Sempre reforçamos que a gestão estratégica é vital para todo e qualquer tipo de empresa. Em corporações que operam na logística de transportes, isso não poderia ser diferente.

Inclusive, neste setor, gerenciar detalhadamente cada processo envolvido, é um grande diferencial entre aquelas empresas que “apenas entregam o produto” ao destinatário, e outras que fazem o mesmo serviço, só que da melhor maneira possível e com excelência.

Para isso, a tecnologia não poderia ficar de fora. Atualmente, muitas empresas de transporte e logística apostam em sistemas de gestão para potencializar a rotina operacional nos galpões. Afinal a transformação digital atingiu todos os mercados, não é mesmo?

Antes de falarmos mais sobre a relação entre logística, gestão e tecnologia para resultados positivos, continue lendo este artigo para compreender as características da logística de transportes.

Para início de conversa, o que é logística de transportes?

Segundo a Rodojacto, a logística de transporte é um ramo da logística que avalia cada entrega e determina qual é a forma mais econômica, ágil e segura de atender às demandas do consumidor.

Nesse sentido, trata-se de um elo muito importante na relação entre empresa e cliente, afetando diretamente na forma como o consumidor percebe a marca.

Para que isso seja concretizado, devem ser consideradas diferentes questões que impactam na realização dos transportes, tais como:

  • Custos da operação;
  • Riscos envolvidos;
  • Prazos estipulados;
  • Tipos de carga;
  • Tipos de produto transportado;
  • Veículo mais indicado;
  • Volume transportado;
  • Distância;
  • Rota percorrida;
  • Tempo de deslocamento, entre outros.

Outros pontos fundamentais da logística de transporte são o estudo, a definição e a explicação do modal mais indicado para cada entrega.

Os profissionais dessa área precisam ser especializados em logística e conhecer muito bem os diversos meios de transporte — sendo eles o rodoviário, o ferroviário, o aeroviário e o hidroviário.

A logística de transportes - van do lado de fora recebendo mercadorias.

Neste setor, quanto mais agilidade, melhor!

Como vimos, em termos simples, a logística pode ser definida como a atividade que busca viabilizar a entrega de mercadorias, conforme o pedido no local correto e dentro do prazo especificado.

Porém, quanto mais uma empresa cresce, maiores serão os desafios enfrentados no dia a dia. Isso significa que há mudanças no mercado que influenciam o seu resultado.

Nesse cenário, já não basta realizar o envio com agilidade, agora é necessário oferecer entrega expressa.

O ciclo de pedido deve ser cada vez menor, pois os clientes têm uma ampla gama de opções disponíveis no mercado.

Por isso, a logística que conhecemos hoje é resultado de uma evolução que busca oferecer serviços cada vez mais qualificados e diferenciados, de olho no sucesso do cliente.

A importância da logística de transportes

Sabendo o que é logística de transporte, é possível pensar sobre o quanto ela é importante para um negócio, independente do seu porte, não é mesmo?

Imagine uma empresa que comercializa um produto de excelente qualidade e com um ótimo preço, muito melhor do que o praticado pela concorrência.

Mas, apesar de todo seu potencial, se os clientes não receberem as mercadorias no prazo combinado, dificilmente ela atingirá a autoridade que almeja no mercado. .

Portanto, a logística de transporte é fundamental para toda empresa que precisa fazer com que seus produtos cheguem aos seus clientes no momento certo, sem contratempos ou prejuízos.

Confira agora 4 etapas da logística de transportes

É importante entender que a logística de transporte está relacionada à cadeia de suprimentos (ou em inglês, supply chain), que envolve todas as etapas do ciclo de vida de um produto, desde a compra de matéria-prima para sua fabricação até o descarte realizado pelo consumidor final.

Essa cadeia sempre esteve dividida em três etapas: suprimentos, produção e distribuição dos produtos. Agora, também citamos a logística reversa. Veja:

1. Transporte de suprimentos

A transportada tem um papel fundamental nessa primeira etapa, pois ela será a responsável por coletar a matéria-prima com o fornecedor e transportar até a fábrica para que o produto seja produzido.

