O fluxo de cadência é uma estratégia utilizada pelas empresas a fim de alcançar os propósitos de venda em um período menor de tempo.
Com isso, esse plano sistematizado garante maior taxa de sucesso às empresas que têm um fluxo de cadência já bem definido de acordo com uma noção pré-existente.
Um fluxo de cadência visa não só entrar em contato com potenciais clientes, como também captá-los da melhor forma possível.
Diante disso, a interação ultrapassa e-mails e telefonemas frios, e atinge um nível de proximidade maior a partir de contatos mais amigáveis, nos quais o cliente se sente acolhido, engajado e parte do negócio.
Como montar um fluxo de cadência com eficiência?
Com a definição de fluxo de cadência mais clara, agora vamos entender como ocorre a criação de um fluxo de cadência de vendas, que seja funcional e eficiente.
Inicialmente, precisamos de mais uma definição para conseguir entender as etapas – o prospect. Esse termo se refere a um cliente em potencial, que pode acabar consumindo os produtos da empresa ou assinando um contrato.
O fluxo de cadência não demanda muitos gastos extras e não é tão difícil de ser implantado. Mas são necessários alguns passos. Vamos conhecê-los agora mesmo:
5 passos fundamentais para montagem do fluxo de cadência
Passo 1
Procurar as informações do mercado para saber quais são os meios de contato mais utilizados pelo os possíveis clientes da empresa, a fim de direcionar mais atenção a essas formas de contato.
Passo 2
A empresa deve ter em mente que a forma de se comunicar é preponderante nesse caso. Por isso, ela deve captar as informações oferecidas pelo próprio mercado e criar um discurso que vá ao encontro das ideias traçadas pelo público alvo.
Passo 3
Tenha uma estratégia que alterne os tipos de comunicação, como estabelecer e-mails, posteriormente ligações, chamadas de vídeo, mensagens via Whatsapp etc.
Passo 4
Saber utilizar os meios de comunicação, tendo em mente que o fluxo estabelecido pode ser variado, como a utilização de mais telefonemas e mensagens, ou seja, meios de comunicação diretos.
Passo 5
É importante também saber estipular as tentativas de contato de acordo com o valor do ticket médio. Quanto mais alto o ticket médio, mais tentativas de contato devem ser realizadas.
Esses passos são os mais recorrentes, podendo ter variações na maneira de montar um fluxo de cadência e conduzi-lo. Por isso é importante estar atento às informações produzidas pelo mercado e pelos indicadores estratégicos de sua própria empresa.
Os tipos de fluxo de cadência:
Os tipos de fluxo de cadência podem ser tanto Outbound, como Inbound:
Outbound: Esse tipo de fluxo de cadência é mais tradicional, na qual há uma interação mais longa entre os possíveis consumidores e as empresas, pois eles não deslumbram uma solução prévia estabelecida pela empresa. Com isso em mente, o contato ocorre em espaços maiores de tempo, o que os leva a tendência de consumo dos produtos oferecidos.
Inbound: Nesse caso os clientes já tem uma predisposição e até mesmo intenção em consumir os produtos oferecidos pela empresa. Assim, o contato entre o prospect e a empresa ocorre de maneira mais dinâmica com intervalos curto de tempo, o que leva o cliente a uma sensação estar sendo servido pela empresa, tendo como resultado final a adesão desse novo cliente aos produtos oferecidos.
Como vimos, o fluxo de cadência é de suma importância para o sucesso empresarial, principalmente, levando em conta a era da informação na qual estamos imersos e na qual os clientes tem muito mais poder de compra.
Invista no fluxo de cadência e na Omnicanalidade!
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.