Conforme estudos da CX Trend, 97% dos clientes pretendem gastar mais com empresas que personalizam o atendimento. Isso porque a satisfação do consumidor a partir da experiência dele com a marca deve atingir todos os pontos de contato, não só com o produto.

Além disso, outros dados da CX Trend revelam informações interessantes, como: 

  • 76% dos clientes mudariam para um concorrente devido às experiências ruins de atendimento; 
  • 74% dos entrevistados esperam que a empresa tenha um portal de autoatendimento ou conteúdo disponível para eles.

Tudo isso revela o quão é importante elevar a satisfação do cliente e, também, saber como manter essa métrica dentro do seu negócio. 

Quer saber mais sobre como ter esse resultado na sua rede de alimentação? Então veja o que aprenderá neste artigo:

  • Por que é essencial dar importância à satisfação do consumidor?
  • 3 técnicas infalíveis para elevar a experiência do seu cliente
  • Pesquisa de satisfação é a chave da identificação

Por que é essencial dar importância à satisfação do consumidor?

É inegável que, além de todo o serviço em equipe, cada colaborador tem a missão de desempenhar seu papel com excelência.  

Mas, o que mantém o seu negócio em destaque é a adesão dos clientes e, claro, a fidelidade deles aos produtos e serviços oferecidos.

Portanto, investir em uma experiência marcante e que seja satisfatória para o seu consumidor é o mesmo que turbinar o crescimento da sua empresa

O seu cliente, a experiência dele, as memórias que ele cria ao degustar um prato de seu restaurante, por exemplo, a conexão que ele estabelece com o atendimento e serviço são os pilares para uma experiência positiva e para a conquista de sua satisfação.

Dessa forma, os benefícios são inegáveis. Veja alguns deles: 

  1. Fidelização de clientes; 
  2. Aumento de novos clientes; 
  3. Aumento da demanda;
  4. Maior lucro;
  5. Maior autoridade no mercado; 
  6. Mais visibilidade à marca;
  7. Expansão e fortalecimento da marca, etc.

7 técnicas infalíveis para elevar a experiência do seu cliente

Definir uma estratégia que vai te auxiliar no momento de captação desses clientes e, ao mesmo tempo, manter engajados os que já são consumidores, com certeza, é um desafio. 

No entanto, a nossa intenção ao criar conteúdos nas nossas diversas redes sociais é sempre te ajudar. Por isso trouxemos algumas possibilidades para que você analise junto ao seu time.

Assim, acompanhe uma lista do que é essencial nesse período de construção de satisfação do cliente e escolha o que precisa ser mais investido na sua empresa: 

  1. Conheça seu cliente; 
  2. Foque em um atendimento marcante; 
  3. Valorize e invista no relacionamento do cliente com a marca;
  4. Ofereça soluções, e não apenas os produtos alimentícios; 
  5. Defina métodos de pré, durante e pós-venda; 
  6. Invista em canais de comunicação e divulgação; 
  7. Esteja atento no que o cliente elogia e reforce-os. 

Pesquisa de satisfação – a métrica ideal para saber o que pode ser otimizado

Todos os passos foram seguidos para que você e o seu negócio chegue até a métrica tão desejada: a satisfação plena do consumidor em todos os contatos com a sua empresa de alimentação. 

Mas como saber se todos os esforços valeram a pena e atingiram o objetivo? A pesquisa de satisfação promete apontar essa e outras respostas.

Pesquisa de satisfação é um questionário que pode ter perguntas qualitativas ou quantitativas, buscando entender a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos, serviços, atendimento ou outros aspectos da empresa.

Fazer uma pesquisa de satisfação é importante para entender se as expectativas dos consumidores estão sendo atendidas.

Outro ponto importante é definir a ferramenta na qual essa pesquisa de satisfação poderá ser criada. A solução escolhida precisa atender às demandas do negócio e gerar relatórios de análise para as equipes responsáveis.

SULTS Checklist para pesquisa de satisfação do consumidor

Nesse sentido, o SULTS Checklist é uma ótima opção. Nele você pode criar questionários personalizados com diferentes tipos de resposta – texto, sim/não, nota, avaliação etc.

É uma ferramenta bastante flexível, pois além de facilitar a pesquisa de satisfação, também pode ser utilizado para consultorias de campo, auditorias, inauguração de loja, entre outras possibilidades.

E, claro, os dashboards do SULTS são responsáveis por gerar os dados de análise para que você e seu time descubram se a experiência de seus clientes está sendo positiva.

Satisfação do consumidor - tela representativa do sistema de gestão SULTS

Conheça agora outros módulos do SULTS

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquiasde filiaisde associaçõesde redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentaçãoindústriadrogariaseducaçãomodalogística, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicaçãoengajar seus colaboradoresgarantir a qualidade do seu negócioaumentar a produtividade conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Além do SULTS Checklist que destacamos acima, conheça outras ferramentas fundamentais para uma gestão de excelência:

SULTS Chamados

O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da rede.

Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo em diferentes tipos de visualização, categorizá-lo por assuntodefinir os responsáveis por elecriar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos.

SULTS Expansão e CRM

Expandir a rede é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização.

Com isso, no módulo de expansão e CRM, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução.

Além disso, O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time gerenciar toda a carteira de clientes e potenciais clientes.

SULTS Implantação de Unidades

No módulo implantação de unidades, você pode enumerardescrever gerenciar toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja.

Também é possível atribuir as equipes responsáveisprazos de início e fimacompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

SULTS Universidade Corporativa

O módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe.

Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você.

É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktopsmartphone ou tablet.

SULTS Comunicados

Neste módulo você consegue criar comunicados com textosimagensvídeos arquivos.

Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, basta programá-lo para a data requerida e ele será disparado automaticamente pelo nosso sistema!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.