2. Transporte de produção

A segunda etapa tem a ver com a movimentação dos itens na fábrica associada ao controle de estoque.

Conforme a necessidade do mercado, para não haver desperdícios, os produtos são produzidos e a transportadora vai abastecendo a fábrica com a demanda de suprimentos que ela precisa.

3. Transporte de distribuição

Essa etapa já envolve a função de gerenciar os pedidos dos clientes e todo o processo de distribuição e entrega dos produtos, após a sua fabricação.

Nessa fase, as transportadoras que utilizam a estratégia de cross docking em suas operações têm uma performance melhor pela agilidade na entrega de mercadorias.

4. Logística reversa

O objetivo da logística reversa é reutilizar os materiais que foram usados pelos consumidores e voltaram para as indústrias por meio das coletas recicláveis, por exemplo.

Principais vantagens da logística de transportes

Depois de entender melhor o conceito de logística de transporte, acompanhe agora as principais vantagens dela para as corporações do setor:

Otimização do tempo

Ao definir a melhor forma de entregar determinada carga, além de planejar e acompanhar o trajeto do início ao fim, o gestor de transporte consegue reduzir drasticamente o tempo de entrega.

Além disso, estará pronto para agir e tomar a melhor decisão caso ocorra algum imprevisto, por meio dos planos de ação.

Diminuição de custos

controle de custos é um ponto crítico para qualquer empreendimento, e as decisões tomadas na área dos transportes são de grande relevância para reduzir as despesas do negócio.

logística de transportes evita custos desnecessários em dois pontos-chave. O primeiro você já conhece: a escolha do modal ou conjunto de modais mais econômico para determinado transporte.

O segundo é a especialização dos colaboradores. Quando eles estão focados em desempenhar a logística de transporte, a quantidade de retrabalho e de falhas diminuem consideravelmente.

Redução de avarias nas mercadorias

Para implementar uma logística de transporte eficiente é necessário estar ciente, ainda, que cada tipo de mercadoria demanda cuidados específicos para que chegue íntegra ao seu destino.

É importante ter a certeza de que todos os envolvidos no processo de entrega sejam capacitados e tenham equipamentos adequados para efetuar o transporte.

Dessa forma, é possível minimizar as avarias durante a entrega sem comprometer os custos.

5 desafios enfrentados pela logística de transportes nos dias atuais

O mercado apresenta desafios que, sob o ponto de vista de uma transportadora, devem ser superados para obter resultados cada vez melhores.

Veja abaixo quais são os 5 principais desafios enfrentados pelo setor atualmente:

> Falta de segurança nas estradas

Para as empresas que atuam no segmento de distribuição de mercadorias, os principais riscos têm origem nas estradas brasileiras, como

  • Roubos de cargas: O volume de mercadorias perdidas causa prejuízos elevados, os quais afetam fabricantes, operadores logísticos e clientes.
  • Riscos de acidentes: Os motoristas que trafegam pelas rodovias do país também estão sujeitos a riscos enquanto se encontram na direção dos veículos.
  • Condições precárias das rodovias: A Confederação Nacional do Transporte (CNT) admite que a maior parte das estradas brasileiras encontra-se em uma situação precária ou ruim. Para as frotas que trafegam por essas vias, isso representa um significativo aumento dos custos de manutenção dos veículos, bem como eleva as chances de acidentes e colisões.

> Recrutamento de profissionais qualificados

A questão do recrutamento assume, pelo menos, duas necessidades diferentes.

A primeira é a contratação dos motoristas, que devem ter uma combinação de qualificação técnica e vivência na direção de caminhões.

Já o segundo aspecto tem relação com os profissionais que cuidam das atividades de gestão dentro do processo logístico.

