O BA ou Business Analytics é um processo de uso de dados muito eficiente. Nesse artigo, falaremos um pouco sobre o funcionamento desse sistema, seus benefícios e características e, ainda, listaremos alguns tipos de BA.

Já falamos que um negócio está constantemente sofrendo influências externas, pois o mercado se altera o tempo todo e, com isso, ele se modifica internamente, visando adequar−se. Por isso, o Business Analytics está se tornando cada vez mais importante, pois auxilia no direcionamento das decisões, o que gera uma margem de erros muito menor, sendo benéfico e evitando prejuízos.

O que é Business Analytics?

O BA consegue gerar informações e permitir a tomada de decisões a partir de uma análise estatística capaz de direcionar dados no futuro.

Assim, o que se faz é filtrar e utilizar aqueles dados que são produtivos, ou seja, são úteis e capazes de ampliar a lucratividade da empresa, a partir do aumento das vendas do produto ou serviço que seu negócio oferece.

Como o Business Analytics funciona?

O Business Analytics conta com diversas funções, que guiam decisões mais certeiras, pois apresentam um critério indiscutível que são os dados. Dentre as utilidades, pode−se mencionar:

  • Agregação de dados: Os dados são coletados e organizados para posterior análise.
  • Mineração de dados: Os dados são utilizados a fim de visualizar tendências do mercado e permitir direcionamentos a partir disso.
  • Identificação de associações e sequências: Observação de uma sequência de ações previsíveis.
  • Predição: Visualiza dados em um determinado período e a partir disso faz estimativas de processos futuros.
  • Otimização: Com as previsões, é possível pensar em cenários distintos e quais as melhores resoluções a serem feitas.
  • Visualização de dados: Com o objetivo de facilitar a leitura dos dados, é possível vê−los em tabelas e gráficos.

Quais são os tipos de Business Analytics?

Há mais de um tipo de Business Analytics e cada um propõe uma análise e interpretação dos dados diferente. Listaremos a seguir:

Análise Descritiva

Com o acesso aos dados históricos, é possível determinar tendências e ter uma visão ampla do que está acontecendo. Desse modo, obtém−se uma percepção do comportamento do público−alvo e tendo essas informações toda a equipe de Marketing, pré−venda e venda pode se beneficiar.

Análise de Diagnóstico

Com as informações a respeito de como se deu o desempenho da empresa anteriormente, pode−se verificar quais fatores estão influenciando pontos que precisam de melhorias. Essa é uma pesquisa minuciosa, a partir da coleta e cruzamento de dados e com isso utilizar algoritmos para uma análise de probabilidades.

Análise Preditiva

É uma análise feita com dados estatísticos, capaz de prever informações futuras. Anteriormente, é feita uma análise descritiva e logo em seguida faz−se uma análise preditiva.

Análise Prescritiva

Esse método conta com dados de desempenho que orientam comportamentos diante de situações semelhantes que podem ocorrer futuramente. Com ele, é possível pensar em qual a melhor forma de agir para se obter os resultados mais satisfatórios.

Quais os benefícios do Business Analytics?

Diante do que lemos até aqui é possível perceber as diversas finalidades do Business Analytics e, consequentemente, seus múltiplos benefícios. Com ele, é possível entender o comportamento do cliente e voltar as ações dentro da empresa para melhor atender às suas expectativas. Além disso, também conseguimos prever os encaminhamentos do mercado e com isso estar preparado diante de diversas situações.

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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