A LGPD tem o objetivo de proporcionar transparência no uso dos dados pessoais, garantindo direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.
Como já falamos no blog, esta lei não só regula como as empresas devem tratar os dados pessoais de clientes e usuários. Como também determina que tomem medidas de proteção adequadas para evitar o vazamento ou a perda de dados.
Neste artigo, vamos abordar os principais aspectos da segurança de informações em redes e apresentar estratégias para proteger as informações do seu negócio, com foco no uso do SULTS para garantir a conformidade com a LGPD.
- Pilares da LGPD para relação de tratamento de dados
- A importância da privacidade de dados na relação entre franqueador e franqueado
- Garantindo a proteção de dados com o SULTS
Pilares da LGPD para relação de tratamento de dados
É preciso ressaltar que a LGPD se aplica a todas as operações de tratamento de dados realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.
Além disso, incentiva as boas práticas e a transparência no uso dos dados pessoais, contribuindo para a construção de um ambiente digital mais seguro e confiável.
A lei de proteção de dados se baseia em 10 princípios que orientam as atividades de tratamento de informações. São eles:
1. Finalidade
O tratamento de dados deve ter uma finalidade específica, explícita e legítima, informada ao titular antes da coleta e compatível com o contexto do relacionamento.
2. Adequação
Ao coletar os dados deve-se informar ao usuário a finalidade da coleta, adequando às expectativas e aos interesses do usuário.
3. Necessidade
O uso dados sensíveis deve ser limitado ao mínimo necessário para atingir as finalidades informadas ao titular, sem excessos ou desperdícios.
4. Livre acesso
O titular deve ter acesso facilitado aos seus dados, podendo consultar, corrigir, atualizar ou eliminar os seus dados a qualquer momento, mediante requisição.
5. Qualidade dos dados
Os dados devem ser exatos, claros, relevantes e atualizados, de acordo com a necessidade e a finalidade do tratamento.
6. Transparência
O titular deve ter informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre o tratamento dos seus dados, incluindo os seus direitos e os meios para exercê-los.
7. Segurança
Os dados devem ser protegidos contra acessos não autorizados, por meio de medidas técnicas e administrativas adequadas.
8. Prevenção
Em relação aos agentes de tratamento, devem adotar medidas preventivas para evitar danos aos titulares. Sempre avaliando os possíveis riscos e implementando boas práticas.
9. Não discriminação
O tratamento de dados não deve ser utilizado para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos, que violem os direitos humanos ou a dignidade do titular.
10. Responsabilização e prestação de contas
Por fim, os agentes de tratamento de dados devem demonstrar a efetividade das medidas adotadas para cumprir os princípios da LGPD e garantir a proteção dos dados dos titulares.
As organizações que lidam com informações pessoais devem estar cientes desses princípios e incorporá-los
A importância da privacidade de dados na relação entre franqueador e franqueado
A parceria entre franqueador e franqueado é uma relação comercial em que o franqueador cede ao franqueado o uso de sua marca, produtos e know-how mediante o pagamento da taxa de franquia e royalties.
Portanto, o franqueador precisa conhecer detalhadamente o perfil do candidato à rede, seus antecedentes financeiros e sua capacidade de investimento.
Por outro lado, o franqueado precisa ter acesso a informações sobre o desempenho financeiro e operacional da franquia.
Essa relação é baseada em confiança mútua e cooperação, e a segurança de dados desempenha um papel fundamental nesse contexto.
Tanto os franqueadores quanto os franqueados têm responsabilidades e obrigações em relação à conformidade com a LGPD.
Os franqueadores devem garantir que suas políticas e procedimentos estejam em conformidade com a lei, além de fornecer treinamento adequado aos franqueados.
Por sua vez, os franqueados devem seguir as diretrizes fornecidas pelo franqueador e garantir que suas operações estejam de acordo com a Lei de Proteção de Dados.
Por isso, a tecnologia é uma aliada indispensável para a privacidade de dados na relação franqueador e franqueado. Assim, assegurando a proteção dos dados pessoais durante o processo de negociação e do operacional.
Garantindo a proteção de dados com o SULTS
A adoção da tecnologia é fundamental para o cumprimento da LGPD e a garantia da segurança de dados.
Ana Paula Barbuti, gerente de operações da Jorge Bischoff, rede que recebeu o Selo de Excelência em Franchising no ano de 2022 da ABF – Associação Brasileira de Franchising, comentou:
O lançamento dos Termos da LGPD do SULTS facilitou muito na rapidez e na garantia em levar a informação aos franqueados e parceiros de forma assertiva. Com essa estrutura interna eficiente, a rede não enfrenta mais desafios tanto no acompanhamento do recebimento e autenticação dos termos, quanto na centralização do acesso a esses dados em um só lugar.
Assim, o acompanhamento adequado das redes, por meio de soluções como o SULTS, as franquias conseguem:
1. Automatizar processos
A tecnologia permite automatizar processos de coleta, armazenamento e processamento de dados, reduzindo erros e garantindo a conformidade com a LGPD. Isso facilita a gestão e agiliza o cumprimento das obrigações legais.
2. Centralizar informações
Com o uso do SULTS, as franquias podem centralizar todas as informações em um único local, facilitando o acesso e o controle dos dados.
Isso evita a dispersão das informações, reduzindo o risco de vazamentos e aumentando a eficiência na gestão dos dados.
3. Gerenciar consentimentos
A tecnologia permite gerenciar de forma eficiente os consentimentos dos titulares dos dados, facilitando o seu registro e acompanhamento ao disparar os termos para que assinem.
Isso garante a conformidade com a LGPD e demonstra o compromisso da franquia com a privacidade dos dados dos seus clientes.
4. Controle de níveis de acesso
A plataforma permite definir diferentes níveis de acesso aos dados, garantindo que apenas as pessoas autorizadas possam visualizá-los ou modificá-los.
Isso ajuda a evitar vazamentos e garante a privacidade dos dados dos clientes, fornecedores e franqueados.
5. Consentimento dos titulares dos dados
O sistema oferece recursos para obter o consentimento dos titulares dos dados, conforme exigido pela LGPD.
Isso garante a conformidade com a legislação e demonstra o compromisso da franquia com a proteção da privacidade dos dados.
A plataforma registra todas as atividades realizadas pelos usuários, permitindo o monitoramento e a identificação de possíveis acessos não autorizados.
Isso previne incidentes de segurança e permite uma rápida resposta em caso de violações.
E aí? Achou o conteúdo pertinente? Está cada vez mais envolvido na questão de segurança de dados?
O SULTS, como maior software de gestão de franquias e filiais, permite que os franqueadores consigam, de maneira otimizada, garantir que os franqueados e demais colaboradores assinem a LGPD. Entre em contato conosco para testar o programa gratuitamente por 14 dias.