Um LDR ou Lead Development Representative faz muita diferença na hora de fazer negociações. Vender um produto ou serviço é o principal objetivo de um negócio. Desse modo, essa etapa também precisa ser muito bem estruturada para que os prejuízos possam ser evitados. 

Dito isso, o LDR é o profissional que atua selecionando leads qualificados para a prospecção. Assim, ele se atenta a todas as informações sobre os leads e otimiza o trabalho da equipe responsável por captar esses clientes. 

Uma forma importante de evitar prejuízos é ter uma pré-venda que seja capaz de identificar quais negócios serão frutíferos e em quais a empresa precisa ter um maior receio, pois podem não ser benéficos ou nem acontecerem. Vamos entender como funciona a pré-venda e como o LDR (Lead Development Representative) atua nela. 

O que é pré-venda?

A equipe responsável pela pré-venda não tem a função de fechar negócios, mas funciona como uma peneira. Todos os leads que chegaram à empresa por meio do Marketing ou até outro canal, são direcionados para a equipe de pré-venda e nessa etapa esses leads passam por um processo de qualificação e são destinados à etapa de vendas.

Ou seja, o que a pré-venda faz é facilitar o trabalho da equipe de vendas, tornando-o mais rápido, efetivo e econômico, o que só gera benefícios para a empresa. A pré-venda é um canal que faz essa mediação entre o cliente e a equipe de vendas.

Um dos participantes dessa equipe, que tem um papel fundamental para o sucesso das vendas, é o LDR. Por isso, logo apresentaremos como ele atua nessa etapa e qual o perfil de um bom Lead Development Representative. 

Por que a pré-venda é importante?

A pré-venda é de extrema importância porque, quando você consegue filtrar bem os leads que têm uma maior chance de adquirir seu produto, evitando o desgaste com outros que não seriam convertidos, a taxa de conversão de vendas torna-se maior, já que o foco está voltado para leads de fato qualificados. 

Conseguindo converter mais vendas, todo o gasto que você tem buscando vender diminui, uma vez que o investimento feito para fechar o negócio passa a ser menor. 

Um ponto fundamental é que, conhecendo o cliente, você sabe exatamente qual a sua necessidade e quais argumentos deve usar para convencê-lo de que seu produto ou serviço vai ser a solução para ele. O que facilita no processo de persuasão do cliente. 

Com tudo isso, você reduzirá seus custos e aumentará sua taxa de vendas. Fica nítido o quão lucrativo isso será para o seu negócio.

Como o LDR atua na pré-venda?

Agora que você já sabe a importância de investir na pré-venda, vamos entender qual a função do LDR. Ele é o responsável por levantar e organizar as informações sobre os leads, sem ter um contato direto com eles. 

Sua função, basicamente, é organizar a lista com esses leads e seus dados atualizados, além de acrescentar informações que julgar importantes para assim tornar a prospecção mais rápida para os SDRs e BDRs. 

Perfil de um LDR de excelência

Busque alguém organizado com suas tarefas e que seja um bom investigador, visto que seu papel é também complementar as listas com outras informações e verificar se tudo está atualizado, fazendo de fato uma boa higienização. 

Parece simples, mas a função do Lead Development Representative é fundamental para que o restante da pré-venda possa caminhar sem empecilhos que tomariam tempo e seriam trabalhosos. 

Com um trabalho bem feito, toda a pré-venda é otimizada e consequentemente gera lucro para a empresa. Essa função desempenha um papel importante e por isso o profissional precisa ser bem escolhido. 

Não deixe de acompanhar os próximos artigos em que falaremos mais sobre a equipe de pré-venda.

LDR - blogpost SULTS

Conheça o SULTS

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.