Descubra agora as 4 principais vantagens da automatização de processos

Próxima parada: automatização de processos!

Antes disso, significado de automatização segundo o Dicionário Online de Português :

  • Ação ou efeito de automatizar;
  • Sistemas controlados por mecanismos eletrônicos ou mecânicos; automação.

Quando falamos em automatização de processos, estamos nos referindo ao uso de equipamentos, ferramentas e sistemas para executarem tarefas repetitivas e operacionais do nosso dia-a-dia.

Na nossa vida pessoal, vários são os exemplos de automatização que aderimos: trocar aquele despertador de cabeceira pelo alarme do telefone, trocar as escadas pelo elevador, trocar a máquina de datilografia pelos nossos computadores (fui longe rsrsrs), trocar o tanquinho de lavar roupas pelas máquinas ultra-power-automáticas etc. Convenhamos que essas e muitas outras inovações do mundo contemporâneo serviram para facilitar as demandas domésticas e otimizar o nosso tempo!

No trabalho, as vantagens da automatização podem ser facilmente identificadas quando falamos em processos. A partir do momento no qual temos um sistema de gestão capaz de garantir o fluxo de informação para toda a rede, dispensando a necessidade de pastas e mais pastas de documentos, aí já precisamos dar valor! Automatizar tarefas nos garante mais tempo para nos dedicarmos em assuntos que realmente precisam ser detalhadamente pensados, como os objetivos estratégicos da empresa e demais metas.

Ah! Sem contar que quando automatizamos determinado processo – a precificação de produtos, por exemplo – a empresa tem grandes chances de alcançar um crescimento sustentável a partir da redução de erros.

“Mas, então, automatização e automação são as mesmas coisas?”

A resposta é não! Para estabelecermos a diferenciação entre essas duas tendências, vamos ao conteúdo postado no blog da SML Brasil:

Automação se refere a mecanismos autorreguláveis, ou seja, são ferramentas que fazem autocorreções sem a necessidade de interferência humana.

A automatização, por sua vez, requer que os humanos realizem as correções necessárias.

Para ilustrar esses diferentes tipos de processos, a SML Brasil cita o exemplo do ar-condicionado e do ventilador. O primeiro é um sistema de automação, porque consegue autorregular a temperatura de acordo com os seus sensores. Já o ventilador precisa ser regulado por alguém.

Percebam que, independentemente de ser autorregulador ou não, ambos facilitam as tarefas repetitivas e muitas vezes manuais. Afinal de contas, o ventilador é muito mais prático do que utilizar as nossas próprias mãos para nos abanarmos em dias de calor.

As 4 principais vantagens da automatização de processos

  1. Menos tarefas repetitivas e mais produtividade

A rotina operacional das empresas é cheia de atividades repetitivas. Essa realidade gera fadiga e cansaço ao colaborador, sobrecarrega sua criatividade e, muitas vezes, reduz a motivação.

Quando as tarefas mais enfadonhas são automatizadas, você está permitindo que seus colaboradores invistam em novos formatos de vendas, mais tempo nas negociações, melhor planejamento e inovação em diversos setores.

Com todo o foco dedicado à criação de novas ações estratégicas, com certeza o seu time entregará resultados positivos, incluindo o aumento de produtividade.

  1. Engajamento dos setores

Organizar e escalonar também são algumas das vantagens na automatização de processos.

Quando um software reúne dados e informações sobre sua empresa, fica muito mais fácil integrar os setores e mantê-los engajados rumo ao objetivo do negócio. Por exemplo, Marketing e Vendas poderão viver em sintonia a partir do compartilhamento de informações importantes a respeito de leads e prospects.

Em suma, com a automatização, é possível interligar e alinhar todas as equipes da empresa e dar vida a um ciclo produtivo muito benéfico para ambos os lados.

  1. Padronização dos produtos e serviços

Já pensou se uma casquinha do McDonald’s fosse feita de uma maneira no Rio de Janeiro e de outra nos Estados Unidos? Certamente seria o fim da franquia.

Todos nós esperamos encontrar na loja Bolos da Madre de Floripa, o mesmo Bolo Nhá Madre das franquias da rede em São Paulo. E é exatamente essa padronização que garante tamanha expansão e sucesso da marca.

Logo, a automatização de processos garante a padronização dos produtos/serviços fornecidos, tornando a produção muito mais rentável e confiável. Além, é claro, de garantir maior eficácia na gestão da qualidade.

  1. A famosa diminuição de custos

Diminuir custos é sempre ponto de pauta nas reuniões entre equipes e gestores. Uma saída bastante comum para essa demanda é a automatização de processos.

Imagine a economia gerada aumentando a produtividade, diminuindo tarefas repetitivas, integrando informações sobre diversos setores, padronizando produtos e serviços e analisando constantemente o desempenho das equipes!

A princípio, embora a automatização gere um investimento inicial inevitável, é importante destacar que, a médio e a longo prazo, os custos são reduzidos ao ponto de estabilizar o orçamento de cada departamento, com objetividade e total controle.

É isso! Hoje vimos como a automatização de processos já é uma realidade em nosso cotidiano – seja em casa ou no trabalho. Entendemos melhor qual a principal diferença entre automação e automatização e, por fim, ficamos por dentro das 5 principais vantagens de automatizar processos no ambiente corporativo.

Nós ficamos por aqui, mas fica o convite para que você continue a leitura dos nossos blogposts > O que é ERP para franquias?

Até mais!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment