Sabe-se que, independentemente da área de atuação do seu negócio, o lead scoring é funcional por promover melhorias, otimizações e aumento de performance. Por isso, entender qual tipo é funcional para a sua empresa e quais técnicas de análise são eficazes é o caminho do sucesso. 

Um erro muito comum nas estratégias de lead scoring é acreditar que ele está focado apenas em situações de empresas maiores e que contém um grande banco de leads. 

Esse quesito é completamente equivocado, pois é de suma importância entender como trabalhar com esses prospects que chegam até o seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Para entender melhor a essencialidade dessas estratégias, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre os tipos de lead scoring mais eficazes e, após adotar o seu, como analisá-lo. Veja mais!

Escolha qual tipo de lead scoring se encaixa melhor para as necessidades da sua empresa

Há diversos formatos que podem ser utilizados para que os resultados do seu negócio em conquista de novos clientes possam acontecer. 

Dentre esses métodos, tem-se 5 deles que melhor tem performado nos últimos tempos. Sendo eles: 

Lead scoring manual 

Essa metodologia consiste em uma proporção menor do crescimento da empresa, já que funciona em uma produção mais manual e acompanhamento por uma só pessoa, por isso é menos escalável.

Essa alternativa pode ser funcional para pequenas empresas que não desejam investir alto em sistemas de automação. 

Lead scoring semiautomático 

Por outro lado, o semiautomático se situa na mesclagem de uma abordagem manual e automática, ou seja, nesse modelo planilhas digitais são utilizadas para ajudar na busca por estratégias de ação. 

Lead scoring automático e simples 

Considerando vários pontos de análise e compreensão do lead, essa ferramenta busca dinamizar mais análise por maiores disposições de informações

Essas informações, normalmente, são a quantia dos leads e, a partir disso, difundir ideias e ações para trabalhar de forma assertiva com esse número.

Lead scoring automático e complexo

Pensando em um sistema mais completo em informações e direcionamentos do lead, esse formato é composto pelo maior número de dados do prospect para entendê-lo melhor

Por isso, essa metodologia é possível trabalhar com o histórico de resultados da empresa, e não fazer uma espécie de teste com o que pode ser produtivo ou não. 

Sendo um formato mais assertivo, rápido nos processos e mais detalhado para uma análise de sucesso. 

Lead scoring automático e preditivo

Uma análise de pesos, critérios e influência do lead que ainda era feito por um profissional, agora está automatizado nesse modelo. 

Isso colabora, com toda a certeza, para que o profissional da área do Marketing consiga gerenciar apenas as ações a serem tomadas após a base de informações e dados desses leads. 

Tipo de lead scoring definido, e agora? Como analisar esse banco de dados? 

Depois de um modelo de lead scoring escolhido que melhor se encaixa com o melhor funcionamento do seu negócio, chegou o momento de entendê-lo. 

Para isso, separamos um checklist para facilitar o passo a passo de como analisar e fazer um lead scoring de sucesso

  1. Defina os MQL (Marketing Qualified Lead) e SQL (Sales Qualified Lead);
  2. Considere o banco de dados fornecido pelo tipo de lead scoring escolhido; 
  3. Determine sua pontuação de ativação (quando transportar da equipe de marketing para a de vendas) 
  4. Delimite um padrão de pontuação de ativação para usar como filtro determinador; 
  5. Não descarte a pontuação negativa, e sim reserve-a para futuras ações; 
  6. Deixe em aberto a reformulação e aprimoração da estratégia ao longo do processo. 

Isto é, uma boa análise é feita por meio de definições de base e o cumprimento de cada uma delas. Invista nessa metodologia, entenda melhor seu lead e saiba ganhá-lo para o seu negócio.

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Lead scoring: produtividade e aumento das vendas

Base de leads: 5 ações para gerenciá-la

Tipos de lead scoring - SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Expansão e CRMExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.