A LGPD tem o objetivo de proporcionar transparência no uso dos dados pessoais, garantindo direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.

Como já falamos no blog, esta lei não só regula como as empresas devem tratar os dados pessoais de clientes e usuários. Como também determina que tomem medidas de proteção adequadas para evitar o vazamento ou a perda de dados.

Neste artigo, vamos abordar os principais aspectos da segurança de informações em redes e apresentar estratégias para proteger as informações do seu negócio, com foco no uso do SULTS para garantir a conformidade com a LGPD.

Pilares da LGPD para relação de tratamento de dados

É preciso ressaltar que a LGPD se aplica a todas as operações de tratamento de dados realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.

Além disso, incentiva as boas práticas e a transparência no uso dos dados pessoais, contribuindo para a construção de um ambiente digital mais seguro e confiável.

A lei de proteção de dados se baseia em 10 princípios que orientam as atividades de tratamento de informações. São eles:

1. Finalidade

O tratamento de dados deve ter uma finalidade específica, explícita e legítima, informada ao titular antes da coleta e compatível com o contexto do relacionamento.

2. Adequação

Ao coletar os dados deve-se informar ao usuário a finalidade da coleta, adequando às expectativas e aos interesses do usuário.

3. Necessidade

O uso dados sensíveis deve ser limitado ao mínimo necessário para atingir as finalidades informadas ao titular, sem excessos ou desperdícios.

4. Livre acesso

O titular deve ter acesso facilitado aos seus dados, podendo consultar, corrigir, atualizar ou eliminar os seus dados a qualquer momento, mediante requisição.

5. Qualidade dos dados

Os dados devem ser exatos, claros, relevantes e atualizados, de acordo com a necessidade e a finalidade do tratamento.

6. Transparência

O titular deve ter informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre o tratamento dos seus dados, incluindo os seus direitos e os meios para exercê-los.

7. Segurança

Os dados devem ser protegidos contra acessos não autorizados, por meio de medidas técnicas e administrativas adequadas.

8. Prevenção

Em relação aos agentes de tratamento, devem adotar medidas preventivas para evitar danos aos titulares. Sempre avaliando os possíveis riscos e implementando boas práticas.

9. Não discriminação

O tratamento de dados não deve ser utilizado para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos, que violem os direitos humanos ou a dignidade do titular.

10. Responsabilização e prestação de contas

Por fim, os agentes de tratamento de dados devem demonstrar a efetividade das medidas adotadas para cumprir os princípios da LGPD e garantir a proteção dos dados dos titulares.

As organizações que lidam com informações pessoais devem estar cientes desses princípios e incorporá-los

LGPD SULTS

A importância da privacidade de dados na relação entre franqueador e franqueado

A parceria entre franqueador e franqueado é uma relação comercial em que o franqueador cede ao franqueado o uso de sua marca, produtos e know-how mediante o pagamento da taxa de franquia e royalties.

Portanto, o franqueador precisa conhecer detalhadamente o perfil do candidato à rede, seus antecedentes financeiros e sua capacidade de investimento.

Por outro lado, o franqueado precisa ter acesso a informações sobre o desempenho financeiro e operacional da franquia.

Essa relação é baseada em confiança mútua e cooperação, e a segurança de dados desempenha um papel fundamental nesse contexto.

Tanto os franqueadores quanto os franqueados têm responsabilidades e obrigações em relação à conformidade com a LGPD.

Os franqueadores devem garantir que suas políticas e procedimentos estejam em conformidade com a lei, além de fornecer treinamento adequado aos franqueados.

Por sua vez, os franqueados devem seguir as diretrizes fornecidas pelo franqueador e garantir que suas operações estejam de acordo com a Lei de Proteção de Dados.

Por isso, a tecnologia é uma aliada indispensável para a privacidade de dados na relação franqueador e franqueado. Assim, assegurando a proteção dos dados pessoais durante o processo de negociação e do operacional.

LGPD SULTS

Garantindo a proteção de dados com o SULTS

A adoção da tecnologia é fundamental para o cumprimento da LGPD e a garantia da segurança de dados.

Ana Paula Barbuti, gerente de operações da Jorge Bischoff, rede que recebeu o Selo de Excelência em Franchising no ano de 2022 da ABF – Associação Brasileira de Franchising, comentou:

O lançamento dos Termos da LGPD do SULTS facilitou muito na rapidez e na garantia em levar a informação aos franqueados e parceiros de forma assertiva. Com essa estrutura interna eficiente, a rede não enfrenta mais desafios tanto no acompanhamento do recebimento e autenticação dos termos, quanto na centralização do acesso a esses dados em um só lugar.

Assim, o acompanhamento adequado das redes, por meio de soluções como o SULTS, as franquias conseguem:

1. Automatizar processos

A tecnologia permite automatizar processos de coleta, armazenamento e processamento de dados, reduzindo erros e garantindo a conformidade com a LGPD. Isso facilita a gestão e agiliza o cumprimento das obrigações legais.

2. Centralizar informações

Com o uso do SULTS, as franquias podem centralizar todas as informações em um único local, facilitando o acesso e o controle dos dados.

Isso evita a dispersão das informações, reduzindo o risco de vazamentos e aumentando a eficiência na gestão dos dados.

3. Gerenciar consentimentos

A tecnologia permite gerenciar de forma eficiente os consentimentos dos titulares dos dados, facilitando o seu registro e acompanhamento ao disparar os termos para que assinem.

Isso garante a conformidade com a LGPD e demonstra o compromisso da franquia com a privacidade dos dados dos seus clientes.

4. Controle de níveis de acesso

A plataforma permite definir diferentes níveis de acesso aos dados, garantindo que apenas as pessoas autorizadas possam visualizá-los ou modificá-los.

Isso ajuda a evitar vazamentos e garante a privacidade dos dados dos clientes, fornecedores e franqueados.

5. Consentimento dos titulares dos dados

O sistema oferece recursos para obter o consentimento dos titulares dos dados, conforme exigido pela LGPD.

Isso garante a conformidade com a legislação e demonstra o compromisso da franquia com a proteção da privacidade dos dados.

A plataforma registra todas as atividades realizadas pelos usuários, permitindo o monitoramento e a identificação de possíveis acessos não autorizados.

Isso previne incidentes de segurança e permite uma rápida resposta em caso de violações.

E aí? Achou o conteúdo pertinente? Está cada vez mais envolvido na questão de segurança de dados?

O SULTS, como maior software de gestão de franquias e filiais, permite que os franqueadores consigam, de maneira otimizada, garantir que os franqueados e demais colaboradores assinem a LGPD. Entre em contato conosco para testar o programa gratuitamente por 14 dias.