A sua empresa precisa de equipes autogerenciáveis

Você já ouviu falar em equipes autogerenciáveis?

Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar dessa expressão, mas a partícula “auto”, originada do grego autós, exprime a noção de próprio, de si próprio.

Conseguimos entender melhor a partir de outros exemplos, como autonomia, autorresponsabilidade etc.

Uma pessoa autogerenciável é aquela que não depende de ordens externas para executar suas funções e cumprir suas tarefas com responsabilidade e excelência.

Nesse sentido, quando pessoas autogerenciáveis se juntam a fim de um mesmo objetivo, elas formam uma equipe autogerenciável!

Por que promover equipes autogerenciáveis na empresa?

Hoje em dia as empresas de maior sucesso no mercado, como Microsoft, Apple, Amazon e Google, são grandes polos de concentração de equipes autogerenciáveis.

Mas imagina se cada equipe dessas empresas bem-sucedidas dependesse de ordens externas para realizar suas tarefas? Com certeza não seria nada fácil!

Nesse sentido, é importante saber que por trás de todo esse sucesso existem colaboradores autônomos, proativos e compromissados com suas tarefas. Eles e suas equipes agregam muito valor à companhia.

Segundo o blog Rhopen – Soluções com pessoas, as equipes autogerenciáveis proporcionam benefícios agregados à empresa.

Alguns desses benefícios são: alta produtividade, desenvolvimento exponencial dos colaboradores e otimização dos processos.

Equipes autogerenciáveis - SULTS

Mas e o papel do líder?

Cabe ao líder direcionar a equipe, mensurar os resultados e manter o diálogo transparente com os colaboradores, a fim de esclarecer toda e qualquer dúvida que surgir durante o processo de desenvolvimento.

A liderança que possui uma equipe autogerenciável de excelente performance possui mais tempo disponível para planejar melhorias e criar estratégias que visam o crescimento da marca. E é nisso que ele precisa focar suas energias!

Sem dúvidas, é mais do que necessário promover equipes que sejam autogerenciáveis na empresa. Elas são essenciais para o desempenho exponencial do negócio.

Então, é isso! Por hoje é só, mas temos uma dica de leitura imperdível para você >>> A sua empresa pratica o endomarketing?

Até logo!

 

0 CommentsClose Comments

Leave a comment