A Gartner, conhecida como a instituição de pesquisa mais respeitada quando se trata da tecnologia da informação, resume o conceito de service desk como:

Um centro de ajuda que está equipado com os recursos para a resolução de solicitações de serviço e problemas. Ele dá ao prestador de serviço e ao cliente a capacidade de diagnosticar de forma eficiente e corrigir problemas de suporte técnico.

Gartner

De fato, esse é um ótimo resumo do que se trata quando falamos sobre o termo. Mas será que é só isso? Neste artigo vamos entender um pouco melhor sobre as características de um service desk.

Veja sobre quais tópicos falaremos a seguir:

  • Desvendando a definição completa de service desk
  • Afinal, qual a diferença entre help desk e service desk?
  • A importância do SD na estratégia empresarial

Desvendando a definição completa de service desk

O service desk equivale a uma central de serviços. Como um recurso centralizador, esse recurso proporciona um único ponto de contato entre clientes, colaboradores e parceiros de negócios.

Vamos a mais uma definição assertiva, divulgada pela ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação):

Service desk é o ponto de contato entre o provedor de serviços e os usuários. Um service desk típico gerencia incidentes e solicitações de serviço e também lida com a comunicação com os usuários.

ITIL

Assim, é no service desk que são registradas as entradas e as saídas de pedidos de suporte para o controle, a geração de históricos e a garantia da padronização dos processos.

Todo o suporte é feito de maneira mais ágil possível para minimizar os impactos negativos das falhas que originararam a demanda.

Afinal, qual a diferença entre help desk e service desk?

O help desk (HD) também pode ser definido como um serviço de suporte técnico, mas o seu foco está em atender questões mais rotineiras, como troca de senhas, ajustes simples e dúvidas sobre os sistemas, por exemplo.

Já o service desk (SD) lida com demandas mais densas, como falhas na segurança e distribuição de permissões de acesso.

Em outras palavras, o HD é caracterizado como o primeiro nível de atendimento. Ele concentra canais de comunicação para melhorar a experiência do usuário e potencializar as estratégias de CRM, por meio de chats, centrais de ajuda, entre outros.

Enquanto isso, o SD pode ser entendido como uma evolução conceitual e tecnológica do HD. Isso porque o service desk conta com recursos mais avançados para solucionar problemas de alta complexidade.

A importância do SD na estratégia empresarial

Podemos dizer que a aplicação do service desk é essencial nas estratégias empresariais da atualidade, porque o consumidor espera cada vez mais receber atendimentos personalizados e ágeis.

Esse tipo de serviço apresenta benefícios como:

  • melhoria na comunicação com usuários/clientes;
  • minimização dos impactos negativos de falhas de serviço;
  • resolução de incidentes e solicitações com o mínimo de atraso;
  • melhoria na percepção e na satisfação dos clientes sobre os serviços fornecidos;
  • melhoria na qualidade e na agilidade do tratamento de requisições dos usuários;
  • aumento da produtividade do negócio por meio da otimização dos recursos de suporte;

Além de tudo isso, outra vantagem do service desk é que ele atua como apoio consultivo na gestão estratégica das empresas. Ele pode contribuir significativamente para as ações de marketing, venda, atendimento e outras que almejam crescimento.

Sem dúvidas, os serviços executados pelo SD também ajudam as empresas a alcançarem resultados expressivos e a tomarem decisões mais assertivas, baseando-se em métricas e dados reais.

Service desk - print para ilustrar o painel inicial do SULTS, sistema de gestão para redes de negócio.

SULTS: o service desk ideal para redes de negócio

SULTS é um tipo de service desk ideal para a comunicação de redes de negócios, como franquiasde filiaisde associaçõesde redes de licenciamento.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para garantir todo o suporte necessário a colaboradores, clientes, franqueados e fornecedores.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.