Segundo a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), o mercado farmacêutico reagiu de forma positiva ao cenário econômico de pandemia em 2022 e ainda aponta crescimento para este ano.
Estudos da IQVIA Brasil, o setor farmacêutico brasileiro estima uma projeção de mais de 11,5% de evolução em 2023, além da geração de empregos em todo país em razão da expansão das marcas nacionais.
Ainda de acordo com a pesquisa, as principais explicações para o avanço do setor no Brasil são a ampliação de serviços clínicos, a aplicação de testes rápidos, as vacinas, os testes de pressão arterial e de glicemia e, principalmente, as vendas online.
Com isso, fica evidente que podemos esperar bons resultados do mercado farmacêutico neste ano. Mas quais são as tendências que contribuirão para que redes de farmácias e drogarias consigam atingir seus objetivos e expandir?
Foi pensando nisso que criamos este artigo. Continue a leitura e saiba quais são as metodologias e ações mais promissoras para o varejo farmacêutico em 2023.
7 tendências no mercado farmacêutico para este ano
O setor farmacêutico se caracteriza pela inovação e altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento devido à necessidade constante de entregar novos medicamentos ao mercado.
Será que este cenário continua em 2023? Confira agora quais são as principais tendências do mercado de farmácias e drogarias para este ano:
1. Brasil no top 5 do ranking global
De acordo com os dados levantados pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, a tendência é que, até o final de 2023, o Brasil entre para as cinco primeiras colocações no ranking dos maiores mercados da indústria farmacêutica mundial.
2. Expansão do autoatendimento
A Febrafar divulgou que o autoatendimento já representa 47% das vendas em farmácias.
Por essa razão, as farmácias devem ficar atentas a esse movimento, que deve ter ainda mais crescimento e destaque no decorrer de 2023.
Ainda segundo a Febrafar, no autoatendimento, destaca-se a venda de medicamentos isentos de prescrição, que representam 15% das vendas.
3. Atendimento humanizado
De acordo com o estudo da Doctoralia, divulgado pelo portal Consumidor Moderno, 63% dos brasileiros buscam por um atendimento mais humanizado, quando se trata de serviços de saúde, como consulta médica, compra de medicamentos ou orientação farmacêutica.
Por isso, é imprescindível que as redes de farmácias proporcionem um atendimento de excelência aos clientes.
4. Hub especializado
No caso do mercado farmacêutico, a criação de hubs especializados que oferecem medicamentos especiais é uma grande aposta do setor, pois ele se torna um espaço de confiança para os consumidores.
Para os hubs, os softwares de gestão serão fundamentais, bem como um bom posicionamento de marca que conduza o consumidor para completar a jornada de compra desde a descoberta até o follow-up.
5. Monitoramento de preços
Um dos principais fatores para a decisão de compra, principalmente quando falamos de medicamentos de alto valor, é o preço.
No varejo farmacêutico atual é preciso ter visibilidade dos movimentos de preços da concorrência com a ajuda da learning machine, que ajuda a precificar os produtos baseado em dados e fatos mensuráveis.
Ter uma gestão como essa é fundamental para a sustentabilidade do negócio farmacêutico a longo prazo.
6. Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma das principais tendências tecnológicas para o mercado farmacêutico.
Com operações baseadas em IA, como ferramentas e processos de BI (Bussiness Inteligence) e outros softwares, é possível ter mais estabilidade na cadeia de suprimentos, otimizar o estoque e melhorar a acessibilidade dos dados médicos dos pacientes através de smartphones.
A tecnologia integrada em suas operações também prevê demandas e monitora o armazenamento e a logística. Quando aliada a dados, todos esses fatores também melhoram a tomada de decisões.
7. Transformação digital no mercado farmacêutico
Além do aumento das compras de medicamentos online, também se popularizaram as receitas digitalizadas e a integração de canais de atendimento omnichannel.
Para atender tantas demandas, o setor precisa se transformar constante e rapidamente. Por essa razão as empresas farmacêuticas precisam investir em tecnologias para a otimização dos processos, como um sistema de gestão.
Com ele fica muito mais fácil administrar dados dos clientes, bem como gerenciar as equipes, criar projetos, contactar fornecedores, delegar tarefas, proporcionar treinamentos, entre outras ações essenciais para o sucesso da empresa.
Mercado farmacêutico: A visão de especialistas sobre o que projetar para o setor em 2023
Além das 7 tendências que vimos acima, o portal Panorama Farmacêutico fomentou uma dinâmica bem interessante para entendermos melhor o que os especialistas da área pensam sobre as promessas do mercado farmacêutico para 2023.
