Para maior e melhor garantia de todos os processos de uma empresa, os quais demandam pessoas, tarefas e prazos, é crucial ter estratégias que auxiliam nessas etapas, como o organograma empresarial

Isso mesmo! Para que seja possível organizar o seu negócio de forma inteligente e sempre ter possibilidades de crescimento, organizar e compreender todos os processos que envolvem a empresa é fundamental. 

O organograma empresarial é uma ferramenta que promove a representação das responsabilidades e relações entre os profissionais que compõem uma empresa, somado à função de cada um.

Para que você entenda mais sobre o organograma empresarial, você precisa ler até o final e aprender 3 pontos essenciais. Confira: 

  • Para que serve e quais os impactos do organograma empresarial; 
  • 4 diferentes modelos de organograma funcionais para o seu negócio; 
  • Garanta que os colaboradores estejam engajados no organograma da empresa.

Para que serve e quais os impactos do organograma empresarial?

É comum que haja novos colaboradores no seu negócio ou que o plano de carreira de cada integrante do time mude as tarefas de acordo com as novas demandas.

Mas quando o negócio possui um organograma bem estruturado, todas as questões já constam no planejamento. Em caso de pessoas novas, já estão previstos treinamentos em determinado período; em caso de mudança de cargo dos colaboradores, também há um plano de ação para que nenhuma função seja prejudicada.

A partir de uma visão panorâmica da empresa, o organograma demonstra, de forma muito clara, as atividades envolvidas em cada um dos processos e projetos da rotina empresarial, bem como cada componente necessário para a realização das ações.

Com isso, os impactos positivos estão na previsibilidade, na transparência dos processos, na distribuição de atividades organizada, na clareza em quem executa cada atividade e na menor sobrecarga para os setores. 

Assim como o fluxograma de processos, o organograma empresarial também é representado graficamente, pois quando o “passo a passo” está descrito detalhadamente e visualmente, é muito mais fácil direcionar as equipes para atingir os objetivos traçados.

4 diferentes modelos de organograma funcionais para o seu negócio

Sabendo da importância do tema para uma empresa que deseja crescer baseada na organização e na escalabilidade, conheça agora os diferentes tipos de organograma, ilustrados pelo Ponto Mais. Veja: 

Matriz

Em uma empresa, o organograma matricial é bastante utilizado para ilustrar estruturas temporárias, com equipes formadas para projetos específicos – possivelmente que misturam diferentes sedes e departamentos.

Organograma empresarial - modelo matriz - SULTS

Circular

organograma circular ou radial de uma empresa diz respeito ao trabalho em equipe. Nele, os responsáveis são apresentados mais ao centro da imagem e, os demais colaboradores, ao redor. Desse modo, cada cargo ou função deve ser apresentado em cores diferentes, para facilitar a visualização.

Organograma empresarial - modelo circular ou radial - SULTS

Horizontal

Substituindo a ideia de hierarquia pelo conceito de colaboração, o organograma horizontal de uma empresa se diferencia do vertical porque estabelece funções estratégicas e de liderança.

Neste caso, é possível encontrar os cargos de gestão à esquerda, enquanto os operacionais ficam à direita.

Organograma empresarial - modelo horizontal - SULTS

Vertical

Este é o modelo mais tradicional de se organizar a estrutura de uma empresa. Consiste em caixas de cargos distribuídas por grau de importância, do topo para a base.

organograma vertical apresenta a hierarquia entre os cargos, os fluxos de comunicação entre eles e a estrutura de cada setor.

Organograma empresarial - modelo vertical - SULTS

Garanta que os colaboradores estejam engajados no organograma da empresa

Não basta desenhar o organograma se os colaboradores do seu negócio nem sabem o que é isso. É imprescindível que os colaboradores tenham plena consciência do que é essa estrutura, como ela é benéfica e como se aplica ao contexto de trabalho.

Isso porque ter colaboradores engajados com o organograma proposto facilita na gestão dos times, que compreendem mais facilmente o seu papel dentro do ‘todo’.

Além disso, conhecer o organograma e o plano de cargos e salários faz com que os funcionários tenham maior perspectiva de crescimento, o que é ótimo para a retenção de talentos e para a reducação do turnover.

Por isso, para manter os seus colaboradores engajados e cientes da estrutura da organização, apresente o organograma da empresa no onboarding, sinalize atualizações ao longo da jornada e disponibilize a documentação para que os colaboradores possam sempre recorrer a ela para revisar os processos esperados.

Gostou deste conteúdo? Aqui no nosso blog tem muitos outros conteúdos super relevantes para a rotina operacional da sua empresa. Não deixe de conferir! Além disso, aproveite a oportunidade para conhecer o SULTS, o melhor sistema de gestão para redes de negócios.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.