Uma pesquisa, realizada no ano de 2023, sobre a Incorporação da Tecnologia da Informação nas Empresas, conduzida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), revelou que cerca de 84% das organizações já adotam algum tipo de ERP.

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que integra e automatiza os processos de gestão de uma empresa, como vendas, financeiro, fiscal, contábil, entre outros.

Ele atende às necessidades específicas desse modelo de negócio, como padronização, controle, comunicação e expansão.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS é um poderoso ERP, que conta com um módulo específico de compras. Sendo uma solução inteligente para redes de franquias que desejam gerenciar os processos com eficiência e agilidade.

Com uma variedade de benefícios voltados para garantir a qualidade dos negócios, o software oferece recursos avançados e intuitivos que facilitam a comunicação, engajam colaboradores e otimizam processos.

Descubra como o Módulo de Compras da SULTS é capaz de transformar a gestão de compras em sua rede de franquias!

Melhores práticas para a gestão de compras

Com diferentes unidades operando de forma independente, é essencial garantir a padronização dos processos de compra em toda a rede.

A falta de visibilidade e controle centralizado sobre as compras realizadas em cada unidade pode ser um enorme gargalo.

Com um sistema que proporcione essa visão, evita-se a duplicação de pedidos e dificuldades em manter o controle sobre os custos.

Mas, existem práticas que podem ser adotadas atreladas a contratação de um sistema de gerenciamento tecnológico, gerando mais automatização, seguindo as diretrizes da rede.

Padronize os processos de compras

É essencial estabelecer diretrizes claras para as compras em todas as unidades da franquia. Isso inclui a definição de fornecedores aprovados, políticas de compras, limites de gastos e procedimentos para aprovação de pedidos.

Ao padronizar os processos, garante-se a consistência e evita discrepâncias entre as unidades.

Com a implementação do módulo têm-se uma ampla gama de recursos e funcionalidades projetados especificamente para facilitar a gestão de compras em franquias.

Sendo possível ter acesso ao banco de dados completo e atualizado gerado, onde facilmente encontram essas informações

Além disso, o sistema permite a criação de catálogos digitais. Nos quais os franqueados podem visualizar os produtos disponíveis, suas descrições, preços e estoque atualizado.

Invista em tecnologia de gestão

Investir em um software de gestão facilita e agiliza todo o processo. Essa ferramenta permite gerenciar pedidos, automatizar a comunicação com fornecedores e analisar dados para tomar decisões estratégicas.

Além disso, a tecnologia proporciona maior transparência e controle sobre as compras em toda a rede de franquias.

Permitindo, também, que todas as informações relacionadas às compras estejam concentradas e atualizadas no sistema. Isso auxilia a eliminar a necessidade de reinserção manual de informações.

Monitore e analise os dados

Acompanhar os dados obtidos é essencial para avaliar a eficácia da gestão e identificar oportunidades de melhoria.

Por isso, faça uma análise das métricas como o tempo médio de entrega, nível de estoque, taxa de retorno de produtos e custos de compras.

Com base nessas informações, é possível realizar os ajustes necessários para otimizar o processo de compras da rede.

Dessa forma, é possível fazer as solicitações de forma rápida e precisa, evitando erros e atrasos no processo.

Além disso, com os recursos avançados de análise e relatórios é fornecido aos franqueadores uma visão detalhada sobre as compras realizadas.

Compras SULTS

5 benefícios do Módulo de Compras para franquias

O Módulo de Compras do SULTS trata-se de uma solução inteligente para gestão de compras nas redes.

Com benefícios diretos para a gestão, ele otimiza a comunicação e assegura a qualidade do negócio, garantindo maior eficiência operacional.

Os processos de compras, como já dito, são automatizados, desde a solicitação até o armazenamento dos produtos. Agilizando todo o ciclo de compras, reduzindo erros e custos desnecessários. Listamos alguns dos inúmeros benefícios deste módulo a seguir.

1. Centralização das compras

Redução de custos, padronização de processos e maior controle são um dos principais benefícios da centralização.

Com ela, é possível otimizar o armazenamento dos produtos e garantir um fluxo eficiente das compras.

Também com maior controle sobre as compras é possível acompanhar todo o fluxo, desde a solicitação até o recebimento do produto, aumentando a transparência na operação.

Além da garantia que os franqueados comprem dos fornecedores homologados, contribuindo para manter a padronização. Evitando futuros gargalos com as unidades.

2. Automatização de processos

A automatização de processos proporciona maior agilidade, elimina o possíveis gargalos nas etapas do fluxo de compra, garantindo precisão e evitando retrabalhos.

Ao eliminar tarefas repetitivas, a automatização permite que os colaboradores possam focar em atividades estratégicas e na gestão de estoque.

3. Gestão de fornecedores

Utilizando o módulo, os administradores conseguem cadastrar fornecedores e seus produtos ofertados.

Para trazer excelência à gestão do franqueador, o módulo possui a possibilidade de inserir todas as informações necessárias do fornecedor, entre eles, o CNPJ, nome, endereço e contato.

É criado um ambiente de timeline dentro do módulo, registrando as conversas com as unidades. Assim, processo de faturamento feito externamente pode ser registrado, deixando as informações centralizadas.

4. Controle de pedidos e estoque

Utilizando o módulo, é possível ter um controle completo do estoque, permitindo acompanhar em tempo real a disponibilidade dos produtos. Evitando impedimentos como falta ou excesso de mercadorias.

Além de ser muito mais simples realizar pedidos de compras, o que garante agilidade na reposição de estoque.

O franqueador tem acesso instantâneo às informações sobre o status dos pedidos, acompanhando o relatório gerado pelo sistema, onde encontrará o registro das transações.

É possível inserir um e-mail de notificação para quando o estoque dos produtos chegar a zero, por isso é importante manter esse e-mail atualizado para receber as notificações.

5. Gerenciamento de acessos e permissões

A franqueadora tem total controle do acesso ao módulo, pois a mesma configura a visão dos fornecedores, garantindo a segurança das informações dos demais parceiros comerciais. 

Os dados cadastrados, como nome, CPF, CNPJ, telefone, endereço e e-mail, serão vistos apenas pela equipe interna, mantendo a confiabilidade da rede.

A implementação do sistema é coerente, pois é oferecido um treinamento robusto para todos os módulos do software, dando a possibilidade de aproveitamento total dos mais de 20 módulos, assim como o de Compras.

Compras SULTS

Implementação do Módulo Compras SULTS

A integração do Módulo Compras em sua franquia é feita de maneira eficiente. Considera-se toda uma análise de necessidades, sendo possível a customização do sistema de acordo com as especificidades da franquia.

Além disso, há o fornecimento de suporte técnico durante e após a implementação do sistema, proporcionando total tranquilidade no uso da solução.

Esta solução inteligente está em constante aprimoramento para atender às necessidades específicas das empresas, garantindo uma gestão ainda mais eficaz e resultados positivos.

O objetivo principal do Módulo de Compras é otimizar o processo de solicitações, reduzindo custos, gerando economia de tempo e garantindo a qualidade dos produtos adquiridos.

Portanto, franquias de diferentes segmentos podem se beneficiar das funcionalidades oferecidas por essa solução inteligente de gestão.

Sendo a gestão de extrema importância para as redes de franquias. Por isso, não perca tempo e entre em contato com nosso vendedores e teste o sistema por 14 dias de forma gratuita!