Não é de hoje que o setor de farmácias e drogarias vem crescendo consideravelmente no Brasil e no mundo.
Esse fato está diretamente relacionado não só ao aumento da procura por cuidados com a saúde por parte da população, mas, também, à utilização de novas ferramentas digitais que potencializam os resultados das marcas.
Assim, para quem deseja ter um negócio lucrativo e escalável, seja no ramo farmacêutico ou não, é imprenscindível adotar um sistema de gestão.
Isso porque, a partir do uso desse tipo de tecnologia, farmácias e drogarias de diferentes portes podem se destacar no mercado por meio de uma gestão de excelência, tornando-se altamente competitivas.
Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Continue a leitura para entender qual a importância de um sistema de gestão para farmácias e drogarias, quais as vantagens, as melhores opções e como optar pela melhor solução.
A importância de um sistema de gestão na rotina de farmácias e drogarias
Um sistema de gestão integrado auxilia os gestores e as equipes de farmácias e drogarias a organizarem tarefas e demais processos que são executados em diferentes setores.
Ele é um recurso que vianiliza a coordenação e a otimização de toda a operação, tornando o workflow muito mais ágil e eficiente.
Nesse sentido, os softwares focados no gerenciamento não só organizam a rotina de trabalho, como também armazenam e integram dados, automatizam processos, facilitam o monitoramento e promovem o aumento da produtividade nas empresas.
Quando esse sistema é utilizado no contexto de farmácias e drogarias, ele é ideal para que o gestor farmacêutico crie e acompanhe projetos, envie chamados, delegue tarefas, proporcione treinamentos e-learning, agende eventos, solicite compras aos fornecedores e muito mais.
O acompanhamento contínuo das operações corporativas permite ao gestor ter uma noção ampla sobre a situação da empresa.
A partir das informações obtidas, ele pode traçar as melhores estratégias visando a otimização das atividades e o desenvolvimento do negócio, a curto, médio e longo prazos.
Conheça agora 5 vantagens de um sistema de gestão para o mercado farmacêutico
Para que você consiga visualizar ainda melhor a importância de um sistema de gestão na rotina operacional de farmácias e drogarias, veja 5 vantagens agora mesmo:
1. Padronização e integração
Com o sistema de gestão para farmácias e drogarias, os processos são padronizados, pois, são realizados na mesma plataforma e seguem as mesmas diretrizes.
Como resultado, os colaboradores saberão, por exemplo, que para enviar um chamado, eles vão precisar realizar o mesmo passo a passo dentro do sistema a cada nova solicitação.
Essa padronização também é promovida pela integração de todas as ferramentas necessárias ao dia a dia da empresa em uma única plataforma.
Todos os departamentos utilizam uma ferramenta específica, tornando as atividades mais dinâmicas e centralizadas, melhorando, ainda, a comunicação interna.
2. Tomada de decisão assertiva
A integração de dados em uma única plataforma e os relatórios gerados através de um sistema para farmácias e drogarias permitem que os gestores tomem decisões mais assertivas.
Além disso, com as informações registradas e seguras, é possível criar relatórios atualizados a respeito de cada área da empresa.
As informações facilitam as avaliações dos indicadores de desempenho (OKRs e KPIs), diagnósticos dos setores e detalhes dos resultados da empresa.
Em resumo, os gestores podem contar com uma base mais sólida para tomar decisões inteligentes e direcionadas.
Assim, um dos benefícios deste processo é a redução de erros na gestão.
3. Desenvolvimento de planos estratégicos
Com a análise das informações, é possível realizar um mapeamento completo do negócio.
Assim, além de decisões mais assertivas, os administradores também conseguem delinear estratégias mais certeiras.
Com um sistema de gestão para farmácias e drogarias, os gestores podem identificar fraquezas, competências e oportunidades da empresa.
Além disso, há mais facilidade ao estruturar um planejamento estratégico para conquistar os objetivos do negócio — seja alcançar mais clientes ou aumentar a produtividade da equipe, por exemplo.
4. Segurança da informação
Quando falamos em dados e informações de farmácias e drogarias, sem dúvidas, a segurança é indispensável.
