Se quando você vê determinadas cores, elementos ou até mesmo quando ouve algum som bem específico e se lembra, imediatamente, de alguma marca, isso quer dizer que você foi “capturado” pelo posicionamento de marca dessa empresa.
Esse tipo de lembrança e referência acontece devido à construção de uma imagem impactante criada estrategicamente por essas marcas, além de uma narrativa poderosa que permanece fixa na cabeça do consumidor a partir, não só dos produtos/serviços oferecidos por elas, mas também a partir de sua identidade enquanto empresa.
O posicionamento de marca é justamente fazer com que o seu negócio seja facilmente lembrado pelo cliente a partir de pequenos insights, como cores, formatos, sons etc.
E, claro, ser lembrado em um mercado de trabalho tão competitivo é o sinônimo de autoridade, de destaque e, principalmente, de uma empresa que se posiciona estrategicamente e que consegue gerar muitos benefícios.
Para que você aplique isso nos seus negócios é importante saber a teoria e como ela é aplicada dentro de casos famosos. Confira:
- O que é posicionamento de marca e qual o impacto no seu negócio?
- Exemplo de marca que se posiciona estrategicamente + perguntas a se fazer no seu negócio
O que é posicionamento de marca e qual o impacto no seu negócio?
A princípio, é essencial se atentar ao próprio significado que a palavra “posicionamento” soa. Muitos podem vê-la como certeza, decisão, clareza de opiniões e outras acepções.
E, de fato, o posicionamento de marca busca transmitir isso, de forma implícita, ao consumidor frente ao seu negócio.
Assim, é fácil olhar para uma marca e vê-la como sendo uma empresa que tem certeza dos seus propósitos e valores, e tem clareza do público que atende e do que oferece.
Portanto, de forma técnica, o posicionamento de marca é o lugar no qual a empresa quer ocupar no coração e na mente do seu público-alvo. Em outras palavras é, basicamente, a união entre segmentação e diferenciação.
Isto é, é aquela marca que deseja ser o diferencial no meio de uma multidão de concorrências e utiliza da construção de imagem para fomentar essa autoridade.
Essa posição de visibilidade por meio do posicionamento de marca é benéfico por contribuir com o alto índice de vendas constantes e por maior reconhecimento e credibilidade à empresa.
Exemplo de marca que se posiciona estrategicamente + perguntas a se fazer no seu negócio
Afinal, o que as grandes empresas fazem?
É sempre enriquecedor observar o comportamento e as estratégias que marcas de sucesso no mercado têm usado.
Compreender essas estratégias é um dos caminhos para compreensão da realidade da sua empresa e, mais do que isso, é fundamental para repensar no que está sendo feito a fim de atingir a excelência.
Veja agora um exemplo de uma marca super consolidada no mercado e que tem um posicionamento de dar inveja!
Posicionamento de marca: um exemplo que você já conhece!
O posicionamento de marca da Apple
Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana, desenvolvida por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais.
Porém, para que esses propósitos de vendas sejam realizados na prática a mensagem que a empresa passa não é a de “Compre logo, você está perdendo a oportunidade de usar a tecnologia”, mas pelo contrário!
A Apple, devido aos lançamentos anuais, às atualizações constantes, ao status e ao poder que carrega, é um exemplo de posicionamento forte e definitivo que, sem se pronunciar diretamente, é desejada por muitos consumidores, os quais se dispõe a um investimento mais alto pela qualidade do produto.
No entanto, isso não é desenvolvido com uma venda direta e sem estratégia, mas sim um conjunto de técnicas desde as cores escolhidas, a maneira como é divulgada até os relatos de usuários.
Mas, afinal, como você faz isso dentro do seu negócio? Responda e estruture questões como essas:
- Quem é seu público-alvo nos mínimos detalhes;
- Quais dores seu produto resolve e quais prazeres proporciona;
- Qual a proposta de valor e atributos da sua marca;
- Quais são seus diferenciais em relação à concorrência;
- Como você quer que sua marca seja reconhecida.
Assim, não haverá mais segredos para o seu negócio ser tão desejado, respeitado e indicado. O posicionamento de marca é essencial para que os clientes se lembrem da sua empresa e tenham a certeza de que ela é a melhor do mercado para solucionar determinada demanda.
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Conheça o SULTS agora mesmo!
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.