O consultor de campo, que também pode ser chamado de supervisor de lojas, supervisor de franquias, supervisor de campo, consultor de negócios, consultor comercial, gerente de negócios, gerente de contas, possui o papel fundamental de ser o elo entre o franqueador e o franqueado.

Segundo o site Administradores.com, ao mesmo tempo que esse profissional leva as ideias e os objetivos do franqueador para que possa supervisionar, avaliar, orientar e motivar seu grupo de franqueados, ele também é um ouvidor de seus franqueados e retorna ao franqueador o que pode ser melhorado, os anseios e percepções da rede, fazendo com que as metas do negócio sejam alcançadas em menor tempo.

De fato, as funções do consultor de campo dependem muitos os objetivos do negócio e das características da rede. Mas podemos definir a sua atuação baseada nas seguintes tarefas: verificação de conformidade nas lojas de acordo com o padrão estabelecido pela rede; criação de um plano de ação para corrigir os problemas verificados; identificação das necessidades da franquia que podem ser identificadas no momento da visita ou por meio de uma conversa com o franqueado; avaliação periódica das lojas; equilíbrio do relacionamento entre franquia e franqueadora; antecipação dos problemas; redução de conflitos; reforço da padronização da rede; suporte à gestão e capacitação e treinamento para as equipes.

Com isso, podemos concluir que esse profissional deve ter a capacidade de analisar não só aspectos financeiros, como conhecer todos os processos envolvidos na rede, além das demandas do financeiro, do setor de operações, de atendimento, de gestão pessoal e de marketing. Importante ressaltar que, devido às diversas demandas que surgem a todo momento na rede, o consultor deve se manter atualizado e em constante treinamento para que ele saiba como orientar o franqueado.

3 papeis fundamentais do consultor de campo

Já falamos um pouquinho sobre as principais atividades de um consultor de campo. Mas gostaríamos de ressaltar 3 papeis desse profissional que são essenciais à consultoria de campo e também ao acompanhamento da rede como um todo:

  1. Estar aberto ao diálogo

O consultor de campo será responsável por avaliar o volume de vendas da unidade, as normas de segurança e todos os demais padrões de uma rede de franchising, mas não podemos nos esquecer de que ele também é responsável por ajudar o franqueado a atingir os objetivos predeterminados. Nesse sentido, esse profissional precisar estar aberto e sempre disponível para ouvir as necessidades da unidade e também responder ou, pelo menos, mediar as dúvidas que surgirem. Esse compartilhamento de informações é fundamental para um relacionamento saudável entre unidade e franqueadora e, consequentemente, para o bom desempenho de toda a rede.

  1. Aplicação de checklist e outros métodos de análise

As visitas dos consultores de campo costumam seguir um roteiro pré-definido que mostram ao franqueado que os itens avaliados em sua unidade serão também objeto de análise em todas as outras unidades da rede. Seguir esse checklist (lista de verificação), manter uma rotina de atendimento e apresentar soluções para os problemas verificados serão fundamentais para que ele perceba que a atuação do consultor vai muito além da supervisão.

Todo franqueado sabe, desde sua entrada na rede, que essas visitas ocorrerão. Mas é necessário que ele perceba, desde o início, que o consultor de campo não está ali somente para dar notificações e penalizá-lo por descumprir alguma cláusula ou não seguir uma determinação. Ele será também responsável pela solução de muitos problemas enfrentados pelo franqueado no dia a dia de sua operação ou pelo menos pelo seu encaminhamento junto ao franqueador.

Nós falamos que saber ouvir e conversar com o franqueado é importante. Mas isso não significa que a consultoria deva prescindir do uso de dados e números. No entanto, é preciso coletar essas informações de maneira qualificada e de preferência por meio de uma ferramenta que facilite a geração de relatórios de análise, como o checklist online.

  1. Consolidando a parceria entre franqueadora e franquia

Já vimos que o consultor de campo é uma peça muito importante na manutenção do elo entre o franqueador e o franqueado. Ele e toda a sua capacidade de análise e o seu senso crítico aumentarão o vínculo entre os componentes da rede. É importante ter em mente que quando o franqueado compra uma franquia, seu desejo é seguir um modelo de sucesso. Se a franquia mantiver boas práticas no relacionamento com a rede, com consultores de campo competentes e dedicados à solução dos problemas, a tendência será o franqueado ver a atuação do consultor como algo que agrega valor à sua gestão.

No post de hoje, vimos quais são algumas das funções do consultor de campo e, sobretudo, os 3 papeis fundamentais desse profissional. Vimos também que ele é peça-chave do bom relacionamento entre as unidades e a rede franqueadora e que uma das ferramentas mais eficientes para a estruturação e documentação dos dados obtidos no momento da consultoria até a geração de relatórios analíticos é o checklist online.

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Consultoria de campo - blogpost SULTS 01

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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