Este é um dos objetivos do sistema de gestão – proteger todos os dados inseridos no software. Para isso, ele só pode ser acessado pelos usuários permitidos.
O sistema de permissões de acesso garante que apenas os colaboradores responsáveis pelos projetos e autorizados pelos administradores entrem na plataforma.
5. Redução de custos operacionais
Outro benefício é a redução dos custos operacionais, que são automatizados com o sistema de gestão para farmácias e drogarias.
Com isso, as rotinas da empresa se tornam mais produtivas, pois os colaboradores conseguem desenvolver suas atividades em menos tempo e com menos chances de erros.
Assim, podem se dedicar a tarefas mais estratégicas, cujo objetivo seja gerar valor ao cliente e, consequentemente, promover o crescimento contínuo da empresa.
9 sistemas para farmácias e drogarias que você precisa conhecer
Agora, veja quais são as 9 melhores opções de sistemas para farmácias e drogarias do mercado:
1. UltraPDV
O UltraPDV é um sistema completo para farmácias e drogarias. Desenvolvido pela Ultramax, empresa com mais de vinte anos no mercado, o software conta com vários recursos e soluções para atender às mais variadas demandas do dia a dia. Confira algumas delas:
- Vendas personalizadas;
- Soluções para e-commerce;
- Controle de estoque;
- Controle financeiro e de recebimento;
- Gestão administrativa e muito mais.
O sistema também permite a integração com softwares de gestão financeira, podendo inclusive, usá-los para diversificar as formas de recebimentos dos produtos, como por exemplo, pagamentos via pix.
2. TekFarma
Criado com o intuito de simplificar as tarefas diárias das farmácias e drogarias, o TekFarma organiza todos os processos da empresa em um único sistema.
Para ampliar o seu uso, eles oferecem um software completo sem limites de computadores para usar e também sem contrato de fidelidade.
O TekFarma oferece uma gama de soluções, como por exemplo:
- Digitalização de documentos;
- Facilidade na emissão de documentos fiscais;
- Integração com programas de benefícios para farmácias;
- Gestão financeira;
- Controle de vendas e outros.
3. InovaFarma
Oferecendo uma solução completa para a gestão de farmácias e drogarias, o InovaFarma é um software que reúne diversas funcionalidades e conta com um atendimento especializado feito por profissionais que conhecem o setor.
Com ele é possível melhorar os resultados da empresa e facilitar tarefas do dia a dia utilizando recursos de automação de estoque, financeiro, compra e venda, indicadores de gestão, controle de despesas e muitos mais.
4. MyPharma
O MyPharma oferece a criação de site e app, totalmente personalizados e funcionais para todos os processos realizados em farmácias e drogarias.
Além disso, é possível integrar com sistemas de gestão, configurar entregas, organizar retiradas no balcão, facilitar atendimento ao cliente com as ferramentas mais usadas, cuidar da gestão de clientes e outras funcionalidades.
5. Trier Drogarias
Possibilitando o total controle da farmácia, o Trier Drogarias é um software que funciona em tempo real junto às demandas do negócio.
O sistema é completo e oferece, além de suas funcionalidades, uma compatibilidade com dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Confira as principais funcionalidades do Trier Drogarias:
- Gestão financeira;
- Compra interativa;
- Venda mobile;
- Emissão de notas fiscais;
- Painel de gestão completo e outros.
6. Digifarma
O Digifarma é um sistema integrado para farmácias e drogarias. Ele possui uma facilidade multiempresa que permite o acesso em qualquer lugar e a qualquer momento, com total segurança de informações.
Além disso ela oferece diversas integrações outros softwares e serviços como:
- Integração completa com o programa Farmácia Popular do Brasil;
- Emissão de notas fiscais e cupons eletrônicos;
- Sistemas de convênios;
- Sistema da Secretaria da Receita Federal do Brasil;
- Recarga de celular com as principais operadoras do país;
- Integração com a ANVISA, e outros.
7. Linx
A Linx é uma empresa especializada em softwares e oferece uma solução para farmácias e drogarias.
O sistema é completo e gerencia todos os trabalhos de ponta a ponta do seu negócio. Além disso, também é possível fazer uma integração de vendas que entende o comportamento dos clientes e, ao mesmo tempo, faz o gerenciamento do seu estoque.
