Checklist para franquia: por que investir?

Após ler esse artigo, temos a certeza de que você entenderá o quanto é importante o investimento em checklist para franquia.

O checklist funciona como um importante instrumento de padronização de processos e não é à toa que as redes de franquias ganham muito ao utilizar essa ferramenta, uma vez que precisam garantir que os processos da rede sejam seguidos a fim de manter os parâmetros de qualidade dos produtos.

Trata-se de uma lista de verificação criada por supervisores da rede que, ao ser aplicada durante uma auditoria de loja, por exemplo, pode identificar falhas na execução de alguns procedimentos essenciais à unidade, incluindo erros de natureza humana, como falta de atenção ou falhas de memória. Seu propósito é assegurar que todas as fases da operação sejam efetivadas conforme o programado.

Por isso, o checklist é considerado um dos mais importantes instrumentos de qualidade. O procedimento é tão utilizado que já ultrapassou o âmbito dos negócios, sendo aplicado até mesmo na nossa vida pessoal. Um exemplo disso é quando utilizamos um planner para a listagem das tarefas do dia ou a lista de compras do supermercado.

Veja algumas das funcionalidades de aplicar o checklist em redes de franquias:

  • Conferir se todos os métodos de gestão estão de acordo com os manuais da rede;
  • Analisar as competências dos colaboradores que vão executar as atividades na unidade de operação;
  • Certificar que os treinamentos repassam as informações precisas e essenciais;
  • Confirmar se todas as matérias-primas foram entregues à organização pelos fornecedores;
  • Comprovar o padrão de qualidade do produto e do serviço prestado diretamente ao consumidor.

Sistemas de Checklist que facilitam a vida

Não é novidade para ninguém que os recursos tecnológicos já fazem parte da rotina de trabalho dentro da empresa. E a tecnologia não poderia deixar que o procedimento manual, repetitivo e exaustivo de aplicar checklists em pranchetas de papel passasse batido!

Os sistemas de gestão vieram com tudo para garantir que os processos e projetos da rede sejam otimizados, incluindo a aplicação das listas de verificação em situações como auditorias, consultorias de campo, abertura de nova unidade etc. Existem diversos softwares desse tipo no mercado, mas é preciso tomar cuidado para escolher aquele que realmente corresponda às demandas do seu negócio.

Não são todos os softwares que possuem todas os recursos necessários aos diversos departamentos e setores de uma rede franqueadora – alguns atendem muito bem ao setor de marketing, mas os demais colaboradores ainda precisam de outros sistemas para realizarem suas tarefas. Sendo assim, o mais importante é que essa plataforma seja o mais completa possível para que você não perca tempo nem dinheiro na contratação de diversas delas.

São muitas as vantagens em utilizar um sistema de gestão. Veja algumas a seguir:

  • Padroniza processos em consonância aos padrões da rede;
  • Garante o fluxo de informação sem ruídos;
  • Aumenta a transparência de procedimentos internos e externos;
  • Reduz a burocracia no trâmite de processos;
  • Aprimora o clima organizacional da empresa;
  • Torna o negócio mais competitivo e mais próximo da excelência;
  • Possibilita um ambiente de trabalho mais seguro, agradável e produtivo;
  • Fortalece a percepção de marca entre o público interno e externo.

Falando em softwares de gestão eficientes, conheça o SULTS no próximo tópico:

SULTS: Checklist para franquia

Módulo Checklist - SULTS

O SULTS é um software de gestão especializado em redes de franquia, mas que também atende muito bem redes de filiais, associações e redes de licenciamento.

Você que está lendo este artigo, provavelmente está interessado em otimizar a aplicação de lista de verificação no seu negócio. Então, conheça o Módulo Checklist da SULTS!

Com o sistema Checklist SULTS aplicado em franquias, você poderá criar e personalizar seus próprios modelos de checklist para atender às demandas da sua rede. Todos os dados obtidos após a aplicação da lista de verificação em situações como inspeções e auditorias, por exemplo, ficarão armazenados em nuvem para que você acesse onde e quando quiser.

Após configurar o checklist, basta aplica-lo de um smartphone, laptop ou tablet com acesso à internet. Depois disso, você terá em suas mãos informações valiosas a partir das quais você poderá criar planos de ação pertinentes e gerar relatórios detalhados sobre os procedimentos adotados.

Veja como funciona na prática:

  • Crie o checklist como quiser

Crie a sua lista de verificação online no SULTS a partir das suas necessidades. Personalize a seu critério: quantidade de questões, tipos de respostas etc.

  • Aplique e responda o checklist

Em campo, os consultores responderão ao checklist tendo em mãos computadores, tablets ou smartphones. Em cada resposta eles poderão inserir comentários, fotos e planos de ação.

  • Proponha planos de ação

Após a conclusão do checklist pelo supervisor, o plano de ação fica disponível às unidades. Com isso, o supervisor também poderá monitorar o que está sendo feito ou não e em qual estágio se encontra o procedimento.

  • Finalize o checklist

O supervisor poderá validar ou rejeitar as mudanças na conduta da unidade provenientes do plano de ação proposto. Após finalizado o ciclo, o sistema disponibilizará relatórios para que seja feita a avaliação do desempenho da loja avaliada.

Se você gostou da nossa dica e concorda que o sistema de gestão tem que ser completo, saiba mais sobre o SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment