Anteriormente falamos um pouco a respeito do pós-venda, suas funcionalidades e como estruturá-lo. Nesse momento, o foco será dado a estratégias que podem ser implementadas nesse momento, após a realização da venda. 

Pós-venda: Estratégia 01

Manter o contato com o cliente por diversos meios, como e-mail, telefone, chats ou até mesmo uma central de ajuda da empresa voltada para essa finalidade é um bom começo no pós-venda.

Mas, esse serviço de suporte precisa ser frequentemente atualizado, a fim de não se tornar obsoleto, conseguindo responder aos questionamentos dos clientes e suas demandas. É primordial que esse atendimento seja de qualidade para que os consumidores não fiquem insatisfeitos.

Pós-venda: Estratégia 02

Investir em meios para que seu cliente se sinta acolhido e importante, permite firmar a relação entre ele e sua marca, sendo mais passível de fazer novas compras. Agregar valor demonstrando se importar com cada um dos clientes e suas necessidades faz total diferença e os compradores sentem essa atenção quando cada detalhe é bem pensado.

Pós-venda: Estratégia 03

Reativar o contato com clientes que não compram já há algum tempo também precisa fazer parte das suas estratégias. Assim, enviar mensagens não só para aqueles que compraram recentemente, mas para aqueles que já estão sumidos possui um ótimo potencial de vendas.

Ter interesse na experiência do cliente é muito importante, pois assim você passa a ter uma gama de informações que te auxiliam a melhorar a qualidade do seu produto ou serviço.

Outro ponto é não ser inconveniente, mandando mensagens insistentes e tentando apenas vender novamente. 

Pós-venda: Estratégia 04

Busque Feedbacks e pesquisas de satisfação a fim de saber como tem sido a resposta dos seus clientes ao que sua marca oferece. De nada adianta conquistar muitos consumidores se você não consegue atender às suas expectativas e com isso gera insatisfação, fazendo com que eles não retornem mais. 

Crie perguntas estratégicas, capazes de te fazer entender em quais pontos seu negócio tem falhado. Vale ressaltar que é essencial não só estar aberto aos feedbacks, como também realizar melhorias a partir deles.

Pós-venda: Estratégia 05

Mostre o quão benefício para o seu cliente é se tornar fiel ao seu empreendimento. Ter programas de fidelidade é uma excelente estratégia, feita com o intuito de manter esse cliente ativo, uma vez que ele terá acesso a ofertas especiais e ainda ganhará brindes exclusivos.

Grandes exemplos disso são o cashback, milhas e grupos VIP que recebem tudo antes da divulgação oficial. Com esses bônus, todos os clientes satisfeitos vão querer fazer parte do grupo de fidelizados. 

Além disso, uma via de mão dupla é construída, sendo genérico não só para a empresa, como também para o cliente, que se sente privilegiado e quer fazer parte do grupo.

Pós-venda: Estratégia 06

Cross selling e up selling também é capaz de gerar mais lucro para o empreendimento, visto que você pode oferecer algum adicional ou uma espécie de upgrade ao produto ou serviço que seu cliente adquiriu. Isso fará com que ele aumente seu ticket médio, o que é bastante positivo.

Já deu para perceber que há muitas estratégias que podem ser implementadas, tornando possível fazer um pós-venda de qualidade.

Se você ainda não conferiu os demais artigos sobre o assunto, leia agora mesmo:

Por que o pós-venda tem um papel fundamental?

Pós-vendas: dicas para estruturá-lo na prática!

Estratégias de pós-venda - SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.