Com a virada do ano, é natural que as perspectivas de crescimento façam parte do planejamento estratégico de pequenas, médias e grandes empresas. Independentemente do modelo de negócio, a dúvida é sempre a mesma: falando de mercado, quais são as tendências 2023?

Pelo menos para o franchising brasileiro, essa é uma pergunta que não quer calar.

O formato empresarial baseado em franquias é considerado uma alternativa mais segura para empreender. Mas será que as previsões para este ano continuam sendo animadoras para os empreendedores?

Para responder a essa e outras perguntas, confira agora mesmo este artigo que preparamos para você.

Tendências 2023 | O que a ABF diz sobre o assunto

Sabemos que entre as responsabilidades da Associação Brasileira de Franchising (ABF), está o levantamento e a divulgação de números relacionados ao mercado de franquias. Sendo assim, buscamos saber o que esse importante órgão diz a respeito do tema.

Em dezembro de 2022 foi divulgado no portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios que a projeção da ABF era de que o franchising rompesse a barreira dos R$200 bilhões de faturamento pela primeira vez até o fim do ano passado.

O surgimento de novas marcas, novos modelos de negócio e o amadurecimento digital das redes são fatores que puderam contribuir significativamente para esse resultado surpreendente.

Em 2023, o mercado brasileiro de franchising promete um crescimento significativo. Em seus estudos mais recentes, a ABF aponta as franquias em alta, considerando o excelente desempenho em 2022. Entre os setores mais promissores estão moda, idiomas, casa e construção, alimentação e saúde, beleza e bem-estar.

E não é só a Associação Brasileira de Franchising que aposta em números positivos para o setor.

Segundo Rodolfo Olivo, professor da FIA Business School, a economia em geral deve ficar mais movimentada no Brasil em 2023. Para ele,

Neste contexto, as franquias de serviços e novos produtos podem ser uma boa aposta, pois os consumidores cada vez mais buscam comodidade, conveniência, experiências personalizadas e novos produtos.

Rodolfo Olivro, professor da FIA Business School

Tendências 2023 | Setores em alta que prometem resultados ainda melhores neste ano

Tendências 2023 - restaurantes e food trucks

Franquias de Alimentação: restaurantes e food trucks

Um dos segmentos que mais cresceram em 2022 é o de alimentação, especialmente quando falamos em restaurantes e food trucks.

Esse setor deve se manter em alta em 2023 devido ao fato de que as pessoas estão cada vez mais optando por fazerem refeições e lanches fora de quase, principalmente na hora do almoço.

Outro fator importante deste segmento que também registra números expressivos são os serviços de entrega de produtos alimentícios.

Afinal, quem não gosta da praticidade e da comodidade de pedir comida por aplicativo hoje em dia, não é mesmo?

A possibilidade de receber o alimento e pagar por ele no conforto de casa, sem dúvidas, são atributos que potencializam o setor alimentício.

Tendências 2023 - casa e construção

Franquias de Casa e Construção

Mesmo que durante a pandemia este setor tenha sido alavancado, as franquias de Casa e Construção prometem continuar a expansão em 2023.

Isso se justifica pelo fato de que as pessoas estão mais em casa – movimento esse potencializado pela popularização do home office.

Esse tipo de franquia merece bastante a atenção dos investidores, pois só no primeiro trimestre de 2022, o crescimento das redes voltadas à Casa e Construção foi de mais de 9%, se comparado com o mesmo período de 2021. Sem dúvidas é um setor promissor!

Tendências 2023 - saúde, beleza e bem-estar

Franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar

O setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar é responsável por um dos maiores crescimentos do franchising em 2022. Segundo a ABF, a tendência é de que esse desempenho positivo se repita em 2023.

Dentro desse contexto, é preciso mencionar que o consumidor brasileiro é reconhecido como um dos que mais gastam em marcas voltadas ao bem-estar. E a pandemia potencializou ainda mais o desejo de consumir produtos relacionados à saúde e à beleza.

Conforme pesquisas da NielsenlQ/Ebit realizadas no primeiro semestre de 2022 e divulgada no portal Guia da Farmácia, o mercado de cosméticos no Brasil contou com crescimento de 24% em relação a 2021.