Com o sistema de gestão para farmácias e drogarias da Linx é possível implantar gestão de vendas de convênios, controle de custos, administração multilojas, implementação de vendas e muito mais.
8. Sysfar
A Sysfar está presente no mercado há mais de 20 anos e atende pequenas, médias e grandes drogarias, farmácias e perfumarias de todo o Brasil.
Ela visa atender as necessidades do mercado, disponibilizando recursos práticos e de fácil controle para a gestão do empresário.
Entre as suas soluções estão o sistema PDV, ferramentas para aumento do ticket médio e um sistema de compras com cotação online, controle de reposição, prospecção, demanda e ABC Analysis.
9. SULTS
O SULTS é o sistema mais completo e integrado para as demandas cotidianas na operação de farmácias e drogarias.
São mais de 20 módulos com diferentes funcionalidades para que as redes farmacêuticas operem com excelência e agilidade.
Gerir projetos, delegar tarefas, proporcionar cursos e treinamentos, enviar e receber chamados, armazenar arquivos, divulgar comunicados – são algumas das ações possíveis com o SULTS.
Ele já atende diversas redes de drogarias pelo Brasil e vale a pena conferir na prática cada um de seus recursos.
Experimente! Conheça os cases de sucesso dessa solução.
Entre tantas opções, como escolher o melhor sistema para farmácias e drogarias?
A escolha pela melhor opção para a farmácia ou drogaria pode ser um tanto quanto difícil, pois muitos dos sistemas de gestão disponíveis no mercado são bem parecidos.
Porém, existem algumas características únicas que fazem total diferença na hora de escolher a melhor opção para a sua empresa, como facilidade de implementação, suporte de qualidade, entre outras.
Mas é necessário que a equipe da empresa farmacêutica também faça uma análise interna para saber exatamente quais são as demandas e como um sistema pode realmente contribuir para a operação.
Preparamos uma lista com algumas dicas úteis para facilitar na seleção do melhor software em diferentes contextos:
5 dicas úteis para escolher o melhor sistema de gestão para farmácias e drogarias
1. Definição de necessidades
Antes de procurar um sistema de gestão para farmácias e drogarias, é indispensável que o gestor entenda o que espera desse software, o que deseja realizar por meio dele e o que é realmente necessário para a empresa.
2. Verificação das funcionalidades
Após identificar as necessidades do negócio, é importante analisar as funcionalidades dos sistemas para farmácias e drogarias disponíveis no mercado.
É comum que gestores se atraiam por soluções que apresentam funções mais complexas, mas é necessário pensar em quais ferramentas serão, de fato, sempre úteis para o cotidiano da empresa.
3. Facilidade de implantação do sistema
Outro ponto que deve ser avaliado antes de escolher um sistema para farmácias e drogarias é como sua implantação irá interferir na rotina do estabelecimento.
Avalie o que será necessário para implantá-lo e garanta que o time de suporte estará sempre à disposição para eventuais dúvidas.
Afinal, essa implantação impactará diretamente o fluxo de trabalho dos colaboradores e as operações de toda a empresa.
4. Definição de orçamento
Definir um orçamento será útil na hora de avaliar quais soluções possuem melhor custo-benefício e correspondem à realidade financeira da empresa.
Após a implantação do sistema, é necessário manter os indicadores de performance sempre atualizados para avaliar se o software realmente está trazendo mudanças positivas.
Além disso, o feedback dos colaboradores é fundamental para conferir se a ferramenta é eficaz na prática.
5. Facilidade utilização do sistema na prática
Antes de contratar um sistema de gestão para farmácias e drogarias, o gestor precisar atentar-se a fatores como:
- Constância das atualizações do sistema;
- Como ocorre a geração de relatórios e dashboards;
- Facilidade de aplicação das ferramentas;
- Nível de didática do software;
- Disponibilidade de suporte e assistência técnica do fornecedor.
E aí, gostou deste tema? Este artigo foi útil para você? Esperamos que sim!
Aqui no blog SULTS você confere muitos outros assuntos do mundo dos negócios e, especificamente na categoria “Farmácias e Drogarias“, você pode ler mais sobre as principais pautas do setor.