A gestão colaborativa, sem dúvidas, é um ponto que merece muito destaque por sua estratégia inovadora. Por isso, nesse artigo falaremos um pouco sobre o conceito, características, os benefícios e a aplicabilidade na sua empresa.

É fato que o mercado passou e passa por uma série de transformações. Com essas mudanças, outras necessidades vão surgindo, como por exemplo a organização interna dos negócios. 

Levando isso em consideração, a atuação do colaborador também tem se modificado. Com novos profissionais, passa a ser necessário pensar em um ambiente de trabalho que se adeque.

Cada vez mais os funcionários estão tendo participação mais ativa, como nas decisões do empreendimento, isso é capaz de garantir um desempenho melhor, visto que os sentimentos do pertencimento e valorização serão um diferencial.

O que é gestão colaborativa?

Uma gestão colaborativa tem como objetivo modificar relações que antes eram muito hierárquicas, propondo um novo modelo de gerenciamento corporativo. É o que chamamos de um ambiente horizontal, uma vez que os colaboradores passam a ser peças fundamentais na tomada de decisões. 

Pense em um ambiente em que, você como colaborador, possa opinar livremente e participar com a tranquilidade de poder expressar suas ideias. Isso com certeza seria um grande diferencial, não é mesmo? 

Isso se trata de um negócio que tem a gestão colaborativa como o centro. Sabemos que mais pessoas juntas pensam melhor do que uma. Por isso, essa é uma estratégia capaz de manter sua marca sempre antenada com as mudanças e transformações do mercado, além de contribuir para que seus funcionários se sintam mais realizados. 

Quais são os benefícios da gestão colaborativa? 

Como já explicamos anteriormente, há uma série de benefícios que são atingidos com a implementação da gestão colaborativa. Dentre eles, podemos pensar em uma equipe mais engajada e criativa, que visa diferentes soluções e garante inovação para a empresa. Isso, consequentemente, pode melhorar os processos de produção, uma vez que eles serão otimizados. 

Outro ponto de extrema importância é que quando uma empresa explora o que há de melhor no seu colaborador, demonstrando que o valoriza e considera seu posicionamento de grande valia, isso o torna mais satisfeito em fazer parte da equipe, evitando assim a sua evasão. Com isso, seu negócio será sempre escolhido por colaboradores desejados diante da concorrência. 

Sempre falamos que o principal para o bom funcionamento de um empreendimento é a comunicação. A Gestão Colaborativa trabalha justamente como um meio de otimizar essa troca, oportunizando um trabalho em grupo mais dinâmico e proveitoso, além de ser mais organizado. Isso significa que nessa forma de estruturação, prioriza-se o desenvolvimento de toda a equipe e não só a decisão do líder.

Funcionários que se sentem realizados na vida profissional possuem uma tendência maior a serem produtivos, o que é de extrema importância. Assim, é possível melhorar métricas de grande influência somente com esse sistema.

Como implementar a gestão colaborativa na minha empresa?

Comece de forma gradual, levando para alguns setores e, em seguida, para as demais áreas. Algumas mudanças de atitude já demonstram o sucesso desse método, como esclarecer para todos os colaboradores as metas e objetivos, além de determinar funções para cada um.

Além disso, pense em meios mais eficientes de comunicação, pensando em rotinas estratégicas e automatização. A partir disso e de outros pontos a gestão colaborativa vai se tornando cada vez mais presente no meio corporativo, possibilitando uma nova forma de pensar a organização de um negócio.

Isso porque esse sistema é capaz de gerar mais resultados satisfatórios, o que é o grande objetivo para que uma empresa alcance o sucesso visado. É primordial se manter sempre antenado e buscando novas informações também. 

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O trabalho em equipe como diferencial competitivo

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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