente quanto aos produtos

O que não pode faltar na inspeção de qualidade?

O primeiro passo para realizar essa atividade é ter um bom planejamento e a definição exata dos parâmetros de qualidade para o seu negócio. A partir disso, determine:

Objeto 

O que será inspecionado? A escolha de um enfoque vai guiar todos os demais pontos da inspeção. Entre as possibilidades, estão: ambientes, equipamentos, insumos, mercadorias, processos ou os recursos humanos da organização. 

Periodicidade 

De quanto em quanto tempo? Para não sobrecarregar as equipes ou a sua rotina de trabalho sem necessidade, avalie se a inspeção em vista deve ser diária, semanal, mensal, bimestral, e assim por diante. 

Objetivo

Por que essa inspeção precisa ser feita? Entenda se é um caso de:

  • Segurança;
  • Manutenção;
  • Qualidade;
  • Ou gerenciamento de riscos

Depois de encontrar essas respostas, é hora de recorrer ao mapeamento de processos para criar o checklist. Ele será um documento essencial para que, item por item, a conferência seja completa. 

Todas as informações coletadas, por sua vez, deverão ser compiladas e transformadas em dados para alimentar os indicadores do negócio

3 tipos de inspeção de qualidade mais comuns

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a inspeção de qualidade, veja quais são os tipos mais comuns que são aplicados em diferentes etapas da cadeia produtiva:

Inspeção pré-produção

A inspeção pré-produção é aquela que verifica a qualidade dos insumos e matérias primas antes que eles sejam utilizados no processo produtivo.

Esse tipo de inspeção é preventiva e reduz o risco de falhas posteriores na produção.

O inspetor separa algumas peças randomicamente para a análise (tanto um exame mais simples, como o visual, até testes em laboratório).

A partir dos resultados, ele verifica se a matéria prima atende aos requisitos técnicos e, caso contrário, tenta identificar o problema.

Inspeção em processo

A inspeção em processo pode acontecer em todas as etapas críticas do processo produtivo, desde o corte até os acabamentos finais.

Por exemplo, na montagem, os primeiros produtos da linha devem ser analisados, para garantir que tudo saiu em ordem. Caso exista algum tipo de problema, é possível tomar ações imediatas para corrigi-los.

Dessa forma, é possível evitar a perda de material, atrasos ou retrabalhos. Quando os problemas de qualidade não são corrigidos durante o processo, pequenos problemas no início da produção podem levar a problemas maiores depois.

Inspeção pós produção

A inspeção pós produção, ou inspeção pré-embarque, é a última verificação antes que o produto chegue nas mãos do cliente.

Normalmente, são observados requisitos como desempenho, aparência, quantidade e dimensão. Ela é importante pois é a última chance de resolver algum problema de qualidade do produto final.

Randomicamente, o responsável pela inspeção escolhe unidades do produto acabado para verificar se tudo está em ordem.

Os benefícios da inspeção de qualidade para marcas de sucesso

Priorizar ações que promovam a qualidade dos produtos/serviços oferecidos pela empresa é sempre uma prática muito benéfica para a consolidação da marca. Então, veja quais são alguns dos benefícios da inspeção de qualidade:

Fortalecimento da cultura de qualidade

Organizações que incorporam iniciativas focadas em conceitos de qualidade em suas rotinas, junto a treinamentos e alinhamentos constantes, aumentam as chances de engajar equipes em prol deste objetivo em comum.   

As inspeções fazem parte dos hábitos da cultura de qualidade, que também deve abranger:

  • Atitudes exemplares das lideranças;
  • Capacitações periódicas para colaboradores;
  • Compartilhamento de métricas e indicadores;
  • Mentalidade de melhoria contínua;
  • Ambiente de trabalho colaborativo

Melhor definição e delegação de papéis

Os checklists de inspeção de qualidade são excelentes norteadores para indicar as funções de cada profissional da equipe e, ainda, sobre como essa função deve ser desempenhada. 

Muitas vezes, a alternância de turnos e o grande número de colaboradores podem levar a diferentes interpretações. Essa variação pode ser evitada com as inspeções, e cada um passa a saber exatamente o que e como fazer

Identificação e reversão de inconformidades

A supervisão por meio de inspeções é capaz de detectar qualquer circunstância que esteja fora dos padrões pré-definidos

Isso viabiliza a correção instantânea de não conformidade ou a criação de um plano de ação eficiente, especialmente se as checagens forem feitas digitalmente. 

Otimização de custos

Se estamos falando de uma operação mais eficiente, com papéis bem distribuídos, reparação de falhas e produtos e serviços com alto nível de qualidade, podemos concluir que tudo isso vai refletir no balanço financeiro do negócio

Seja por menos gastos ou pelo consequente aumento das vendas, as inspeções de qualidade impactam positivamente a margem de lucros da empresa

Qualificação do atendimento ao cliente

Um produto entregue sempre com a mesma qualidade certamente vai cumprir com a expectativa do consumidor, deixando-o satisfeito.

Portanto, a assiduidade das inspeções estende seus benefícios até a ponta dos processos. 

Para fechar o ciclo, as impressões positivas do cliente vão resultar em uma excelente reputação da marca

Inspeção de qualidade - trabalhadores na indústria com computadores analisando processos.

A inspeção de qualidade aliada ao uso de novas tecnologias

Garantir um bom monitoramento contribui muito para a manutenção do padrão de excelência da marca. Nesse sentido, contar com o apoio de novas tecnologias é uma ótima opção para realizar inspeções realmente assertivas

Além disso, para reduzir as não conformidades em qualquer indústria, é preciso implementar uma cultura voltada à qualidade e à melhoria contínua e é também necessário investir em ferramentas que ajudem no controle dessa nova realidade.

Se antigamente as ferramentas manuais eram utilizadas até mesmo nas grandes empresas, hoje a competitividade está diretamente ligada à sua capacidade de utilizar recursos de ponta que otimizem os processos, monitorando a qualidade na área industrial por meio de tecnologias móveis.

O uso sistemas de gestão que podem ser acessados por meio de smartphones é uma tendência no segmento e agrega uma série de benefícios durante a inspeção.

Isso permite que os dados sejam atualizados em tempo real, com menor probabilidade de erros – e ainda contempla uma série de outros pontos fundamentais, como agilidade e transparência.

Antes, os registros eram dispersos e precisavam ser analisados de maneira segmentada. Atualmente, esse tipo de solução permite um controle absoluto sobre as tarefas dos colaboradores, da execução dos cronogramas e do andamento dos projetos.

Enfim, o uso da tecnologia soluciona muitos desafios relacionados, inclusive, aos procedimentos de checagem dentro das empresas, como:

  • Grande volume de dados;
  • Fácil usabilidade com sistemas especializados intuitivos para uso de gestores e equipes;
  • Visão de indicadores em tempo real;
  • Padronização do preenchimento;
  • Economia de tempo;
  • Análises comparativas entre diferentes departamentos, unidades de negócio ou períodos;
  • Identificação instantânea de inconformidades;
  • Acesso às informações em qualquer lugar. 

O SULTS comprova todos esses aspectos no dia a dia de clientes que adquiriram a solução. Vale a pena experimentar todas as suas mais de 20 ferramentas integradas, especialmente o Checklist para inspeções de qualidade.

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