Você já parou para pensar em como é importante a gestão de pessoas no mundo das franquias?

A verdade é que toda empresa, seja ela de grande, média ou pequeno porte, precisa investir nessa temática.

Afinal de contas, dizem muito por aí que “as pessoas são a alma do negócio” – e não estão errados.

Mas será que o tipo de gestão de pessoas deve mudar de acordo com o modelo de negócio?

É claro que entre uma rede de franquias e uma rede de filiais, por exemplo, existem uma série de diferenças na operação do negócio.

Mas quando se trata de gestão de pessoas, algumas práticas são cabíveis em todo e qualquer negócio. Vamos a elas:

Definição de estratégia

Já é bastante comum ouvir falar em estratégias de marketing, de vendas, de expansão da marca etc. Mas e quanto às estratégias para gestão de pessoas?

Esse tipo de planejamento deve ser feito visando a cultura organizacional da empresa (valores, missão e visão) e deve considerar também os objetivos e metas da rede.

Ao definir as estratégias, o time estará alinhado quanto às ações que devem ser realizadas e toda a evolução do projeto poderá ser acompanhada de perto, bem como os resultados poderão ser mensurados. Hora de ativar a visão estratégica!

Atenção especial no processo seletivo

Vamos começar esse tópico com uma pergunta diferente: você seria amigo dos seus colaboradores fora da empresa?

Isso pode parecer besteira, mas diz muito sobre como você encara o processo de seleção de colaboradores.

É claro que as capacidades técnicas e comportamentais do candidato devem ser analisadas. Mas vai além disso. Se o candidato não se identifica com a cultura organizacional da empresa, é bem provável que, a longo prazo, tanto ele quanto o time da casa não se sentirão confortáveis e isso é preocupante.

Então, uma dose extra de cautela na hora de selecionar um novo colaborador cai muito bem!

Treinamentos para o seu time

Independente do nível de formação da sua equipe, com a velocidade da internet e com a quantidade de novas informações, é fundamental promover treinamentos e cursos de atualização para garantir que o desempenho dos colaboradores continue evoluindo e trazendo bons frutos para eles mesmos e para a empresa.

Existem muitas maneiras de fomentar essa ação. Estabelecer um cronograma de treinamentos logo no início do ano é bacana, porque, desse modo, todos ficam cientes daquele compromisso.

Gestão de pessoas: o básico do básico

Pessoal, convenhamos que educação e respeito é o mínimo que todos e todas merecem dentro e fora do mercado de trabalho.

Nesse sentido, uma gestão de pessoas realmente eficiente não é aquela que prioriza os resultados positivos para a empresa acima de qualquer coisa, mas sim aquela que trabalha pelo bem-estar da equipe.

Uma equipe satisfeita, sem dúvidas realiza suas tarefas da melhor forma possível e com excelência.

Antes de finalizarmos, outro fator importantíssimo: valorize o diálogo! Dê feedbacks e saiba recebê-los também.

É bom lembrar que gerir pessoas é também gerir o sucesso do negócio.

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Hoje a nossa indicação de leitura é >>>> A sua equipe precisa de equipes autogerenciáveis

Até a próxima!

Gestão de pessoas para redes de franquias - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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