Em um artigo anterior, falamos sobre o método Scrum, como aplicá-lo na sua empresa e seus benefícios. Nesse artigo, falaremos um pouco sobre os três pilares básicos que estão por trás dessa metodologia e possuem grande importância.
Revisando: o que é Scrum?
Esse método visa tornar os processos dentro de uma empresa mais produtivos, otimizando a sua execução. Além de auxiliar o empreendimento, esse sistema também é capaz de ajudar os colaboradores, pensando em formas simples de solucionar demandas complexas, de acordo com o Guia do Scrum.
Vale mencionar que o Scrum tem como base a experiência e a observação. A partir disso, é possível tomar melhores decisões, que podem otimizar o tempo de execução e reduzir custos desnecessários ou até mesmo agregar valor ao produto/serviço, levando em conta um trabalho em equipe, pois por meio dele é possível ter diversos coaboradores com habilidades e ideias diferentes.
Quais os pilares do Scrum?
- Ter transparência: Quando toda a equipe está ciente do processo, sabendo dos objetivos e metas e os passos para o cumprimento, as decisões são mais acertadas e a chance de prejuízo se torna menor. Por isso, quem está executando e quem está sendo beneficiado precisa ter transparência sobre o andamento dos fatos.
- Inspeção: É primordial que o tempo todo essas ações sejam revisadas, as métricas e os dados sejam revistos para que os problemas possam ser identificados instantaneamente e corrigidos o mais rápido possível. Por isso é importante o primeiro pilar para que o segundo possa ocorrer de forma efetiva.
- Adaptação: Já deu pra perceber que todos os pilares estão alinhados. Na fase de adaptação, após inspecionar é possível fazer ajustes, o que necessita de boa adaptação da empresa e dos colaboradores. Isso trabalha com o potencial de colaboração e aprimoramento da equipe, tornando-a mais eficiente e resiliente.
E quais as vantagens desse método para o meu negócio a partir desses pilares?
A implementação assertiva do Scrum possibilita o desenvolvimento de equipes mais rápidas, criativas, com mais capacidade para solucionar problemas e lidar com mudanças, que trabalham melhor coletivamente e lida bem com liderança.
Outro benefício é a organização e a comunicação que são as habilidades mais importantes dentro de um negócio, pois elas garantem o funcionamento dos setores em sua forma mais eficiente. O Scrum permite que todos entendam seu papel de modo mais claro e assim tenham mais responsabilidade em seus atos.
Além do Scrum, o que posso unir para melhorar ainda mais o desempenho da minha equipe?
Quando, aliado ao método Scrum, ainda são implementados sistemas capazes de aumentar a produtividade dos seus funcionários, os benefícios podem ser ainda maiores. Um exemplo disso é a Matriz de Einsenhower, um método em que você determina a ordem das tarefas por meio de dois pilares: importância e urgência, otimizando o tempo. Além disso, o GTD (getting things done) também tem o objetivo de melhorar a produtividade, a partir de alguns passos que detalhamos em outro artigo.
Leia também:
Como o método GTD auxilia na produtividade?
Produtividade com a Matriz de Einsenhower (parte 1)
Produtividade com a Matriz de Einsenhower (parte 2)
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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