Até 2030, a expectativa é de uma taxa anual de crescimento de até 4,76%, de acordo com as previsões da Goldstein Research em artigo publicado na Revista H&C — Household & Cosméticos.

Enfim, falamos sobre os setores em alta do mercado de franquias, mas quais serão os novos comportamentos norteadores desse modelo de negócio em 2023? Veja no tópico a seguir.

Tendências 2023 | 3 principais norteadores do franchising pelos próximos meses

1. Equilíbrio entre contato digital e presencial

Os últimos anos impuseram novos ritmos de conexão aos franqueados e franqueadores, com a redução de distâncias proporcionada pelo digital – o que ajudou a acelerar processos, mas aumentou o grau de ansiedade por respostas rápidas, de acordo com Adir Ribeiro, fundador da Praxis Business.

No entanto, 2023 deve ser o ano que marcará as reconexões presencias, um dos grandes desafios para o setor no ano, na visão do especialista:

A conexão humana ficou mais valiosa, os momentos presenciais se tornam mais importantes. O remoto traz acelerações, processos, mas precisa ter momentos de conexão para criar sinergia e, consequentemente, inovação. Devemos ver mais disso.

Adir Ribeiro, fundador da Praxis Business

2. Aumento dos canais alternativos e das ferramentas de expansão

Como falamos anteriormente, modelos de franquia que utilizam a tecnologia no modelo de negócio, como delivery e os canais de vendas digitais devem continuar avançando em 2023, na visão dos especialistas.

Alguns avanços em omnicanalidade foram observados ao longo dos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito para chegar a um modelo ideal, que inclua a experiência na loja física na equação, de acordo com Adir Ribeiro.

Ana Vecchi, CEO da Ana Vecchi Business Consulting, acredita que o setor deve passar por um novo amadurecimento na questão que envolve expansão, principalmente nas ferramentas adotadas pelas redes.

A especialista também acredita que o perfil do franqueado não deve mudar em 2023, mas que o foco em proatividade deve ser intensificado, bem como todo um rol de soft skills que passaram a entrar na agenda de requisitos para se abrir uma franquia.

3. Profissionalização das redes

Temas como M&A, IPO, ESG e sucessão de franqueados devem ser mais comuns entre as redes. A busca por fazer parte de holdings deve continuar crescente, como forma de dividir custos e aumentar escalabilidade de forma responsável.

Dessa forma, também pode haver um movimento de saída de fundadores dos cargos de gestão para a entrada de executivos de mercado, além da implementação de governança corporativa nas empresas.

Dicas valiosas antes de abrir uma franquia em 2023

Depois de tanto material rico sobre tendências deste ano para o setor do franchising, vale a pena conferir algumas recomendações importantes antes de abrir uma nova unidade.

Veja quais são as nossas dicas:

  • Estudar o segmento no qual pretende ingressar para avaliar a atratividade desse nicho e quais serviços e produtos se destacam para receber o seu investimento;
  • Saber sua disponibilidade financeira para investir, a solidez e suporte que os franqueadores oferecem, além de suas expectativas de retorno e perfil enquanto franqueado;
  • Converse com outros franqueados e procure entender bem o dia a dia e os desafios desse tipo de empreendimento;
  • Ter capital de giro suficiente para aguardar o ponto de equilíbrio do novo negócio. Na sua análise sobre o cenário para investimento em franquias para 2023, avalie o valor do investimento e como funciona o cálculo e o prazo de retorno;
  • Busque investimentos que gerem uma relação entre o capital investido e os benefícios de se ter o próprio negócio.
  • Analise bem a forma de divulgação das marcas, produtos e serviços. Pois isso tem sido cada vez mais decisivo para bons resultados em vendas.

Vimos que as tendências para o franchising em 2023 consideram muitas ferramentas e métodos de trabalho que já usávamos nos anos anteriores, mas, agora, de forma otimizada e com novos objetivos.

Uma ferramenta atemporal e que sempre se adequa às novidades do mercado é o sistema de gestão.

Se em seus planos para este ano está a otimização de processos, o controle da rotina operacional e o acompanhamento do dia a dia do seu time, conheça o SULTS. Experimente agora e confira as redes ao redor do Brasil que utilizam a nossa plataforma.