O universo do mercado de trabalho é um lugar repleto de nomeações e termos que são de grande importância para o crescimento de uma operação. Portanto, conhecer mais desse âmbito, como as diferenças, as vantagens e as funções do Product Manager e do Scrum Master, é um ponto de partida inicial.
Assim, observar como cada um desses recursos podem desempenhar bem dentro do seu negócio é mais uma forma de alavancar a sua empresa. Veja:
Qual o papel de um Product Manager no seu negócio?
Traduzido da língua inglesa para portuguesa, Product Manager é o profissional nomeado de “gestor de produto”, isto é, ele tem a função de desenvolver um produto da melhor forma possível junto ao seu time.
O Product Manager, geralmente, é o indivíduo responsável por descobrir o que construir e por quê. É essa pessoa que tem a responsabilidade geral do sucesso do produto.
A partir disso, o seu foco é causar e criar uma experiência de qualidade entre o usuário e o produto/serviço contratado, evidenciando a relevância dele para o consumidor.
Dessa forma, o papel desse profissional é utilizar todas as ferramentas possíveis para gerar essa “1° impressão” de excelência e superar todas as expectativas criadas sobre o produto, elevando o nível de autoridade, desempenho e entrega de valor.
Como o Scrum Master se relaciona com a função do Product Manager?
Se o título desse artigo te chamou atenção e você já chegou aqui neste parágrafo, com certeza, você quer entender qual a diferença, mas possível relação que ambas essas estratégias podem ter e colaborar para a sua organização.
Enquanto o Product Manager é desempenhado por um profissional que visa a excelência em produto, o Scrum Manager é exercido por um profissional que cuida da equipe para manter a produtividade e gerar essa experiência diferenciada ao cliente.
O Scrum Master é responsável por garantir que a equipe aplique os valores e princípios ágeis e siga os processos e práticas que a equipe concordou em usar.
Em um breve resumo, para que o Product Manager seja efetuado, nos famosos “bastidores”, há outro profissional que tem o papel da gestão desses colaboradores para “fazer tudo acontecer”.
Ambos são complementares aos seus respectivos objetivos e, com a excelência e a qualidade de um, é possível manter esse grau de eficiência no outro.
Os benefícios que o seu negócio pode ter com ambos os recursos: Product Manager e Scrum Master
Ao conhecer uma nova forma de ferramenta e recurso para o seu negócio, sempre é importante frisar a importância de uma observação dos prós e contras dessa inserção.
Para te ajudar nessa avaliação, queremos evidenciar o quanto ambos são benéficos para áreas específicas da sua organização e como podem simplificar muitos desvios e possíveis erros que surgem por aí. Confira:
Product Manager:
- Elevação de valor do produto;
- Melhores experiências entre cliente e produto/serviço;
- Aumento da autoridade e excelência da empresa;
- Grande taxa de recomendação, devido à positiva experiência vivida;
- Desenvolvimento de produtos que fazem sucesso.
Scrum Master
- Garantia da produtividade da equipe responsável pelo produto;
- Impulsionamento da criatividade e inovação do time para gerar produtos de excelência;
- Estímulo para produtividade e constante criações de serviços/produtos;
- Eliminar os possíveis erros e obstáculos do trabalho;
- Treinar as pessoas do time a aplicar e respeitar as práticas Scrum;
Mude a realidade do seu produto e serviço com o investimento de conhecimento e aplicação de ambas as ferramentas e veja o seu negócio alavancar em reconhecimento e venda.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.