Quando falamos sobre ouvir a opinião do público, de modo geral, existem diversas maneiras de fazer isso – um café para trocar ideias e colher feedbacks, uma pergunta enviada por e-mail/whatsapp, enquetes online ou até mesmo um telefonema.

Antes de decidir qual das opções aplicar, é preciso considerar qual a melhor maneira de chegar até esse público e fazer com que ele se sinta confortável em responder às perguntas e expressar a sua real opinião.

No contexto empresarial, essa necessidade de escuta ativa deve ser um dos pilares. Saber o que os colaboradores sentem em relação às suas funções e em relação ao ambiente de trabalho é importante para visualizar o que está acontecendo e, principalmente, para identificar o que pode (e deve) ser aprimorado.

Considerando a quantidade de pessoas que compõem a equipe de trabalho, enviar perguntas por whatsapp, telefonar ou tomar um café com cada uma delas pode demandar um tempo muito extenso dos gestores e se tornar inviável e sem escala.

Mas quando falamos em questionários e enquetes online, o cenário parece mais promissor. Por essa razão, neste artigo vamos aprender mais sobre esse tema. Confira os tópicos a seguir:

  • Enquetes online aplicadas no contexto empresarial
  • 5 passos para criar enquetes online assertivas
  • Novo módulo de Enquetes do SULTS

Enquetes online aplicadas no contexto empresarial

Criar e disponibilizar questões a serem respondidas de forma online é um método muito popular para escutar a “voz do povo”. Não é por acaso que uma das ferramentas mais utilizadas e mais populares do Instagram é a opção de enquetes.

Diante desse sucesso, outras marcas começaram a reproduzir essa aplicação para ouvir o que os seus usuários gostariam de dizer, como o LinkedIn. Nessa rede social profissional, também é possível personalizar pequenos questionários e publicá-los no feed para que as conexões respondam.

Sem dúvidas, as enquetes online já foram validadas no mercado e são soluções que geram valor para as empresas.

Ferramenta promissora para o franchising

Quando voltamos os olhos para o contexto do franchising, sabemos que a comunicação entre franqueadora e franqueados deve acontecer de maneira fluida e transparente, sem brechas para falhas ou ruídos.

Existem diversos artigos aqui no blog sobre essa relação franqueador franqueado e sempre frizamos que ambos precisam estar em sintonia para fazer com que toda a rede cresça e colha resultados cada vez melhores.

Sabendo disso, a aplicação de enquetes online aos franqueados de uma rede de franquias faz total sentido. Esse tipo de pesquisa permite tanto que o franqueado expresse suas opiniões sobre determinado tema, quanto que o franqueador identifique as falhas no processo e crie planos de ação.

5 passos para criar enquetes online assertivas

Embora o tema da enquete possa variar de acordo com os objetivos estratégicos traçados pela empresa, existem algumas etapas imprescindíveis para criá-la de maneira estruturada. Veja:

1. Defina o tema da enquete

É essencial iniciar o processo sabendo qual é o objetivo da ação. Dessa forma, há otimização de tempo dos colaboradores envolvidos e evita o desvio do foco e a coleta de dados desnecessários.

2. Defina o público-alvo

Agora é necessário definir quem receberá a enquete. Por exemplo, no caso do franchising, a enquete será enviada apenas para:

( ) Colaboradores internos;

( ) Somente para os franqueados;

( ) Para todos da rede.

Essa resposta dependerá do objetivo proposto. Caso contrário, os dados obtidos não serão assertivos e toda a pesquisa estará comprometida.

3. Estruture e personalize a enquete

Após definir os responsáveis por responder a enquete, é hora de estruturá-la. Quais serão as seções, quantas questões terá, quais os tipos de resposta aceitas (texto, múltilpla escolha, dicotômica, anexos), qual tempo de vigência, além de personalizar o tema previamente definido no início do planejamento.

4. Disponibilize a enquete

Neste momento, basta disparar o envio da enquete para as pessoas selecionadas. Ao receberem, elas poderão visualizar toda a estrutura criada pelos autores da pesquisa, além de só conseguirem responder com o tipo de resposta habilitado.

5. Analise os resultados cuidadosamente

Após o término do período de vigência da pesquisa, é hora de analisar os resultados de forma minuciosa. O ideal é que essa análise seja realizada por meio de dashboards gerados pela plataforma na qual as enquetes foram criadas.

Nem todos os sistemas de enquetes online permitem essa visualização completa e detalhada do processo.

Mas, pensando na importância dessa ferramenta no contexto empresarial, especialmente no caso de redes de negócios, desenvolvemos dentro do SULTS o módulo Enquete. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Enquetes online - módulo de enquetes do SULTS

Novo módulo de Enquetes do SULTS

Depois de tudo o que dissemos neste artigo, você pode estar pensando em qual software seria o mais completo e com melhor custo-benefício para atender todas as demandas de uma ação que envolva enquetes online.

Podemos dizer que você acaba de encontrar a plataforma ideal! O módulo de Enquetes do SULTS é ideal para redes de negócios, principalmente para o franchising.

Nele você e sua equipe de trabalho podem realizar pesquisas com os colaboradores internos e das unidades. As enquetes são totalmente personalizadas e de acordo com os objetivos estratégicos traçados pelos gestores.

Assista ao vídeo agora mesmo e veja como funciona na prática:

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