A proposta foi que cada empresário, executivo e/ou líder de opinião resumisse em um única palavra o que esperar do setor neste ano. Veja qual foi o resultado:
Mercado farmacêutico: Digitalização
Para Edison Tamascia, presidente da Febrafar, a palavra é digitalização:
Essa palavra vai muito além do consumidor. Ela assume importância em vários âmbitos, tanto para automatizar os processos internos como para aprimorar a jornada de atendimento e captar o que pensa o cliente. O público já é digitalizado em variados níveis. Cabe a nós ter a capacidade de se adaptar ao seus anseios e necessidades.
Mercado farmacêutico: Otimização
Para Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, a palavra é otimização:
O varejo farma experimentou uma rápida aceleração digital no ciclo de pandemia, mas em ambiente de pressão. Agora, a transformação terá que ir além do investimento em novos canais e se estender ao desenho organizacional e ao melhor uso dos dados. O setor precisará encontrar o equilíbrio entre aceleração e sustentabilidade operacional.
Mercado farmacêutico: Cliente
Para Flavio Correira, diretor de Relações Institucionais e com Investidores da RaiaDrogasil, a palavra é cliente:
Assim como qualquer grande empresa, só existimos por causa dos clientes. Todas as respostas que buscamos e todas as estratégias desenvolvidas na RD – como a Nova Farmácia, o marketplace e a plataforma de saúde – vêm das necessidades indicadas por eles.
Mercado farmacêutico: Execução
Para Ivan Coimbra, diretor executivo da Abradilan, a palavra é execução:
Os desafios de competitividade, de margem e os riscos das escolhas serão vencidos a partir da assertividade das empresas na execução da operação.
Mercado farmacêutico: Desafios
Para Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma, a palavra é desafios:
A indústria farmacêutica vive um ciclo de expansão, mas a pressão sobre os custos aumenta na mesma medida. Fabricamos em toneladas para vender em miligramas. Mas acredito em múltiplas oportunidades para o setor, por meio de movimentações relevantes nos portfólios e segmentos como os genéricos.
Mercado farmacêutico: Confiança
Para Nilson Ribeiro, presidente executivo da Abrafad, a palavra é confiança:
O poder de compra do consumidor tende a crescer neste ano, a partir do aumento real do salário mínimo, da queda no nível de desemprego e do incentivo a programas sociais como o Bolsa-Família. Riscos existem, como o reajuste de impostos estaduais, a falta de medicamentos e a desvalorização cambial. Mas podemos e devemos confiar em um futuro promissor.
Mercado farmacêutico: Evolução
Para Paulo Maia, presidente executivo da Abradimex, a palavra é evolução:
Esperamos que o mercado de especialidades continue em ascensão, com as distribuidoras comprovando sua competência e crescente relevância para a cadeia de medicamentos.
Mercado farmacêutico: Progatonismo
Para Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, a palavra é protagonismo:
A pandemia ajudou a confirmar a importância do varejo farmacêutico como canal de atenção primária à população. Cabe às empresas assimilar a sua relevância e investir em uma farmácia ainda mais amigável aos brasileiros, com disciplina para reduzir fricções, ampliar a presença digital e integrar processos com outros atores do setor. A Abrafarma continuará atuando como protagonista nas pautas de interesse do consumidor e da saúde do nosso país.
Mercado farmacêutico: Valorização
Para Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia, a palavra é valorização:
Estamos empenhados em garantir uma remuneração mais digna para todos os farmacêuticos brasileiros. Essa luta teve início quando visitamos todos os gabinetes da Câmara dos Deputados por apoio ao PL 1559/2021, para garantir a valorização profissional que merecemos.
E para você, qual palavra poderia definir as principais tendências para o mercado farmacêutico em 2023? Para nós aqui da SULTS, as palavras são:
Padronização e automatização de processos
A padronização e a automatização de processos são sempre excelentes pedidas quando falamos em mercados de consumo em crescimento e que demandam uma gestão assertiva.
No caso do setor farmacêutico, para que isso aconteça, os administradores não podem abrir mão de investir em plataformas de gestão, como o SULTS.
Essa estratégia vai de encontro com a transformação digital citada anteriormente e com todas as palavras ditas pelos empresários da área como promissoras para 2023.
Saiba mais sobre as vantagens da automatização de processos no setor de farmácias e drogarias, conheça a nossa indicação de 9 sistemas para a gestão de negócios do varejo farmacêutico, confira a importância do procedimento operacional padrão neste mercado e não perca os 3 pilares essenciais da gestão farmacêutica.
E, claro, experimente o SULTS! São mais de 20 ferramentas para que você e sua equipem elevem a qualidade dos serviços e produtos da sua rede de farmácias e drogarias.
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