Você sabia que o cliente é a “vitrine” do seu negócio? É através dele que o seu produto/serviço e a sua marca são divulgados. Sabendo disso, a grande questão deste artigo é: como seu time tem realizado o suporte ao cliente

Existem vários benefícios ao priorizar o suporte ao seu cliente, além de captá-lo e gerar mais vendas.  Mais do que conquistar o cliente, é importante acompanhá-lo durante toda a sua jornada e proporcionar uma experiência inesquecível do início ao fim.

Veja alguns dados que comprovam que o interações constantes e um suporte de qualidade podem trazer benefícios às organizações empresariais:

Com um suporte de excelência, os clientes estarão cada vez mais felizes com a marca e fidelizados a ela. Isso promove mais autoridade à empresa e, consequentemente, mais oportunidades de negócio fechado com novos consumidores.

Mas, afinal, o que mais você precisa saber sobre o suporte ao cliente? Siga leitura até o final deste artigo e saiba:

  • 5 passos infalíveis para um suporte ao cliente qualificado 
  • O que não pode faltar no suporte ao cliente do seu negócio

5 passos infalíveis para um suporte ao cliente qualificado 

Já que ficou claro o porquê o suporte ao cliente é essencial para melhorar a visibilidade da sua organização, o que faltava era saber como colocar essa peça-chave em prática.

Separamos 5 passos infalíveis que, se aplicados de maneira adequada, garantem a excelência no suporte ao cliente e ainda geram todos os benefícios já citados. Confira!

1. Todo cliente importa

Antes de mais nada, é indispensável que a sua empresa valorize cada cliente que entra em contato com a sua marca, independente se é um grande ou pequeno cliente

Isso é importante porque, além de maiores possibilidades de fidelização do cliente, o Lifetime Value também aumenta, que é o valor investido por ele ao longo do tempo que interage com a marca.

2. Seja sempre transparente

O segundo passo para um suporte ao cliente de excelência é ser transparente em todas as interações. Deixe claro o que é possível e o que é impossível fazer para solucionar a demanda do consumidor. Tudo isso para que não se crie expectativas sem a chance de alcançá-las, o que pode causar a decepção no cliente.

3. Proporcione treinamentos à sua equipe

Desenvolver a equipe de suporte por meio de treinamentos especializados é sinônimo de qualidade no atendimento. Promova cursos, faça reuniões de feedback, proporcione workshops e busque soluções inteligentes para fortalecer o seu time.

4. Registre todas as interações e pontos de contato

Mantenha um registro atualizado de todas as informações e interações do cliente. Contar com esse tipo de organização facilita o planejamento de quais ações devem ser realizadas para e melhoria do atendimento.

5. Escolha o melhor sistema tecnológico

Por fim, utilize a tecnologia como um braço direito na missão de proporcionar um suporte de excelência. Um CRM completo é uma ótima opção para gerenciar o relacionamento e registrar informações de clientes, além proporcionar as métricas necessárias para a análise dos processos e projetos realizados por diferentes departamentos da empresa.

O que não pode faltar no suporte ao cliente do seu negócio

Infelizmente, quando os clientes são consultados, alguns dados evidenciam o quanto o atendimento e o suporte ao cliente tem apresentado várias falhas que decepcionam o consumidor. Veja: 

  • Segundo os consumidores, em 50% das vezes as equipes de atendimento são incapazes de responder às suas perguntas; (RightNow)
  • 56% dos consumidores precisam explicar o problema mais de uma vez ao conversar com o atendente; (Harvard Business Review)
  • 57% dos consumidores acreditam que os atendentes não fazem ideia do que está acontecendo; muitas vezes dão a impressão de que o cliente sabe mais da empresa que o funcionário; (Kissmetrics)
  • 84% dos consumidores ficam extremamente frustrados em situações em que o atendente não tem a informação solicitada. (ThinkJar)

Não há dúvidas de que não podemos fazer parte desses dados tão negativos e frustrantes. Sendo assim, o que não pode faltar no suporte ao cliente são atitudes e comportamentos simples, mas que fazem toda a diferença, como preparação, transparência, empatia, cuidado, dedicação, domínio do negócio e a vontade genuína de resolver o problema.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que o suporte ao cliente realizado pela sua empresa seja excelente e baseado nas nossas dicas valiosas.

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