Esses devem ter conhecimento de causa para indicar como manusear e armazenar de forma segura e adequada as mercadorias dentro do pátio da empresa, além de preencher documentos fiscais e seguir a legislação para o transporte de cargas.

> Terceirização dos serviços logísticos

Para cuidar do escoamento da produção, muitos fabricantes contam com a terceirização dos serviços de logística de transporte.

Essa é uma tendência amplamente utilizada e diversas empresas operam dessa forma, uma vez que ambas as partes obtêm benefícios com esse tipo de transação.

Entretanto, a seleção de um operador logístico é uma atividade que exige pesquisa, análise da capacidade instalada e longos períodos para negociar os termos da contratação.

Essa é uma relação que deve ser considerada na parceria, afinal, o produtor está transferindo parte das suas atividades que têm relação direta com a satisfação dos clientes.

Por isso, deve-se avaliar o tamanho da frota, os tipos de serviços oferecidos e os prazos praticados para identificar se os objetivos entre empresa transportadora e profissional autônomo estão alinhados.

> Defasagem dos preços de frete

No mercado nacional, a logística de transporte tem passado por mudanças consideráveis no que se refere às ferramentas de gestão, eficiência e qualidade dos serviços.

Para viabilizar essa evolução, as empresas têm investido em infraestrutura, modernização da operação e comunicações.

Porém, essas melhorias são acompanhadas por novos custos, que encarecem a política de preços do frete.

Atualmente, as tarifas não refletem o alto nível de qualificação obtido por empresas que oferecem serviços adicionais, como entrega expressa e transporte de cargas especiais.

Uma das formas de reduzir os custos é aumentar a produtividade e o número de remessas realizadas.

> Concorrência elevada

Com o aumento da concorrência, os gestores são forçados a diminuir as margens de lucro para acompanhar os preços praticados por outras empresas.

Esse é um fator positivo para os clientes, que têm oportunidade de buscar preços mais competitivos para o atendimento de suas necessidades.

Porém, as transportadoras, especialmente os pequenos negócios, enfrentam dificuldades de natureza financeira.

Para superar esse desafio, a recomendação é aperfeiçoar os processos para gerar aumento da produção e, consequentemente, ampliar a exposição no setor.

A diferenciação pode ser feita por meio de utilização de modais de transporte diversificados, da armazenagem estratégica, do planejamento das rotas de entrega e do uso de softwares de gestão e acompanhamento.

Logística de transportes - operadora de logística caminhando pela fábrica com tablet nas mãos.

Uma boa logística de transportes se faz com gestão e tecnologia de ponta

Para superar todos os desafios que citamos no tópico acima, não há dúvidas de que é necessário investir em gestão e tecnologia.

Hoje em dia, ambas andam de mãos dadas: os gestores mais qualificados utilizam softwares de gestão para conseguirem acompanhar toda a rotina de suas equipes, bem como delegar tarefas, criar projetos, entre outras práticas de sua função.

Vimos que um dos principais desafios deste mercado é a seleção de profissionais qualificados. Nesse sentido, um sistema de gestão integrado à Universidade Corporativa poderia, facilmente, resolver a demanda.

A partir dessa plataforma, os líderes de equipe podem oferecer cursos e treinamentos aos colaboradores envolvidos na logística de transporte, a fim de garantir sempre as melhores práticas.

Tanto para proporcionar capacitação à equipe, quanto para facilitar todo o gerenciamento das etapas do transporte, nada melhor do que fazer uso da tecnologia.

Atualmente, existem diversos recursos online e acessíveis pelo smartphone que tornam o trabalho da logística de transporte mais prático e rápido, como o SULTS. Vale a pena conhecê-lo e experimentar todas as suas funcionalidades.

E aí, gostou deste conteúdo?

A logística de transporte, se bem planejada e com bons investimentos em gestão e tecnologia, ela pode ser acompanhada com muito mais agilidade e eficiência.

Isso, sem dúvidas, traz mais segurança às empresas e colabora para a ótima relação de confiança com o cliente.