De maneira chave e breve, a Inteligência Comercial , também conhecida como inteligência de mercado, consiste na coleta e análise de dados importantes e indispensáveis dentro de uma organização, ou seja, não seguir a própria vontade ou até mesmo os “achismos” do que pode ser adequado a empresa. Cada passo é estratégico!
Nesse sentido, o objetivo é organizá-las, analisá-las e, assim, ter bases sólidas para que a empresa tome as melhores decisões comerciais.
Por essa razão, é inegável que um trabalho de observação competente gera frutos de venda e resulta em maiores receitas para a organização.
Dessa forma, com esses dados obtidos, as oportunidades de fechar mais negócios e efetuar mais vendas são maiores.
Mas, quais são as vantagens da Inteligência Comercial?
Antes de compreender o porquê esta estratégia coopera para o aumento e crescimento de vendas do seu produto, serviço ou ideia da marca, conheça mais sobre os benefícios que ela carrega. Veja:
- Aumenta a força competitiva: a inteligência de mercado permite à empresa entender o cenário atual, o que a torna mais competitiva
- Coopera com a inovação: esse senso de competição, sempre instigará os colaboradores a buscar novas atualizações e inovações para contribuir com a empresa.
- Permite a fidelização de clientes: se apropriando de uma inteligência de mercado, será possível medir as ações que compram e fidelizam os clientes.
- Facilita a análise de mercado: a análise e a observação do mercado sempre foi essencial para os estudos internos de todos os setores de uma operação.
- Promove a projeção de cenários futuros: a combinação entre planejamento, coleta e análise é perfeita para ter uma visão mais ampla, conforme os passos no futuro, os próximos degraus a subir.
Por que a Inteligência Comercial promove mais vendas para o seu negócio?
Acompanhe algumas razões pela qual a inteligência comercial gera mais vendas e oportunidades de negócio para a sua organização:
Planejamento
O segredo da inteligência de mercado é que ela não segue o “instinto” ou o “achismo”, mas sim os dados coletados e, consequentemente, toma ações assertivas.
Ou seja, se pular essa etapa, provavelmente, os dados colhidos e analisados não serão utilizados em seu máximo potencial.
Durante o planejamento, deve-se identificar um problema central a ser solucionado e, então, definir quais serão as ações tomadas.
Coleta de dados inteligente
Não é apenas reunir dados e guardá-los. Essa etapa precisa ser tomada de maneira inteligente a fim de cumprir o próximo passo: a análise.
Aqui acontece de fato o levantamento de informações definidas na etapa de planejamento.
Elas podem ser extraídas a partir de ferramentas de vendas como CRM ou outros sistemas internos, bases de dados públicas, entrevistas, pesquisas na internet, entre outras fontes.
O CRM tem todas as ferramentas que você precisa não apenas para coletar dados confiáveis, mas também para mantê-los arquivados e acessíveis, além de sempre atualizados
Análise detalhada
No momento da análise, os dados arquivados serão mapeados e observados para chegar em uma conclusão e em uma tomada de decisão inteligente.
Assim, essa análise necessita ser detalhada para que haja a identificação de possíveis gargalos que possam aparecer no meio do processo.
Definição de planos de ação
Na última etapa do ciclo de inteligência comercial, o estudo é formalizado e apresentado para as áreas interessadas, que devem, então, definir ações a serem tomadas a partir das análises. Assim, o conhecimento passa a ser aplicado a favor da empresa!
Por mais que muitas pessoas olhem para outras empresas e pensem que elas crescem rápido e de uma hora para outra, não é bem assim que tudo acontece.
Os resultados escaláveis são frutos de estratégias e de uma inteligência comercial que torna esse crescimento previsível e saudável para o próprio negócio.
Isto é, planejar, coletar, analisar dados e utilizá-los para a criação de planos de ação assertivos.
Conheça o SULTS CRM
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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