No mercado de trabalho, atualmente, é indispensável o acesso a dados para conseguir lidar com a competição. Nesse sentido, saber o que são Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) é de suma importância para ter um negócio saudável e rentável. Com isso, esse texto terá por finalidade analisar e comparar esses dois sistemas de forma clara e abrangente.
Cultura de dados
Vivemos na era da informação e é primordial estar sempre atualizado e bem informado. Desse modo, quem detém dados reais e concretos estão bem à frente na busca por um lugar na área de trabalho. Por isso, o Businesses Intelligence e Business Analytics são tão importantes para as empresas que querem escalar e conseguir um local de destaque no mundo dos negócios.
Sobre o Business Intelligence (BI)
O Business Intelligence, que em português significa “inteligência de negócios”, tem o intuito principal de ter informações, as quais possibilitam às empresas a criarem estratégias contundentes para o mercado, de modo a auxiliar na execução. Logo, os empreendedores tem maiores possibilidades de utilizarem os métodos certos para conseguir alcançar os objetivos mensurados.
Sobre o Business Analytics (BA)
O Business Analytics, que em português significa “análise de negócios” tem como principal intuito buscar ações efetivas para empresa, por meio da atuação ativa. Diante disso, a busca de informações nesse caso transcende a mera teoria e passa para a efetividade. Assim, é enfatizado várias incógnitas acerca do caminho a ser traçado, expondo os dados da realidade.
Correlação entre os dois sistemas
Como exposto, as duas metodologias não são nem de longe concorrentes ou mesmo antagônicas, sendo que ambas podem coexistir e o mais importante, podem ser complementares. Nessa perspectiva, o Business Analytics surgiu a partir do Business Intelligence, visto que ele coloca de forma prática, os dados e informações contidos na análise da inteligência.
O Business Intelligence q procura formar dados a partir de relatórios, de como está o dia a dia de uma empresa em todos os seus segmentos, o que leva a obter dados, que vão da mera exposição de resultados. Dessa forma, após filtrar essas informações, é necessário a execução das melhorias observadas, como passos futuros, sendo assim a utilização do Business Analytics torna-se necessária.
De maneira consequente, o Business Analytics vai utilizar de maneira lógica as conclusões trazidas pelo business intelligence, de modo que serão incorporadas novas informações com o objetivo lógico de maximizar a melhor tomada de decisão possível. Com isso, os empreendedores terão maior sucesso nas suas execuções de mercado.
Diferença entre BI e BA
Como exposto dá para notar que há uma relação íntima entre os dois sistemas. No entanto, é possível distinguir um do outro, pois eles possuem características únicas. Sendo assim, ambos têm finalidades quase parecidas, interrelação, mas é primordial a diferenciação de ambos para que haja êxito na coleta dos dados, no posterior planejamento e na execução das tarefas necessárias.
Em primeiro plano, o Business Intelligence é utilizado bem no início da elaboração de estratégias por administradores, sendo bem necessária para dar o ponta pé inicial na procura por informações necessárias para um determinado negócio. Além disso, os dados são coletados de maneira bruta com alto nível de técnica, sendo submetidos a melhoria dos quesitos analisados.
Em um plano posterior, o Business Analytics é como se fosse um próximo passo do Business Intelligence, pois a partir de dados concretos vai conseguir utilizar essas informações de maneira abrangente, para que seja, de fato, benéfico a utilização desses dados. Por fim, o Business Analytics oferece mais recursos analíticos, para que seja um facilitador na compreensão dos dados.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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